Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • VANESSA CHRISTINA RAFAEL
  • ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA OPERAÇÕES DE TRANSBORDO DE CARGA DE GRANÉIS SÓLIDOS (TRANSSHIPMENT) AO LARGO NO PORTO DE VILA DO CONDE

  • Orientador : PEDRO IGOR DIAS LAMEIRA
  • Data: 06/03/2024
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  • As operações de transbordo de carga – transshipment, operações que extrapolam o limite dos portos, como uma alternativa para carga e descarga de granéis sólidos, têm se mostrado uma alternativa cada vez mais viável para diminuição das longas filas de espera para atracação de navios graneleiros e para os gargalos na infraestrutura de acesso aos portos. Entretanto, esse tipo de operação, que ainda está se difundindo, principalmente no norte do Brasil, ainda carece de estudos mais elaborados que resguardem segurança operacional. Esta dissertação realizou um estudo de gerenciamento dos riscos das operações transshipment, ao largo, no porto de Vila do Conde. Foram efetuados levantamentos bibliográficos, revisão documental e entrevistas com especialistas para levantamento dos principais riscos inerentes à operação, bem como para escolha do método de análise de risco a ser aplicado. Como resultado do estudo, foram analisados, qualitativamente, os riscos de todas etapas operacionais, de maneira a propor uma maior segurança operacional das operações ao largo de transbordo de carga de granéis sólidos.

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  • ANNA JÚLIA SOUSA DE PINA
  • AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DE PASSAGEIROS APLICANDO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO BAIXO AMAZONAS

  • Data: 12/01/2024
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  • O desenvolvimento portuário nacional está diretamente relacionado à eficiência nas ligações comerciais internacionais que o país estabelece, bem como, nas relações comerciais internas, o que depende da capacidade de uso da malha aquaviária existente no território nacional, cuja utilização, atualmente, resume-se a 30% de seu potencial hidroviário. Deste modo, nos últimos anos, investimentos vêm sendo realizados na área do transporte fluvial, com enfoque nos estados de maior concentração de rios. Ao passo em que os portos fluviais passam a ganhar força em prol das dinamizações logísticas, surge a necessidade de avaliar a eficiência destes para averiguação da relação entre critérios como localização, capacidade de atracação, fluxo hidroviário, dentre outros. A partir disso, a presente pesquisa objetiva analisar a eficiência de 10 Terminais Hidroviários da região do Baixo Amazonas, inaugurados no período de 2021 a 2022, para tanto foi aplicado Análise Envoltória de Dados (DEA). Serão elucidadas as variações em seus resultados para os terminais considerados, possibilitando avaliar a eficiência portuária por um método e relacionar como este é capaz de suprir as demandas logísticas e o tráfego fluvial na região, mas também, averiguar os resultados distintos obtidos e como estes se relacionam às características dos terminais em questão. Buscou-se também demonstrar a importância de estudos como este para compreensão do impacto ocasionado por terminais hidroviários, ultrapassando o âmbito econômico e influenciando no crescimento de regiões ao proporcionar a conexão de qualidade entre municípios que dependem, primordialmente, do transporte fluvial, principalmente em cidades polo como o município de Santarém. Por fim, identificou-se que quatro dos dez terminais hidroviários analisados estão operando com eficiência máxima. Esses terminais demonstraram a capacidade de converter eficazmente seus recursos.

2023
Descrição
  • JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA
  • ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE VALOR AGREGADO NO PROJETO DO NAVIO POLAR ALMIRANTE SALDANHA: UM CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA OPERACIONAL

  • Data: 11/12/2023
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  • A indústria naval brasileira é um setor de extrema complexidade, que envolve uma série de desafios técnicos, logísticos e regulatórios. A produção de navios e embarcações requer um alto nível de conhecimento especializado e capacidade tecnológica, abrangendo desde o projeto de engenharia, a construção e comissionamento do meio. Com isso, a gestão eficiente de projetos desempenha um papel crucial nesse setor, uma vez que além dos aspectos técnicos, é mandatória a eficiência dos parâmetros de custo e cronograma.Nesse sentido, o Sistema de Gestão de Valor Agregado (SGVA) proporciona maior rigor e direcionamento efetivo da integração dos processos de planejamento e controle, em especial no que se refere a integração dos processos usualmente tidos como centrais nos projetos complexos, quais sejam: organização, planejamento, contabilidade, relatórios de monitoramento e controle de mudanças.
    Com isso, essa dissertação busca avaliar a utilização do SGVA no projeto pioneiro do Navio Polar Almirante Saldanha, com vistas a avaliar os desafios da sua implementação no setor, assim como analisar os resultados provenientes da aplicação da ferramenta. Com isso, esta pesquisa tem o intuito de validar o SGVA como uma poderosa ferramenta de gestão de projetos na indústria naval, através de um estudo de caso sobre o supracitado projeto.
    Nessa perspectiva, observada a grande complexidade relacionada à construção naval, fica evidente a necessidade da implementação de metodologia de gestão de projetos que promova adequado controle de sua evolução, disponibilizando ferramentas eficientes e possibilitando a capacidade de resposta dos gestores envolvidos, a fim de garantir o atingimento fiel dos resultados previstos, dentro dos parâmetros de custo e cronograma determinados.

  • ALISSON SOUSA DA SILVA
  • Avaliação do Desempenho Portuário do Porto de Santana no Contexto do Projeto Arco Norte Através da Análise Hierárquica de Processo - AHP

  • Orientador : MAISA SALES GAMA TOBIAS
  • Data: 07/12/2023
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  • O Brasil apresenta uma significativa produção agrícola, cujo escoamento se configura como
    um desafio logístico e operacional devido a restrições e limitações das infraestruturas de
    transporte. A análise da viabilidade portuária configura-se como uma questão a ser observada,
    em particular, na região Norte, com enorme potencial hidrográfico para a navegação e
    importância econômica, e propostas de soluções logísticas para o escoamento mais eficiente da
    produção agrícola. Destaque especial se faz para produção agrícola advinda do Centro-Oeste,
    com rotas de transporte de grãos que saem dessa região, em parte para os estados do Pará e
    Amapá e, pela Hidrovia do rio Madeira, através do Estado do Amazonas. Nessa perspectiva,
    surgiu no início da década de 2010 o projeto Arco Norte, propondo uma formação de rede
    intermodal, com aproveitamento das infraestruturas de transportes existentes e, ainda, novos
    investimentos, pautado em estimativas de produção para exportação de grãos do Estado do
    Mato Grosso, em especial, a soja. Dentre os portos considerados, o Porto de Santana - AP se
    diferencia por sua proximidade junto ao mar e aos destinos da soja, em área disponível para
    expansão e baixa taxa de ocupação atual. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma
    pesquisa de natureza documental e de dados, com o objetivo de avaliar os critérios que
    influenciam no desempenho do Porto de Santana no âmbito do projeto Arco Norte, promovendo
    uma análise hierárquica de seus condicionantes e identificando os investimentos necessários,
    na composição da rede intermodal de transporte regional eficiente do porto, frente às
    expectativas de demanda e expectativas futuras. Para tal, a metodologia partiu de revisão de
    bibliográfica dos estudos sobre Arco Norte e, ainda, de visitas in loco junto aos stakeholders
    portuários, para a seleção das condicionantes do Porto de Santana. De posse das condicionantes,
    foi aplicado um questionário de suporte à aplicação do método de Análise Hierárquica de
    Processo (AHP), envolvendo os stakeholders ligados ao porto, para a hierarquização como
    resposta das condicionantes de avaliação do Porto de Santana e seus aspectos críticos. Nos
    resultados obtidos, desta dissertação, tem-se uma seleção prévia das condicionantes, com base
    na literatura existente e validado empiricamente junto aos stakeholders. Também, a proposição
    e uso de instrumento (questionário), para identificação e classificação das condicionantes de
    viabilidade portuária, através do método AHP. No desfecho da dissertação, estabeleceu-se a
    ordem de prioridade dos critérios e das alternativas e a relação entre as mesmas, bem como
    recomendação dos investimentos necessários para credenciar o Porto de Santana no projeto
    Arco Norte.

  • GUILER OLIVEIRA GARCIA JÚNIOR
  • PREPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DE PASSAGEIROS: ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ


  • Data: 30/11/2023
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  • O transporte fluvial é o meio de transporte mais importante na movimentação de pessoas e cargas no Estado do Pará, é responsável por fomentar a qualidade de vida da população. Os terminais hidroviários da região apresentam um planejamento logístico bastante rudimentar no que diz respeito à sua dinâmica operacional. O que traz diversos transtornos para quem utiliza o meio de transporte para o seu deslocamento. O presente trabalho teve como finalidade, o desenvolvimento de um instrumento para avaliação da qualidade dos serviços ofertados nos terminais de passageiros nos municípios de Belém e de Salvaterra, no Marajó. Através da metodologia observacional, por meio da aplicação dos questionários avaliativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e de uma pesquisa Survey. Foi atestado que os terminais hidroviários não estão operando de forma eficiente e que os fatores encontrados, como a falta de segurança, policiamento, acessibilidade, estacionamentos inadequados, funcionários não capacitados e entre outros, dificultam as operações nas instalações portuárias. Os resultados permitiram a identificação dos problemas no acesso e na circulação dos usuários nos terminais hidroviários, além de propor melhorias em suas infraestruturas, na acessibilidade e mobilidade, impactando diretamente na qualidade de vida dos passageiros.

