Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TED WILSON BICHARA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TED WILSON BICHARA JUNIOR
DATA: 08/11/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Prédio do ICB- Sat 01
TÍTULO:

ANÁLISE CONFORMACIONAL DA FORMA apo E holo DA ENZIMA GLICOSSOMAL GLICEROL 3-FOSFATO DESIDROGENASE DE Leishmania mexicana.


PALAVRAS-CHAVES:

GPDH; Leishmania mexicana; Dinâmica Molecular.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

As leishmanioses são protozooses causadas por diferentes espécies do parasita do gênero Leishmania que se apresentam na forma promastigota, quando estão infectando o inseto vetor ou amatisgota, quando estão infectando um hospedeiro vertebrado.  O tratamento quimioterápico ainda é o principal meio de combate à doença, entretanto devido ao elevado custo e alguns efeitos colaterais indesejados, faz com que dificulte o tratamento. Diversas proteínas com funções enzimáticas e estruturais têm sido apontadas como possíveis alvos farmacológicos contra espécies do parasita em questão devido suas funções específicas, localização celular e considerável distância filogenética. Proteínas glicossomais são alvos farmacológicos que preenchem esses requisitos e tem sido alvos de diferentes estudos. A enzima glicossomal Glicerol 3-fosfato desidrogenase (GPDH) de Leishmania mexicana tem sua estrutura cristalográfica ligada à molécula de NDE como um forte inibidor, disponível no Protein Data Bank (PDB). Estruturalmente nota-se 10 resíduos no sítio ativo que são altamente conservadas entre todas as GPDHs, sendo que dois resíduos hidrofóbicos presumem-se serem importantes na catálise desta enzima Lys125 e Lys210. A partir disso, no presente estudo a enzima glicossomal Glicerol 3-fosfato desidrogenase (GPDH) de Leishmania mexicana será submetida a simulações de dinâmica molecular usando o pacote AMBER 12, a fim de verificar a atividade conformacional na forma não ligada (forma apo) e na forma ligada (forma holo). Até o momento foram gerados 100ns de dinâmica molecular na forma apo, sendo observado que o domínio C-terminal moveu-se consideravelmente enquanto que o N-terminal se manteve conservado e estável.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON HENRIQUE LIMA E LIMA
Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - NELSON ALBERTO NASCIMENTO DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 27/10/2016 11:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1