Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA JOSINETE DA SILVA LOUREIRO MACOLA

DATA: 20/12/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA NAVAL

ESTUDO DA DINÂMICA DOS BANCOS DE AREIA DO TRECHO ENTRE ITAITUBA E SANTARÉM

Bancos de Areia. Dinâmica Fluvial. Recursos Hídricos. Sustentabilidade Ambiental.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica

Este estudo tem como objetivo principal investigar a dinâmica dos bancos de areia no trecho fluvial entre Itaituba e Santarém, visando compreender os processos fundamentais relacionados à formação, estabilidade e evolução dessas estruturas. A escolha da área de estudo se justifica pela relevância ambiental e geográfica desse trecho, cuja compreensão é crucial para o manejo sustentável dos recursos hídricos e a preservação dos ecossistemas locais. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se no estudo de caso, uma abordagem amplamente reconhecida e utilizada em diversas áreas do conhecimento. Ao compreender a dinâmica dos bancos de areia, espera-se contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão sustentável dos recursos hídricos na região, promovendo a preservação do ecossistema fluvial. Além disso, os resultados obtidos podem fornecer insights valiosos para pesquisas futuras e orientar a tomada de decisões relacionadas ao uso e ocupação das áreas adjacentes ao trecho em estudo. Em conclusão, este estudo visou preencher lacunas no entendimento da dinâmica dos bancos de areia entre Itaituba e Santarém, utilizando a metodologia de estudo de caso como ferramenta para uma análise aprofundada. A expectativa é que os resultados contribuam para a implementação de medidas eficazes de preservação ambiental e gestão sustentável dos recursos hídricos nessa importante região fluvial. Como resultados alcançados preliminarmente até o momento na fase de teste metodológico, foi observada visualmente a mobilidade e/ou desaparecimento de bancos arenosos originalmente expostos acima do nível d’água na carta náutica, com bancos de grande estrutura (raio superior a 3km) apresentando padrão de migração de montante para jusante com velocidades médias de deslocamento 24,39m/ano. Mais adiante se pretende aplicar a metodologia testada preliminarmente para toda a área identificando os padrões de deslocamento dos vários bancos nas distintas partes da hidrovia do Tapajós, assim como aplicar para sequencias de batimetrias mais recentes a fim de apurar eventuais padrões de deslocamento em menor escala de tempo.

Presidente - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Interno - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Interno - 1153306 - NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 10:46