  • CLAUDIO PATRICK LOPES RIBEIRO
  • AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO EM SISTEMAS DE BALIZAMENTO: UM ESTUDO DE CASO PARA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Data: 24/11/2023
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  • Ao examinar a estrutura de transporte historicamente estabelecida no Brasil, evidenciou-se a ausência de uma abordagem sistemática e multimodal, assim como a falta de uma perspectiva estratégica a médio e longo prazo. Essas circunstâncias resultam na criação de uma infraestrutura deficiente e desigual entre os diferentes modais, como é notável no caso do transporte hidroviário. Portanto, o estudo em questão concentrou-se na análise da infraestrutura de segurança da navegação nos rios da Amazônia, com ênfase nos cursos fluviais dos rios Pará, Amazonas, Tapajós e Trombetas, abrangendo 159 Sinais de Auxílio à Navegação. Ao longo dos últimos anos, esses sinais têm enfrentado contínuos desafios de degradação devido a altos índices de vandalismo, abalroamento e dificuldades no atendimento. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo compreender as vias de navegação internas mencionadas, em conjunto com a avaliação das condições atuais dessas rotas, a fim de avaliar e analisar os sistemas de balizamento nelas existentes. Para alcançar esse objetivo, foi essencial recorrer a parâmetros normativos que governam o processo de avaliação e análise de riscos de balizamento de uma hidrovia.

  • LANDRIN SANDIN GONÇALVES DE OLIVEIRA FILHO
  • OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE EMBARQUE DE NAVIOS DE GRÃOS UTILIZANDO MODELO DE SIMULAÇÃO: Estudo de caso no complexo portuário do itaqui

  • Data: 20/10/2023
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  • O porto do Itaqui, Maranhão/Brasil, consolidou a sua posição de destaque no arco norte, sendo o único a movimentar grãos em quantidade acima do seu potencial, estimado para exportar cerca de 12 milhões de toneladas em 2020 e fechou o ano com 12,1 milhões de toneladas de grãos movimentadas. O crescimento das exportações se deu com a consolidação da 2a fase do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui - Tegram somados aos investimentos feitos na ampliação, com adoção de medidas para melhorar a operacionalização, com a otimização dos acessos, da dragagem dos berços e dos canais de acesso, proporcionando aumentar a capacidade de movimentar de 20 milhões de toneladas em 2025. O presente trabalho se propõe a escolher o cenário entre os modelos simulados, que apresente os melhores resultados nas operações de carregamento de navios de grãos, com a aplicação de processos estocásticos através da técnica de modelagem e simulação utilizando software especializado, que proporcione a otimização da capacidade produtiva do porto do Itaqui. Para o desenvolvimento do modelo foi utilizado o software Arena e através de dois cenários alternativos foram feitas análises em relação aos tempos de espera no fundeio, número de navios atendidos e índice de ocupação.

  • WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL
  • ANÁLISE ESTRUTURAL E A DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS METODOLÓGICOS PARA COMPOSIÇÃO DE FORÇAS E ENERGIA DE IMPACTO

  • Data: 26/09/2023
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  • As embarcações atuantes na navegação fluvial na Amazônia e no mundo ainda se deparam com adversidades causadas pela carência de padronização normativas e falta de obediência às mesmas, muitas vezes implicando em acidentes como, por exemplo, colisão de comboios fluviais em pilares de pontes, fatos que causam enormes prejuízos socioeconômicos aos municípios localizados nas circunvizinhanças das pontes. Esta dissertação tem a finalidade de propor o projeto de uma defensa flutuante para a ponte sobre o rio Guamá, primeiramente a partir da análise de parâmetros necessários para dimensionamento de energia e força de impacto para colisões de embarcações contra infraestrutura de vão de ponte, a avaliação da frequência anual de colapso, que depende de um estudo de probabilidades envolvidas no impacto e, finalizando com uma análise estrutural estática, via elementos finitos, do comportamento da estrutura sob impacto. A metodologia utilizada baseia-se, primeiramente, no conhecimento das embarcações que comumente navegam na hidrovia Guamá-Capim, seguida da utilização de equações estaticamente equivalentes de força e energia de impacto de diferentes estudos e normas internacionais e delimitação de variáveis suficientes para o cálculo de diversas
    probabilidades envolvidas no estudo de colapso da ponte. Os resultados normativos indicam que a força de impacto advinda da AASHTO é mais conservativa que da Eurocode 1, e a diferença média entre as energias nos diferentes ângulos de impacto é de 4,06 MJ para uma velocidade de impacto de 4,5 m/s. Para impactos frontais, AASHTO e Eurocode 1 possuem resultados próximos para velocidade de impacto de 4,5 m/s. Além disso, as frequências anuais de colapso foram obtidas em função da quantidade de embarcações, da velocidade de impacto e da resistência da ponte, e sugerem a necessidade de um sistema de proteção flutuante para a ponte. Com isso, as análises estruturais, realizadas em três diferentes geometrias da defensa, chamados “módulos”, identificaram a maneira como a energia se dissipa durante o impacto. A primeira parte da conclusão indica que, para propostas de sistemas de proteção de pontes contra colisões de comboios, as melhores abordagens são as representadas pelas normas americana e europeia, devido à clareza na entrega de estimativas de energia e força de impacto, e por proporcionar uma noção sobre a capacidade necessária para as defensas flutuantes suportarem impacto de comboios, fato este que foi verificado pelas análises estruturais.

  • ROBERT WILLIAN QUEIROZ FARIAS
  • MODELAGEM HIDRODINÂMICA DO POTENCIAL ENERGÉTICO NA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA DO AMAPÁ (AMAZÔNIA ORIENTAL - BRASIL)

  • Data: 30/06/2023
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  • O presente estudo centrou-se na análise e dinâmica das correntes de maré visando à geração de energia natural em estuários, com base em um estudo de caso realizado em uma região costeira com influência significativa das marés. Portanto, a investigação hidrodinâmica desempenha um papel crucial na previsão e produção de energia a partir do fluxo natural das correntes. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi a geração de cenários hidrodinâmicos na Plataforma Continental Interna do Amapá (PCIA) com base na criação de padrões de correntes ao longo de um ciclo lunar (sizígia e quadratura) que inclui 1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, o estofo de preamar e de baixamar. A metodologia empregada consistiu nas seguintes etapas: realização de uma revisão bibliográfica abrangente, determinação das características geomorfológicas do leito do Canal do Varador por meio da utilização de um modelo SRTM para a análise do relevo, criação de cenários hidrodinâmicos na PCIA com base no uso do modelo hidrodinâmico 2DH (Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental - SisBaHia), digitalização dos contornos costeiros e marítimos utilizando o software Surfer para a criação das malhas e domínios necessários para a elaboração do modelo hidrodinâmico, tratamento dos dados de vento, constantes harmônicas e parâmetros de rugosidade no ambiente Excel e sua subsequente incorporação ao modelo hidrodinâmico, validação dos dados para garantir a representação precisa das simulações, identificação das áreas na PCIA com potencial energético por meio das correntes de maré, cálculo do potencial energético das correntes de maré e identificação das tecnologias apropriadas para a geração de energia elétrica com base nas características locais. Por meio da simulação realizada no SisBaHia, foi possível obter uma representação da elevação do nível do mar ao longo de um período de 30 dias a partir de 01/04/2021. Isso permitiu identificar os momentos correspondentes a 1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, o estofo de preamar e de baixamar nos ciclos de maré de sizígia e quadratura. Os resultados das simulações para os ciclos de sizígia e quadratura revelaram duas áreas promissoras localizadas no Canal do Varador, onde as velocidades das correntes de maré variaram de 0,9 a 1,80 m.s-1e a densidade energética variou de 373,61 W.m-2 a 1835 W.m-2. A densidade energética atingiu seu valor máximo no trecho superior do canal, próximo ao Igarapé do Inferno (ilha de Maracá), onde as correntes de maré são mais vigorosas.

  • RHUAN FRACALOSSI MELO
  • PREDIÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE EMBARCAÇÕES DA AMAZÔNIA VIA MACHINE LEARNING

  • Data: 30/06/2023
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  • Estima-se que cerca de dois terços dos custos operacionais estão relacionados ao consumo de combustível das embarcações no modal aquaviário, uma parcela significativa do ponto de vista econômico, uma vez que impacta a viabilidade das operações e eleva o custo dos serviços prestados por empresas e organizações que atuam neste setor. Sob tal motivação, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um modelo de predição analítica do consumo de combustível de embarcações operantes na região amazônica via machine learning, enfatizando os atributos que mais impactam a variável-alvo, se físicos, construtivos ou operacionais e a relação existente entre eles. Primeiramente, ocorreu o levantamento do banco de dados e pré-processamento dos registros, estabelecendo um padrão geral ao qual devem estar ajustados, de modo a garantir o desempenho ótimo da análise dos dados. O uso dos Algoritmos de Importância dos Atributos, teve, como finalidade, elencar os parâmetros de maior influência sobre o consumo de combustível, proporcionando também uma análise local dos registros acerca de cada atributo e a correlação das variáveis entre si. À posteriori, foram aplicados seis algoritmos de machine learning para extração dos padrões e desenvolvimento do modelo vencedor, avaliado de acordo com métricas de desempenho como Erro Absoluto Médio, Quadrado Médio do Erro, Erro Quadrático Médio e Coeficiente de Determinação. Por fim, foi possível investigar as principais características físicas, construtivas e operacionais das embarcações na região amazônica, como comprimento, boca, pontal, entre outras, e comprovar a eficácia dos modelos de aprendizado de máquina. O modelo preditivo desenvolvido com o algoritmo CatBoost obteve um coeficiente de determinação de 91%, fornecendo previsões satisfatórias para o consumo de combustível em embarcações conhecidas.

  • VÂNIA FIGUEREDO COELHO GUEDES
  • MODELO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DA ALTURA DE MARÉ METEOROLÓGICA EM CANAIS DE ACESSO PORTUÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO RIO PARÁ

  • Data: 23/06/2023
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  • Este trabalho trata de um modelo de redes neurais artificiais (RNA) criado para determinar a previsão da altura da maré meteorológica em canais de acesso portuário tendo como ênfase o estudo no rio Pará que é entrada de acesso ao Complexo Portuário de Barcarena – PA. Realizou-se um estudo detalhado sobre séries temporais, em específico, a maré astronômica na região, proporcionando a obtenção da análise harmônica e geração das constantes harmônicas da maré e posterior previsão da maré astronômica da região em estudo. Na sequência, foram desenvolvidas as RNA’s com os dados de maré astronômica como entrada e de maré meteorológica como saída. As redes neurais foram geradas utilizando-se o conceito de Rede Perceptron e foram treinadas mediante a aplicação do algoritmo backpropagation. As RNA’s criadas para prever a maré meteorológica, foram desenvolvidas separadamente para três estações distintas em posições estratégicas (Ilha dos Guarás, Soure e Ilha de Mosqueiro) para avaliação dos dados conforme se adentra no estuário. Os valores de raiz do erro relativo quadrático médio (RMSE) foram de 0,0566 para Ilha dos Guarás, 0,0752 para Soure e para Ilha de Mosqueiro igual a 0,13, o que comprova que, quanto mais se adentra no rio, maiores são os erros entre os valores, ou seja, menor é a influência da maré astronômica nas alturas da maré meteorológica.

  • LUCIO CARLOS PINHEIRO CAMPOS FILHO
  • MODELO DE PREVISÃO DE CALADOS OPERACIONAIS E CAPACIDADES DE CARGA DE COMBOIOS FLUVIAIS VIA MACHINE LEARNING A PARTIR DE TEMPERATURAS E PRECIPITAÇÕES OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO

  • Data: 22/06/2023
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  • As vias navegáveis interiores são vulneráveis às alterações climáticas, uma vez que a navegação fluvial depende dos níveis das águas. A exemplo disso, tem-se os impactos das mudanças de temperatura e pressão no Oceano Pacífico que acarretam alterações no ciclo hidrológico, em especial na precipitação, ocasionando mudanças na configuração sazonal das lâminas d’água, sofrendo influências do El Niño e La Niña. Esta sazonalidade de cursos d'água fluviais se caracteriza como um fator limitante do transporte nas localidades em que esta limitação é considerável, afetando diretamente as condições de carregamento das embarcações que utilizam as vias navegáveis, fato este que justifica a importância do desenvolvimento de ferramentas capazes de aferir e analisar estas influências negativas, a fim de mitigá-las. Atrelado a isso, destaca-se que nestes cursos fluviais, outro ponto de destaque que influencia diretamente na navegação se caracteriza pela escassez e qualidade de dados de estações pluviométricas e fluviométricas in situ para utilização em modelos de previsão, fatos estes que justificam a utilização de dados obtidos via satélite. Dentro deste contexto, portanto, este trabalho objetivou a elaboração de um modelo de previsão de lâminas d’água e calados operacionais via Redes Neurais Artificiais do tipo Perceptron Multicamada e Rede Neural Recorrente a partir de temperaturas e precipitações obtidas por satélite com a plataforma Google Earth Engine, a fim de possibilitar a obtenção das capacidades de carga de uma embarcação tipo para uma dada hidrovia, avaliando em condições de cheia e estiagem os impactos a este transporte. Como forma de validar os modelos desenvolvidos, aplicou-se um estudo de caso para o Rio Madeira, no trecho de Porto Velho à Cujubim, na Bacia Amazônica, no Brasil, onde a movimentação de cargas, em especial o transporte de grãos, é pujante e dependente do modal hidroviário. As condições planialtimétricas da via navegável foram avaliadas em termos de profundidade e largura com a geração do Modelo Digital de Elevação e aplicação do software “DimChannel” (Dimensioning of Navigation Channel) no processo de dimensionamento geométrico do canal de navegação. Os resultados obtidos para o estudo de caso mostraram-se satisfatórios e tornaram possível a validação dos módulos desenvolvidos e possibilitaram a aferição das perdas de capacidade nos períodos de estiagem, bem como a verificação de gargalos de navegação.

  • RODRIGO DOS SANTOS SAAVEDRA
  • ESTRATÉGIA PARA SELEÇÃO DE SISTEMA PROPULSIVO: CASO DA ROTA MIRITITUBA-VILA DO CONDE

  • Orientador : NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
  • Data: 23/05/2023
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  • No campo das análises complexas, como as que envolvem perspectivas de unidades incomparáveis dentro de um mesmo estudo, é inerente a necessidade de métodos que possam medir o desempenho às decisões sem perder informações e diante de diferentes fatores. Para medir os ganhos em termos de eficiência de transporte, a pesquisa apresenta um novo método integrado de tomada de decisão para comparar desempenhos de sistemas de propulsão alternativos para comboios fluviais localizados na rota Miritituba-Vila do Conde. O trabalho também é motivado pelo aumento da produção e das exportações na região amazônica, tomadas por vias navegáveis interiores, que podem causar problemas futuros decorrentes do aumento significativo da navegação na região. Depois de analisar diversos fatores que influenciam o desempenho da região, foi feita uma avaliação pelas perspectivas de segurança, custos e eficiência energética, destacando também o uso abordagens modernas para os métodos MCDM utilizados na pesquisa, abordando os resultados e as vantagens de cada método. Para verificar a confiabilidade do método proposto, foi utilizada uma análise de sensibilidade pelo método ELECTRE. Ambos os resultados demonstraram que a utilização da propulsão diesel-elétrica com propulsores azimutais na rota estudada aumentaria a eficiência energética da navegação e a segurança em comparação às demais alternativas avaliadas, sendo, portanto, a alternativa com maior desempenho da análise. A comparação de métodos e resultados mostrou a veracidade dos resultados obtidos em um processo de análise, mesmo sob perspectivas incomparáveis. A principal contribuição desta pesquisa é a integração de diferentes perspectivas sem a perda de informações, conceituando diferenças entre as alternativas apresentadas. Acredita-se que o processo adotado contribuirá veementemente para uma melhor análise de sistemas específicos sob múltiplas perspectivas, proporcionando uma tomada de decisão simples, mas confiável.

  • DEMETRIO DIB HAGE NETO
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA NA REGIÃO AMAZÔNICA: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 30/03/2023
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  • A celeridade e a evolução constante das relações econômicas e das competições de mercado trazem à tona a necessidade de repensar as estratégias logísticas atuais e fomentar novas formas de operação de transporte, a fim de possibilitar a integração dos participantes do processo, bem como integrar os modais e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos. Diante desse cenário de necessidade de evolução e modificação das relações de mercado, o uso e a implementação de projetos de Centros de Integração Logística ganham destaque como uma forma de aprimoramento da realidade logística. Corroborando com esta realidade, a presente pesquisa teve como objetivo principal a verificação da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implantação de um Centro de Integração Logística no Estado do Pará - CILOG, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para verificação da viabilidade de implementação, foram consultados dados relativos aos fluxos de carga no estado e locais de produção nas áreas adjacentes, bem como às potencialidades, percalços e particularidades dos modais que constituem o sistema de transportes do estado, tendo como cernes principais a realização da verificação e avaliação, de forma holística e sistemática, da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implementação do CILOG para atendimento das necessidades de escoamento da demanda de mercadorias produzidas no mesmo Estado, bem como das advindas dos estados adjacentes, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para tal, aplicou-se uma metodologia híbrida AHP-SWOT para definição dos critérios e fatores decisórios que caracterizam a implantação de solução logística do tipo Centro de Integração Logística (CILOG) na Região Amazônica, bem como a definição da melhor localização para esta implantação, tomando-se como base três alternativas locacionais: Santarém (nas margens do Rio Amazonas), Alça Viária (nas margens do Rio Guamá) e Miritituba (nas margens do Rio Tapajós).

2022
Descrição
  • ELISANGELA DA SILVA DOS SANTOS DE ALENCAR
  • PROGRAMAÇÃO LINEAR APLICADA NO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS SOB RESTRIÇÕES DE DEMANDA E NÍVEL DE SERVIÇO PARA AS TRAVESSIAS BELÉM-CAMARÁ, BELÉM-ARAPARI E BELÉM-COTIJUBA

  • Data: 23/12/2022
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  • O transporte aquaviário é uma solução de mobilidade muito antiga. A região amazônica representa um bom estudo de caso, onde o transporte hidroviário desempenhou e ainda desempenha um papel muito importante. No entanto, o transporte aquaviário de passageiros carece de modelos econômicos que auxiliem no desenho e implementação de estratégias para a sustentabilidade. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de custo do transporte aquaviário de passageiros baseado nas premissas do custeio baseado em atividades e utilizado programação linear para otimização de custos sob restrições de demanda e nível de serviço, com função objetivo de maximização do lucro do serviço. O modelo foi aplicado em uma empresa de transporte aquaviário de passageiros para três travessias na cidade de Belém - Brasil, para passageiros e cargas, e transporte de veículos, operando em viagens entre Belém e Ilha de Marajó. Diferentes simulações foram feitas para explorar as oportunidades e condições de redução de custos operacionais. A busca foi pela melhor relação entre custo e lucro, ou seja, os parâmetros do modelo incluem custo variável, lucro e número máximo de viagens possíveis. Diante dos resultados, foram estabelecidas alternativas de redução de custos para atingir o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos. Alternativas de redução de custos foram estabelecidas a fim de alcançar o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos. Alternativas de redução de custos foram estabelecidas a fim de alcançar o máximo de lucro e número de viagens. O modelo mostrou-se útil para o projeto de serviços de transporte aquaviário sustentável por meio da análise de estratégias viáveis e efetivas de redução de custos.

  • ARIEL VICTOR DO NASCIMENTO
  • REDE NEURAL CONVOLUCIONAL (CNN) APLICADA NA ANALISE  DE RISCO DE ACIDENTES DAS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAM NOS RIOS DA AMAZONIA

  • Data: 18/11/2022
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  • A segurança na navegação é um assunto importante para manter o bem estar e integridade dos passageiros e da carga. Existem muitas regras a serem seguidas para avaliar a segurança, os certificadores e classificadores são responsáveis por garantir o cumprimento de todas essas regras que asseguram a integridade das embarcações, no entanto, isso não é suficiente. O Inquérito Administrativo de Acidentes e Fatos Navais (IAFN), documento elaborado pela Marinha do Brasil, coleta informações e cria um banco de dados para mostrar quantos acidentes ocorrem no Brasil por região, as quais são definidas como Distritos Navais (DN). O 4° Distrito Naval, em que está inserido o estado do Pará foi o primeiro em acidentes ocorridos no ano 2020 e o terceiro no ano 2021. Devido a essas ocorrências de acidentes foram utilizados conceitos de inteligência artificial, machine learning and deep learning aplicados nesta área. Com o objetivo de auxiliar neste processo, este trabalho propõe desenvolver uma aplicação utilizando Rede Neural Convolucional (CNN) para reconhecimento de imagens (Embarcações e Disco de plimsoll). Neste sentido, utilizou-se uma técnica de aprendizado de Rede Neural Convolucional (CNN) que permite identificar o tipo de embarcação através de um banco de imagens fornecidas, o mesmo método foi aplicado para identificar se há risco de acidente com a embarcação mediante analise de imagens do disco de plimsoll. Para a realização dos treinamentos das CNNs, foram avaliadas seis diferentes arquiteturas de rede com: alteração do número de filtros em cada camada convolucional; variação da quantidade de camadas convolucionais e; utilização de transferência de aprendizado da rede VGG-16 com a técnica de ajuste fino. Os resultados alcançados neste trabalho são promissores e demonstram a viabilidade do emprego de Rede Neural Convolucional como método para identificação das imagens das embarcações como do disco de plimsoll.

  • BRENO FARIAS DA SILVA
  • FORMAÇÃO DE COMBOIOS FLUVIAIS PARA O TRANSPORTE DE GRÃOS A PARTIR DE PARÂMETRO DE SEGURANÇA E ECONOMIA

  • Data: 26/09/2022
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  • O transporte de grãos na região Amazônica é realizado por hidrovias e rodovias, entretanto, há problemas de congestionamentos nos acessos e produtividade dos portos que ainda é baixa. Durante algumas décadas a produção brasileira de granéis vem experimentando um grande crescimento, a busca por melhores soluções logísticas no âmbito do escoamento da produção no menor tempo e ao menor custo, trouxe para a região amazônica um papel de destaque. Sendo a maior bacia hidrográfica do mundo, suas vias navegáveis tornaram-se um dos mais importantes eixos para toda a produção nacional. Não obstante com a previsão do aumento da produção, tornou-se imprescindível o desenvolvimento de métodos estratégicos para assegurar a viabilidade e a otimização dela, deste modo, as principais empresas atuantes neste mercado já utilizam os modelos de comboios fluviais para o escoamento. No cenário da competitividade, foram elaborados meios e formas para melhorar a sua logística de transportes, empregando medidas suficientes para o crescimento de todo o processo. Sabe-se que o processo de granéis agrícolas por comboios de empurra, é realizado através de barcaças fluviais. Esses projetos foram desenvolvidos em um outro cenário de navegação e demanda. Em busca de uma solução mais adequada, com as condições do ambiente de navegação amazônico e das elevadas capacidades necessárias para os comboios de empurra graneleiros, este trabalho tem como escopo fundamental elaborar um determinado modelo na formação de comboio fluvial que pudesse analisar o custo adicional para comboios acima de 210 m, que pretendem navegar no Estreito de Breves-PA, utilizando as possíveis formações que gerariam uma melhor viabilidade econômica dos comboios fluviais empregadas na Amazônia, sendo o modelo apresentado nessa dissertação de grande importância para otimização para a formação dos comboios de empurra, uma vez que poderia obter o custo por tonelada para cada formação devido as exigências normativas para a navegação na região dos estreitos da ilha do Marajó com os seguintes resultados: empurradores extras para comboios de 35 e 45 barcaças e empurradores auxiliares (batedores) para as formações de 25, 35 e 45 barcaças, gerando aspectos altamente positivos no âmbito comercial para as grandes empresas que utilizam deste tipo de serviço.

  • RODOLPHO PINTO SOARES
  • AVALIAÇÃO DO GRAU DE EXCLUSÃO SOCIAL RELACIONADA AO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO ATRAVÉS DO MÉTODO DE NECESSIDADES SOCIALMENTE PERCEBIDAS (NSP): O CASO DE COTIJUBA

  • Data: 10/06/2022
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  • A exclusão social relacionada ao transporte em áreas de vulnerabilidade provoca a marginalização das pessoas pela impossibilidade de prover a elas o acesso a oportunidades de emprego, saúde, educação, lazer e outros serviços essenciais à participação plena do indivíduo na sociedade. A cidade de Belém, tanto na região insular quanto das ilhas, apresenta um panorama onde o transporte urbano coletivo está próximo ao seu limite operacional, sendo insuficiente no atendimento de áreas periféricas, fazendo com que a população que reside ali enfrente diários problemas para circular e seja imputada no seu alcance a tais serviços e oportunidades. Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de exclusão social relacionada ao transporte em áreas em situação de vulnerabilidade como subsídio para diretrizes de políticas públicas. A metodologia pode ser dividia em duas partes, a primeira, de caráter qualitativo, é uma revisão bibliográfica, através de fontes secundárias para trazer os pressupostos teóricos do trabalho. Segunda parte, de natureza quantitativa, terá como base o método das Necessidades Socialmente Percebidas, originário das ciências sociais, que consiste na elaboração de uma lista de itens, aqui adaptada de outros países, que são considerados essenciais para o indivíduo viver com qualidade de vida, a aplicação do método, através de entrevistas nas regiões de vulnerabilidade, neste caso, a ilha de Cotijuba, e a análise dos resultados, pelo uso dos programas computacionais Microsoft Excel e Microsoft Power BI. Com isso, foi possível determinar o grau de exclusão social relacionada ao transporte em três dimensões: Trabalho, Educação e Saúde, identificar os pontos críticos e propor diretrizes de políticas públicas direcionadas para mitigar o cenário para a população da ilha de Cotijuba.

  • TATIANA DE OLIVEIRA RUSSO
  • CORREDORES DO ARCO NORTE AMAZÔNICO PARA A SOJA DO MATO GROSSO EM UM MODELO DE TRANSPORTE FUZZY TRAPEZOIDAL INTERVALAR

  • Data: 09/06/2022
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  • No cenário atual, o Brasil se consolidou como o maior exportador de soja do mundo, sendo o estado do Mato Grosso o que mais contribuiu para esse resultado. Partindo da possibilidade de escoamento dessa soja para os portos do Arco Norte, torna-se imperativo investigar as possíveis rotas logísticas considerando os graus de incerteza das variáveis envolvidas no transporte (valor de frete, ofertas e demandas dos portos), na busca de qual seria a melhor rota alternativa do ponto de vista econômico e logístico para obter-se um transporte mais eficiente. Portanto, esta pesquisa se propôs a desenvolver um Modelo de Transporte Fuzzy Trapezoidal Intervalar (MTFTI), otimizando o transporte envolvendo três rotas alternativas com diferentes cenários, além de proporcionar ao tomador de decisão valores de fretes aproximados aos valores determinísticos (crisp). No presente contexto a metodologia adotada foi aplicada para avaliar o desempenho das alternativas de transporte da produção de soja do estado do Mato Grosso em direção aos portos do Arco Norte. Os resultados obtidos no primeiro e segundo cenários foram os mesmos, tanto em relação ao custo de frete, quanto à logística. O terceiro cenário que envolve as rotas da BR-163 e a Hidrovia Araguaia-Tocantins, foi o cenário que apresentou o maior custo no transporte da soja e, no quarto cenário, que engloba as três rotas em estudo, o modelo otimizou a logística pelas rotas da BR-364, Ferrogrão (EF-170) e Hidrovia Araguaia-Tocantins, resultando no melhor cenário com os menores custos no transporte. Dentre os resultados, conclui-se que o modelo aplicado na pesquisa apresentou resultados satisfatórios, possibilitando ao tomador de decisão analisar os valores de fretes aproximados, podendo ter a opção de outras rotas, devido os valores de fretes estarem bem próximos.

  • LUCIANO PINTO DE MORAES NETO
  • OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO DA CAPACIDADE PORTUÁRIA DA BACIA AMAZÔNICA, QUANTO AO CRESCIMENTO DA DEMANDA DE GRÃOS E AO AUMENTO DO PORTE DOS NAVIOS

  • Data: 03/06/2022
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  • O transporte marítimo nos últimos anos vem ocasionando uma grande mudança nos portos do mundo, devido ao avanço da tecnologia que possibilitou a construção de embarcações cada vez maiores para diminuir o custo do frete e transportar mais cargas. Atento a esta realidade, este trabalho desenvolve uma avaliação dos terminais portuários da bacia amazônica, utilizando a teoria de filas combinada com a análise de risco e otimização para avaliar a capacidade portuária frente as futuras demandas de grãos para a região, visto que com o avanço da tecnologia, vem sendo fabricados navios maiores e capazes de transportar grandes quantidades de carga, com esse avanço, os portos existentes precisam adaptar sua infraestrutura conforme as novas tendências da construção naval. Realizou-se nessa dissertação a coleta de dados da movimentação de carga e da capacidade dos terminais portuários existentes na região amazônica com foco nos terminais de exportação para o longo curso. Um modelo foi desenvolvido utilizando a teoria de filas para aferimento da capacidade dos terminais e a produtividade dos navios para utilização na plataforma @RISK que executa a otimização combinada com a análise de risco gerando gráficos de distribuição e de tornado possibilitando a análise dos terminais, ajudando na tomada de decisão sobre o desempenho dos terminais e navios de maneira integrada. A pesquisa possibilita através de simulações geradas, a análise de vários cenários para a movimentação de grãos desses terminais e qual o impacto que navios maiores trarão para a infraestrutura portuária da região. Tendo em vista que a previsão de movimentação dos terminais da bacia amazônica para 2030 é de aproximadamente 60 milhões de toneladas, concluiu-se que estes terminais não estão preparados para atingir esta meta caso não haja investimento em seu desenvolvimento.



2021
Descrição
  • VITOR HUGO PEREIRA DE OLIVEIRA
  • ANÁLISE DE ALTERNATIVAS INTERMODAIS PARA ESCOAR A PRODUÇÃO DE SOJA DOS ESTADOS DO PARÁ E TOCANTINS

  • Data: 31/08/2021
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  • As projeções mundiais indicam o aumento da demanda por soja e, nesta conjuntura, países de dimensões continentais e solos favoráveis como o Brasil se destacam. Particularmente, os Estados da Região Norte do Brasil se mostram como possíveis novas fronteiras agrícolas dessa cultura. Entretanto, é preciso que sejam competitivos, para escoar sua produção; o que indica a necessidade de estudos das alternativas modais disponíveis para determinar aquelas de melhores resultados econômicos. Neste contexto, o presente trabalho realizou a análise de alternativas de rotas intermodais com o uso da programação linear, para a identificação de rota de solução ótima, em apoio à tomada de decisão no transporte de soja para exportação, tendo como caso a região situada nos Estados do Pará e Tocantins, próxima à hidrovia Araguaia-Tocantins. Dentro das categorias de modelos de programação linear, foi empregado o caso particular denominado de problema de transporte e transbordo. O modelo teve como objetivo minimizar os custos de transporte dos centros de produção ao porto exportador, através da infraestrutura atual e, sob diferentes cenários de alternativas intermodais formadas pelo projeto da Ferrovia Paraense S.A. e pela Hidrovia Araguaia-Tocantins, se considera o ano de 2019 e as projeções de produção para o ano de 2029. Os resultados mostraram que os cenários com transporte hidroviário trazem maior benefício para a região, atingindo uma economia de até 23%, além do mais, o complexo portuário de Vila do Conde expande sua zona de influência, assim, obtém aumento da quantidade exportada em até 1059,7%. Também, constata-se que o Estado do Pará é o que mais necessita de uma alternativa intermodal. Ademais, as rotas se configuraram em novas redes de transporte, diminuindo as distâncias percorridas no modal rodoviário para o escoar a produção dos municípios, reduzindo o fluxo nas principais rodovias. Com isso, conclui-se que o transporte intermodal melhora a competitividade regional e favorece o desenvolvimento dos Estados.

  • ALPHONSE HOUNSOUNOU
  • ANÁLISE DE VIABILIDADE LOGÍSTICA PORTUÁRIA: ESTUDO DE CASO DO PORTO AUTÔNOMO DE COTONOU (BENIM)

     

     

  • Data: 29/07/2021
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  • O Porto Autônomo de Cotonou (PAC) contribui em grande parte na economia do país através das receitas alfandegárias e tributárias, a formação do Produto Interno Bruto (PIB) e também no comércio internacional. Este porto representa uma porta de entrada e de saída das cargas para os países sem fachadas marítimas especificamente: Níger, Mali e Burkina-Faso e Chade. Para entender melhor a caracterização do PAC atual, foram  apresentados, a partir da pesquisa bibliográfica realizada, o sistema portuário, as principais cargas (importação e exportação), os países de origem e de destino, o modelo de custo do transporte de cargas, as classificações dos produtos, as variações e valores, a logística operacional das cargas, e as caracterizações dos portos vizinhos (números de berços, profundidades e número médio dos navios recebidos por ano). Esta dissertação tem como objetivo realizar análise de viabilidade logística do PAC. Foram aplicados os métodos da lógica Fuzzy e do AHP para realização deste objetivo. Quatro variáveis de entrada (qualidade das infraestruturas e dos serviços, produtividade dos equipamentos e custo logística das cargas) foram modelados no MATLAB Toolbox com a característica de mamdani (inferência fuzzy), buscando uma saída de longo prazo. Os resultados da lógica fuzzy mostram que as variáveis infraestruturais e equipamentos portuários influenciam a saída, a viabilidade logística do PAC é para longo prazo, com 22 anos. Com o resultado do AHP, o critério de infraestruturas portuárias é mais importante, seguido do critério equipamento portuário. Mostrando as importâncias de cada critério de viabilidade logística portuária (infraestrutura, serviço, equipamento, custo), a alternância viabilidade logística de longo prazo é preferível, com 47% da prioridade total, seguido de médio prazo e de curto prazo. Em ambos os métodos, para uma viabilidade logística portuária de longo prazo, é preferível investir mais nas infraestruturas e nos equipamentos modernos e de qualidade.

  • TAYNAN NACLY ABENASSIFF AZEVEDO
  • APLICAÇÃO DA MODELAGEM (BIDIMENSIONAL - 2DH) HIDRODINÂMICA NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POTENCIAL ENERGÉTICO NO ESTUÁRIO DO RIO PARÁ (ESTADO DO PARÁ/BRASIL)

  • Data: 29/07/2021
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  • O consumo mundial de energia deverá aumentar de 50% entre 2018 e 2050 e o consumo final deve resultar em um crescimento de 79% na geração de eletricidade neste mesmo período. A energia renovável é estabelecida globalmente como uma fonte principal de geração de eletricidade há vários anos por conta de sua capacidade de produzir energia ilimitada. Dentre as possibilidades de energias renováveis estão as energias oceânicas, que dependem dos recursos naturais das águas das marés e oceanos. As marés constituem uma fonte de energia promissora haja vista sua periodicidade e previsibilidade, usando técnicas de análise harmônica ou de modelagem oceânica. Nesse cenário, os estuários são os principais ambientes a serem estudados visando conhecer seu potencial energético, baseado em estudos de modelagem hidrodinâmica. Foi feito um estudo no estuário do rio Pará (parte oriental do Golfão Amazônico, norte do estado do Pará). O objetivo foi analisar a circulação hidrodinâmica (sizígia e quadratura) e identificar as áreas com potencial energético por correntes de macromaré. Para isso foi utilizado o programa de modelagem SisBaHia® (Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental). A fim de identificar a variação sazonal optou-se por alimentar o modelo com dados de velocidade e direção dos ventos da estação de Soure. Os dados batimétricos foram obtidos através da digitalização de cartas náuticas da Diretoria de Hidrografia e Navegação e as constantes harmônicas foram obtidas através do Módulo de Análise e Previsão de Maré do SisBaHiA®. O estuário do rio Pará apresenta profundidade média de 11,507 m. Na desembocadura, a profundidade varia entre 5 a 20 m e as maiores profundidades (30-69 m) ocorrem na região do Porto Vila do Conde (Barcarena). As simulações hidrodinâmicas para o mês de janeiro de 2019, mostraram que a elevação máxima foi de 4,68 m enquanto que a mínima foi de 0,76 m, caracterizando o estuário do rio Pará como uma região de macromaré. A modelagem hidrodinâmica no estuário do Rio Pará mostrou resultados esperados onde, observou-se que durante as marés de sizígia, as velocidades são maiores (meia maré enchente: 0 a 0,86 m/s, estofo de preamar: 0 a 1.11 m/s, e meia maré vazante: 0 a 0, 93 m/s e estofo de baixamar: 0 a 1,00 m/s) se comparadas com as marés de quadratura (meia maré enchente: 0 a 0,58 m/s, estofo de preamar: 0 a 0,95 m/s, e meia maré vazante: 0 a 0,55 m/s e estofo de baixamar: 0 a 0,60 m/s). As correntes mais fortes ocorrem durante a maré de sizígia quando comparadas com as correntes que ocorrem na maré de quadratura, e estão predominantemente localizadas na foz do estuário do rio Pará. O modelo gerou uma boa representação das condições do estuário, mostrando padrões maregráficos e hidrodinâmicos aceitáveis quando comparados com medições reais, uma vez que os erros entre os dados medidos e modelados em relação ao nível da água foram menores que 5%. Foram identificadas 6 áreas com potencial energéticos em diferentes momentos da maré: sendo as maiores 700,91 W/m2 e 610,39 W/m2 (na maré de Sizígia) e 439,4 W/m2 (na maré de quadratura). Acompanhando as tendências mundiais, em termos de produção energética, sugere-se utilização de turbinas submersas no canal de maré, a exemplo de Seagen U.

  • MATHEUS MELO DE SOUZA
  • OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE ESCOAMENTO DA SOJA DO MATO GROSSO ATRAVÉS DO ARCO NORTE

  • Data: 26/05/2021
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  • Atualmente a região conhecida como Arco Norte ganha importância como uma possível saída logística para o escoamento de soja do estado do Mato Grosso. Modelos de otimização de custo de transporte baseados em Programação Linear (PL) e análises de investimentos como a análise de custo efetividade (ACE) podem ser ferramentas de análise dos benefícios trazidos por novos projetos de transporte. Assim, o objetivo deste estudo foi a otimização das rotas de do transporte da soja mato-grossense, considerando variáveis econômicas, ambientais e retornos à sociedade. Foram selecionados três anos (2018, 2025 e 2030), divididos em 7 cenários cada, levando em consideração a manutenção da capacidade portuária do Arco Norte e a implantação da Ferrogrão e Hidrovia Araguaia Tocantins. Os resultados do modelo de transporte confirmaram a potencial redução do custo de escoamento da soja do Mato Grosso, variando de R$ 900 milhões a R$ 3,7 bilhões e estabeleceram 2030 como o melhor ano de operação. Além disso, a intermodalidade reduziu significativamente a participação do modal rodoviário no sistema logístico e a movimentação portuária foi reduzida de 9 para 5 portos. Já o método ACE estabeleceu prioridades na implantação de tais projetos utilizando pesos baseados em variáveis econômicas (custo de transporte e eficiência energética) e socioambientais (emissão de CO2 e número de caminhões) e seus respectivos benefícios e então definiu o ano de 2030 como o mais vantajoso para a implantação dos empreendimentos, porém, com uma discreta vantagem da Hidrovia Araguaia Tocantins frente à Ferrogrão. A ACE concluiu ainda que embora o maior benefício dos projetos esteja aliado à ampliação em 100% da capacidade portuária do Arco Norte, um aumento de 50% ainda torna os empreendimentos viáveis. 

  • CAIO MORAES BENJAMIN
  • ANÁLISE DA INSERÇÃO DO BRASIL NO MERCADO DE RECICLAGEM DE EMBARCAÇÕES- ESTUDO DE CASO PARA A AMAZÔNIA

  • Data: 30/03/2021
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  • Apesar da grande extensão litorânea e da vasta capacidade de transporte de passageiros e cargas do Brasil, atualmente não há quantidade suficiente de pesquisas relacionadas ao mercado de reciclagem de embarcações neste país, especialmente na Amazônia. Esta pesquisa visa a caracterização deste mercado no Brasil por meio de análise e filtragem de dados da frota nacional e aplicação do método AHP usando critérios que refletem o mercado em questão. Caracterizou-se a posição do Brasil em relação ao mercado internacional de reciclagem, apontando os principais critérios competitivos do Brasil, assim como os critérios chave que precisam ser melhorados para a inserção nesta indústria. Ademais, foi realizada a espacialização quantitativa dos dados da Frota nacional que apresentam o estado atual do potencial deste mercado no país. De acordo com os dados da ANTAQ, no Brasil, existem aproximadamente 3,8 milhões toneladas de aço oriundos de embarcações que são potenciais para reciclagem, este aço é distribuído entre 5319 embarcações. Não existe plano de descarte para estas embarcações, o que gera problemas ambientais e sociais, mas também oportunidades de negócios. Hoje 36% das embarcações existentes estão em operação por mais de 20 anos, estas embarcações estão concentradas em dois polos baseado na quantidade total de aço (LDT) e número de embarcações possíveis para reciclagem: o primeiro no Norte do país, sob a influência da cidade de Manaus (Região Amazônica) atrelado ao transporte fluvial, e o segundo está localizado sob a influência da cidade do Rio de Janeiro e do mercado de petróleo e gás. Por fim, foi concluído sobre a viabilidade da Amazônia e do Brasil no mercado internacional de reciclagem de embarcações sobre a ótica econômica, ambiental e social.

  • EMANNUEL SANT THIAGO PEREIRA LOUREIRO
  • ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E MODICIDADE DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO DE PASSAGEIRO NA AMAZÔNIA: UMA ABORDAGEM VIA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

  • Data: 15/03/2021
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  • Ao analisar questões relacionadas ao gerenciamento de transporte fazendo uso dos mais diversos modais existentes, evidencia-se que o estudo da eficiência operacional se apresenta como de fundamental importância para o aprimoramento do transporte. Dentro dessa perspectiva, apresenta-se neste trabalho a aplicação de um modelo de análise de eficiência relativa para as embarcações empregadas no transporte fluvial de passageiros na região Amazônica, tendo por base um banco de dados com informações relativas a estas embarcações nas linhas estaduais, interestaduais e de travessia que realizam o transporte de passageiros na referida região. O estudo em questão propõe a utilização de uma ferramenta matemática para análise das embarcações a partir da eficiência relativa envolvendo parâmetros de input e output para dois cenários de análise: Análise de Eficiência Energética e Análise de Modicidade, sendo analisadas variáveis como potência, consumo, tempo total de viagem, distância total da linha de atuação, capacidade de passageiros e preço da passagem. Para isto, verificaram-se os dados de 652 embarcações utilizadas na região amazônica, registradas, entre os estados do Pará, Amazonas, Amapá e Rondônia e a partir destes dados, selecionou-se um espaço amostral de 148 embarcações a partir do nível de utilização das mesmas. Com os referidos dados, desenvolveu-se um modelo através da metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA), com o auxílio do software DEA-Solver. Posterior a aplicação do solver, obtiveram-se os índices de eficiência relativa de cada embarcação, possibilitando o ranqueamento e a aferição das Unidades de Decisão (DMU’S) eficientes e ineficientes. Por fim foram feitas análises das características gerais das embarcações eficientes com o intuito de estratificar os parâmetros que podem as ter transformado em DMU`s eficientes, possibilitando traçar um perfil do tipo de embarcação empregada em um determinado tipo de linha, ajudando na tomada de decisão de novos projetos.

2020
Descrição
  • NILSON NAHUM GOMES JUNIOR
  • ANÁLISE DE FATORES DECISÓRIOS ATRAVÉS DE METODOLOGIA MULTICRITÉRIO PARA ESCOLHA PORTUÁRIA IDEAL PARA AS CARGAS DO ARCO NORTE

  • Data: 01/10/2020
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  • O agronegócio brasileiro exerce de forma bem expressiva uma importante representação no comércio mundial dos commodities, especialmente em relação aos granéis sólidos, com destaque especial para a soja. Nesse cenário, a produção no Brasil tomou novas direções em seu crescimento, sobretudo em outras regiões que expandiram essa cultura, destacando-se como novos centros produtores as regiões norte e centro-oeste. Com isso, surgiram novas possibilidades logísticas no escoamento desse produto com destino à exportação. Este trabalho discute os fatores de decisão para a escolha portuária ideal para as cargas do Arco Norte. Estas instalações que acolhem essa produção ficam localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Buscou-se subsídios apoiados na metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de multicritérios empregada nesse processo decisório, que avaliou e ordenou os critérios e subcritérios de decisão ajuizando-os. Posteriormente houve a análise que selecionou as opções de ajuizamento dos decisores que optaram pelo critério Localização Portuária e o subcritério acesso hidroviário como melhores alternativas no transporte desses Commodities. Além disso, constituiu as instalações portuárias da Região Norte melhores opções a essa movimentação e determinou a melhor opção portuária ao acolhimento atualmente na visão desses especialistas para essa circulação de granéis sólidos nesse corredor. Decidindo como preferência o Complexo Portuário de Vila do Conde, localizada na Região Norte. De tal modo, que essa escolha norteie e direcione essa circulação dos commodities os quais desempenham um importante incremento da economia brasileira, que compreende, ao mesmo tempo, uma parcela expressiva na economia global.

  • SAULO DAIBES DE VASCONCELOS
  • ANÁLISE VIBRACIONAL DE SISTEMAS PROPULSIVOS PARA PRÉVIA IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS MECÂNICAS

     

  • Data: 10/08/2020
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  • Esta dissertação foi elaborada com o intuito de auxiliar as identificações prévias defalhas mecânicas em sistemas propulsivos, tais como eixo propulsores acoplados a motor de combustão principal, Azimutais e Azipodes, por meio dos métodos de análise de vibração e poder assistir o armador da embarcação a se programar da melhor maneira possível para realizar manutenções programadas, evitando lucrar com a unidade marítima devido a manutenções corretivas e, consequentemente, paradas inesperadas para reparo. Inicialmente foi feito uma apresentação do que trata cada sistema propulsivo mencionado e, realizado uma abordagem do que de quais são os principais tipos de vibração em um sistema propulsivo, bem como quais são os principais métodos e meios de diagnosticar os espectros de vibração, em um equipamento, avaliando se o mesmo está em boas condições de operação ou se está começando a apresentar falhas mecânicas. Estas falhas foram interpretadas a fim de saber exatamente de onde provém a alteração do espectro do sistema propulsivo (rolamentos, desalinhamento, desbalanceamento, etc). Por fim, foram apresentados alguns casos reais de falhas geradas por excesso de vibração em sistemas propulsivos e quais foram as medidas tomadas para amenizar ou evitar estes excessos. Desta forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para uma melhor assimilação e interpretação dos efeitos causadas pelo excesso de vibração nos sistemas propulsivos citados acima, fazendo assim com que se possa monitorar a vibração excessiva e, quando necessário, se faça a manutenção programada dos equipamentos em questão, evitando assim que haja prejuízos desnecessários para o proprietário da embarcação.

  • DENIELLE SOARES DA COSTA
  • ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS TERMINAIS DE CONTÊINERES DA REGIÃO NORTE ATRAVÉS DO MÉTODO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: UMA COMPARAÇÃO COM OS PRINCIPAIS TERMINAIS DE CONTÊINERES DO BRASIL

  • Data: 10/03/2020
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  • O aumento da demanda na movimentação de contêineres é uma característica presente no panorama do setor portuário mundial. Além disso, com a competitividade cada vez mais crescente nesse setor, a eficiência tem se tornado um requisito essencial para a inserção de portos e terminais portuários no mercado internacional. Os portos desempenham um papel importante no desenvolvimento social e econômico da região em que estão implantados. Dessa forma, é fundamental conhecer a eficiência dos terminais de contêineres da região norte para que sejam promovidas melhorias que impulsionem o setor portuário e consequentemente o crescimento econômico nessa região. Neste contexto, essa pesquisa tem o objetivo de analisar a eficiência dos principais terminais de contêineres da região norte em comparação aos maiores terminais emmovimentação de carga conteneirizada do Brasil. Para mensurar a eficiência foi utilizado o método análise envoltória de dados (DEA). Em um primeiro cenário, tendo como base apenas o output movimentação de contêineres, os resultados mostraram que os terminais de contêineres possuem diferente índices de desempenho, sendo os terminais da região norte os que apresentaram os piores escores de eficiência. Observou-se que uma das principais causas para a baixa eficiência dosterminais do norte do país decorre do fato de que os terminais da região estão funcionando abaixo de suas capacidades operacionais. No segundo cenário, no qual foram utilizados como outputs a movimentação de contêineres e a prancha média operacional, apenas dois terminais localizados na região norte melhoraram seus desempenhos. Neste caso, constatou-se que os elevados tempos médios de operação e tempos de atracação influenciam no baixo desempenho dos terminais da região. Portanto, a partir da análise da eficiência, busca-se contribuir com o planejamento e gestão no setor portuário para que os terminais de contêineres da região norte melhorem seus índices de eficiência.

2019
Descrição
  • ANA CRISTINA MARINHO DE FARIAS
  • ANÁLISE DOS IMPACTOS DA INTERAÇÃO PORTO X CIDADE APLICANDO A METODOLOGIA MULTICRITÉRIO AHP

  • Data: 19/12/2019
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  • Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa sobre a evolução portuária no Brasil e no mundo enfatizada na interação porto x cidade e seus impactos. Com a globalização, esta vem destacando-se com o avanço tecnológico, sobretudo na engenharia naval, em paralelo somada ao aumento na demanda de transporte de bens, mercadorias e serviços. Tal crescimento, interfere politicamente, geograficamente e socialmente na estrutura e funcionamento dos mesmos correlacionados, essa interação vem integrada a uma questão histórica econômica já impulsionada por um encadeamento de fatores, a partir de meados do século XIV, com o crescimento industrial. Logo, a interação porto x cidade pode vir a intervir negativamente e/ou positivamente quando um porto é instalado em um determinado local, podendo suscitar complexas resultantes, problemática esta, já constatada e intensificada anualmente não somente nos portos na América como também em todos os outros continentes. Tendo este embasamento como premissa, o objetivo da pesquisa, foi a elaboração de uma ferramenta com o intuito de auxiliar a determinação assertiva da região em que um futuro porto poderá ser instalado, para que este seja, eficiente, economicamente viável e com os menores custos e ônus gerais também ao meio onde o mesmo será situado. Como método, usou-se na pesquisa o AHP (Analytic Hierarchy Process) onde, é um método baseado na escolha de multicritérios, amplamente utilizado e conhecido no apoio à tomada de decisão, na resolução de conflitos negociados em problemas com múltiplos critérios. Este método baseia-se na busca em tratar a complexidade com a decomposição e divisão do problema em fatores, que podem ainda ser decompostos em novos fatores até ao nível mais baixo, claro e dimensionáveis, estabelecendo relações para depois sintetiza-las. Dessa forma, definiu-se quais os critérios ideais para determinação da melhor localização de um porto. A escolha de tal metodologia foi criteriosamente detalhada e explanada e exemplificação, aplicada ao porto de Belém. Destaca-se ainda o papel desbravador deste trabalho, no que concerne ao problema em destaque, através de uma minuciosa análise para ser aplicada possivelmente em um futuro próximo na execução de complexos planejamentos, para possíveis obras de construções, ampliações de novos portos e até mesmo identificar problemas presentes em outros já existentes, para tomada de decisões futuras.

  • TIAGO DO NASCIMENTO DIAS
  • ANÁLISE ESTRUTURAL PARA OTIMIZAÇÃO DE PONTE MOVEL ARTICULADA DE TERMINAL HIDROVIÁRIO UTILIZANDO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS



  • Data: 13/12/2019
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  • Sendo a Amazônia parte da maior dentre as cinco regiões brasileiras, com uma área de aproximadamente 3.659.637 Km², e grande parte desta região abastecida pela bacia Amazônica, que possui uma extensão total de 6.992,06 Km, entende-se de fundamental importância a navegação para que se possa fazer o abastecimento de microrregiões com difícil acesso terrestre. Considerando o exposto há uma grande necessidade na utilização de embarcações para o transporte de passageiros e cargas que utilizam terminais hidroviários para o seu transbordo. Recentemente tanto os Órgãos públicos quanto empresas privadas vêm buscando melhorias nos terminais que são compostos geralmente por flutuantes e rampas/pontes metálicas articuladas atuando como facilitadores no embarque e desembarque de passageiros e carga. Devido a grande diferença de altura entre o cais e o espelho d’água ocasionado também pela considerável variação de maré e níveis pluviométricos ao longo do ano e visando maior conforto, segurança, eficiência e acessibilidade, observa-se cada vez mais a utilização destas rampas/pontes articuladas como meio de ligação entre o cais e o flutuante. Com isto, torna-se fundamental a elaboração de um projeto estrutural adequado que atenda de maneira segura e satisfatória a utilização das mesmas. Visando o aprimoramento, este trabalho desenvolve através do método de elementos finitos (MEF) um projeto otimizado da ponte móvel do terminal que está sendo construído em Santarém-PA. O MEF consiste na discretização do meio continuo que existe na situação física real, é um método que resolve problemas de engenharia de maneira satisfatórios. Esse estudo demonstra uma maneira de otimização estrutural, encontrando problemas pontuais, evitando o superdimensionamento estrutural e garantindo resultados seguros e confiáveis. Portanto, temos como finalidade o dimensionamento, avaliação dos componentes estruturais a fim de garantir a integridade dos mesmos, prevenindo acidentes por falhas nesses componentes e o máximo de redução de custo.

  • RAMIRO ALEJANDRO ROLDAN LEON
  • METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE EMBARCAÇÕES PADRÃO PARA HIDROVIAS

  • Data: 25/11/2019
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  • Uma forte cadeia logística no modal hidroviario provou ser um fator chave na economia dos paises. No entanto, as vias navegáveis interiores da América Latina, apesar de serem potencialmente navegáveis, são pouco exploradas. O uso das hidrovias e da infraestrutura de navegação é fortemente limitado pela insuficiente padronização de rotas navegáveis de importância internacional. A sólida estratégia de conectividade, visando melhorar o desenvolvimento em termos de produção e confiabilidade, deve ser projetada e implementada na região. A presente dissertação pretende criar a metodologia de padronização de embarcações baseado nos relatorios técnicos 121 e 141 da PIANC a partir da proposição de utilização de uma metodologia para padronização de embarcações em quaisquer hidrovia; além de definir o uso de comboios de acordo com a capacidade do rio e as configurações ou aranjos para cada trecho, baseado em largura, comprimento, calado, e raio de curvatura. A padronização inclui a sensibilização do modelo otimizador de custo, provando uma melhora de 15%, em termos de capacidade de carga e tipo de comboio, se a carga transportada se acrescenta de 1 a 5%. Portanto contribuindo para o desenvolvimento regional e local.

  • MATHEUS AUGUSTO OLIVEIRA MATTOS
  • ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO, MARÉ E VAZÃO PARA ANÁLISE DE INUNDAÇÕES NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.

  • Data: 18/09/2019
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  • Em uma conjuntura de crescimento demográfico e de urbanização desenfreado, identifica-se o crescimento da impermeabilização do solo, com aumento do escoamento superficial e diminuição da infiltração natural de águas de chuva, que relacionados com a ausência de políticas públicas efetivas de planejamento urbano incluindo drenagem urbana, conduzem a diversas problemáticas atreladas a questões ambientais de Belém. Os alagamentos comumente ocorridos em Belém costumam carregar consigo diversos problemas de ordem ambiental, social e econômica que influenciam diretamente na dinâmica da cidade. O município possui diversas zonas que estão propensas a alagamentos, devido a intensas precipitações e marés altas que incidem com maior frequência durante o inverno amazônico, além do grande volume de resíduos produzidos na área e um sistema de drenagem pouco eficiente visando aferir de que maneira agentes naturais e antrópicos agem causando cheias e quais as principais implicações decorrentes, foi usado estatística multivariável, com Métodos Multifractual Detrended Fluctuation Analysis (MF-DFA) e Multifractual Detrended Cross-Correlation Analysis (MF-DXA) em séries temporais diárias de precipitação, vazão e maré ao longo do período de 30 anos, em estações localizadas em Belém, PA. Além de mapear os principais pontos problemáticos, onde os alagamentos costumam ser mais recorrentes, na perspectiva de fornecer subsídios para futuras pesquisas e obras públicas na área. Os resultados evidenciam que as possíveis mudanças de seu ciclo hidrológico ocasionadas pela pavimentação, aterro e o aumento da densidade demográfica, interferem diretamente em alguns fatores, tais como, a diminuição das taxas de infiltração e do escoamento superficial, acarretando no acumulo de água na superfície. Diante dos resultados obtidos, infere-se que aplicado a bacia da estrada nova, fundamentado em análises da curva IDF, Hietogramas, Hidrogramas e a correlação entre precipitação e maré, os eventos de precipitação com valores acima de 20 mm associados com as marés altas comprometem a capacidade de drenagem, o que proporciona um local favorável ao surgimento das ocorrências.

  • RODRIGO NASSAR CRUZ
  • UTILIZAÇÃO DO MÉTODO HÍBRIDO AHP-TOPSIS PARA A ESCOLHA MODAL DO ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA DO POLO PARAGOMINAS/PA

  • Data: 29/08/2019
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  • A produção de soja do Polo Paragominas, no Estado do Pará, vem registrando um crescimento considerável em suas safras ano após ano. Só em 2016 foram aproximadamente 839 mil toneladas do grão. O atual escoamento desta produção se dá por meio rodoviário, percorrendo uma distância em torno de 281 km, com passagem por zonas urbanas e uma travessia de balsa, até a Zona Portuária de Vila do Conde, consequentemente gerando conflitos e atrasos nas viagens. No entanto, com o potencial de servir como uma alternativa modal de transporte para esta produção, há dois rios na região que em conjunto podem, através de investimentos, formar a Hidrovia Guamá-Capim. Diante deste cenário, este trabalho teve como objetivo identificar a melhor alternativa modal de transporte da produção de soja do Polo Paragominas utilizando como ferramenta de análise o método multicritério híbrido AHP-TOPSIS. Para alcançar este objetivo, foi identificado e caracterizado o polo produtor através de revisão bibliográfica e pesquisa de dados, as alternativas de rotas que servem ao escoamento da produção e o seu destino portuário, conjunto este que se vale do corredor logístico de exportação existente na região. Com estas informações, realizou-se duas análises pelo método híbrido, onde os critérios de avaliação adotados foram validados pelos autores tomadores de decisão que atuam na logística de transporte da soja da região, e com os pesos dos critérios obtidos foram feitas comparações das alternativas modais de transporte, para assim subsidiar a tomada de decisão sobre qual alternativa modal adotar para o escoamento da produção. Os resultados obtidos demonstraram na primeira análise, aplicando o método para cada conjunto de pesos dos critérios apontados pelos entrevistados, um equilíbrio entre as alternativas estudadas, com uma pequena vantagem da alternativa multimodal envolvendo a combinação do transporte rodoviário com o transporte aquaviário. Na segunda análise, aplicando o método para um único conjunto de pesos representando coletivamente os entrevistados, a alternativa combinando o transporte rodoviário com o transporte aquaviário obteve um melhor desempenho. Tais resultados levaram à conclusão de que o modal aquaviário, em uma combinação intermodal com o rodoviário, é uma alternativa viável para o transporte de soja da região, e que o método híbrido AHP-TOPSIS é uma excelente ferramenta para subsidiar as tomadas de decisão no setor de logística do agronegócio.



  • CARLOS AUGUSTO CORREA MENDES
  • ÁREAS DE BOTA-FORA DA BAÍA DE GUAJARÁ (PARÁ): EXTENSÃO, EVOLUÇÃO MULTITEMPORAL (MÉDIO PERÍODO) E PROPOSIÇÕES.

  • Data: 16/04/2019
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  • Nos últimos anos houve aumento no volume de sedimentos dragados em portos de todo o mundo, esse aumento é causado, além do processo natural de assoreamento nos estuários, pela necessidade de adequação dos portos para receber navios com capacidades de carga cada vez maiores. A maioria dos portos mundiais está localizada em estuários, que são áreas protegidas de ondas e fenômenos oceânicos, sensíveis às mudanças temporais, naturais e antrópicas. No Brasil, a regulamentação estabelece que os sedimentos dragados nos portos devam ser descartados em áreas de bota-fora nos próprios estuários. Uma análise multitemporal de 26 anos (1984-2010) foi desenvolvida para identificar alterações na morfologia e no volume de sedimentos de fundo antes (1984-1999) e depois (2010) da criação das áreas de bota-fora na Baía de Guajará que começaram a operar em 2000. A área de estudo é caracterizada por uma elevada hidrodinâmica: meso- maré (semi- diurna: 3,7 m), correntes de maré (2,10 m/s), altos índices de precipitação (600 mm/ mês no período chuvoso e 150 mm/ mês no período seco), ventos de 1,50 m/s, interferências hidrológicas e sedimentares diretas da baía de Marajó e dos rios Acará, Guamá, Mojú e Pará. Na Baía de Guajará, ocorrem canais de enchente (Canal do Meio) e de vazante (Canal da Ilha das Onças) bem definidos, intercalados por bancos de areia (Banco do Meio, da Cidade e do Sul da Cidade). Para o estudo foram utilizadas as cartas náuticas do Porto de Belém (n° 320) dos anos de 1984, 1999 e 2010, onde foram identificadas as áreas de bota-fora nº 1, 2 e 3. As maiores profundidades da Baía de Guajará estão no Canal da Ilha das Onças ou próximas dele, podendo chegar a 25 m de profundidade, este canal é a feição mais importante da baía, com migração e aprofundamento constantes de seus limites, fator determinante na extensão e localização dos bancos de areia. Entre 1999 e 2000, foram despejados 1.250.000 m³ de sedimentos nas áreas de bota-fora nº 1 e 2. O primeiro período analisado no presente estudo (1984 a 1999) mostrou diversas áreas em processos de assoreamento e pontos de aprofundamento, já o segundo período (1999 a 2010) mostrou perda de sedimentos de fundo, com aumento de profundidade. O Canal da Ilha das Onças perdeu um volume de 94.084 m³/ano de sedimentos de 1984 para 2010, já os bancos nesse mesmo período perderam 3.023.441 m³/ano de sedimentos. Entre 1984 e 1999 o Canal da Ilha das Onças migrou para oeste, já entre 1999 e 2010 migrou para leste, deslocando os bancos nas mesmas direções. O volume batimétrico de 1984 foi de 241.981.891 m³, de 1999 foi de 245.812.221 m³ e em 2010 foi de 285.967.820 m³, indicando que a baía está em processo erosivo. A taxa de evolução da Baía de Guajará para o período de 1984 a 1999 é de 0,10 cm/ano e para o período de 1999 a 2010 de 1,13 cm/ano. Os maiores índices de assoreamento nas áreas dos bancos de areia foram encontrados no período de 1984 a 1999. De 1999 para 2010 predominou erosão em toda a baía (bancos e canais) resultando em aumento de profundidade, evidenciando que os sedimentos ali depositados foram todos retrabalhados pela hidrodinâmica.

  • FELIPE GUNNAR PANTOJA BARBOSA
  • MODELO DE OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL PARA O TRANSPORTE HIDROVIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO BAIXO TAPAJÓS, PA

  • Data: 16/04/2019
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  • O Brasil apresenta uma vocação natural e privilegiada no cenário das pesperctivas hidroviárias de transportes de cargas, no entanto não possui nenhuma normatização vigente no que diz respeito a características geométricas de canais de navegação. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma ferramenta de parametrização e otimização de critérios normativos internacionais relativos a geometria de canais de navegação e a escolha de embarcações-tipo, bem como suas interrelações. Para isso tomou-se como base os critérios descriminados pela PIANC, asssim como outros inputs relativos a geometria do canal, dados fluviométricos e batimétricos, tendo como outputs dados da forma física do canal em três cenários: crítico, conservador e otimista. Como aplicabilidade do modelo utilizou-se o Baixo Tapajós como estudo de caso. A ferramenta mostrou-se eficiente e ágil na criação de cenários para a análise de viabilidade de projetos de navegação, aplicável em qualquer via navegável.

  • PRISCILA PEREIRA PALITOT
  • METODOLOGIA PARA DEFINIR E PRIORIZAR CRITÉRIOS DE PROJETO PARA EMBARCAÇÃO DE PASSAGEIROS

  • Data: 21/03/2019
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  • Este trabalho apresenta os resultados da utilização de um método multicritério de tomada de decisão - Analytic Hierarchy Process - AHP aplicado a uma linha de transporte de passageiros para identificar e definir a prioridade de critérios de projeto para embarcação de passageiros. Para a realização do estudo, houve a escolha do método multicritério a ser usado após vasta pesquisa sobre metodologias de tomada de decisão e a busca de um software que desse auxilio a resolução do problema. Foram definidos os critérios, subcritérios e alternativas da estrutura hierárquica e por meio de questionários foram coletadas as notas auferidas pelos usuários do transporte e por profissionais de visão técnica no assunto. Foi possível validar o modelo e aplicar a metodologia utilizando o software SuperDecisions onde foram obtidos os rankings de prioridades. A aplicação da metodologia AHP permitiu hierarquizar as embarcações, e obter como resultados que os critérios de Segurança, Acomodação e Banheiro são os principais para o projeto de embarcação de passageiros.

  • MARINA ARANHA DE SOUSA
  • MODELO DE AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE UMA PLATAFORMA LOGÍSTICA ATRAVÉS DE UM PROCESSO HIERÁRQUICO DE DECISÃO- UM ESTUDO DE CASO PARA O LITORAL NORTE DO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 14/01/2019
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  • A evolução do comércio mundial traz a reboque o desenvolvimento do setor naval, através da movimentação de grandes volumes de carga, para comportar e atender estas demandas comerciais, navios e portos se adaptam. Referente a esta mudança, será abordado o conceito porto concentrador (hub port) com base no benchmarking genérico, comparando os principais portos do mundo, na busca de hierarquizar indicadores a partir da análise hierárquica de processo (AHP) no software Super Decisions. A partir da busca e comparação dos portos Hub referência no mundo, a identificação que indicadores modelado a AHP, foi alimentando com dados de questionários aplicados a especialistas, para gerar a hierarquização do modelo de viabilização de Hub Port a ser implantado no litoral norte do estado do Pará. O estudo possibilitou embasamento mediante um modelo que justifica, através da apresentação da viabilidade, a implantação do porto concentrador, pelo mesmo possui projeções similares aos maiores hubs do mundo, como ponto estratégico na rota de grandes navios do comércio mundial e principal referência para o escoamento da produção das commodities brasileiras.  Haja vista que as principais saídas de produção do pais estão sobrecarregadas e defasadas.

2018
Descrição
  • MUNIK HOLANDA DE OLIVEIRA
  • ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DA NAVEGAÇÃO NOS ESTREITOS DE BOIUÇU E BREVES  

  • Data: 14/12/2018
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  • A malha hidroviária na Amazônia está formada naturalmente, e a navegação é uma vocação natural, onde os rios proporcionam o acesso necessário as máterias-primas, além de possibilitar o encurtamento de distâncias, que favorecem não somente a circulação de pessoas e mercadorias, bem como a conexão com o exterior, sendo atualmente, importante para o escoamento da produção da soja do Corredor Norte. No intuito de manter a segurança da navegação e promover a economicidade, buscou-se desenvolver estudo para averiguação da navegabilidade nos Estreitos de Boiuçu e de Breves, de forma a verificar os trechos com maiores restrições com relação ao raio de curvatura, profundidade do canal e tamanho do comboio autorizado a navegar, e para alcançar o objetivo proposto para o dimensionamento de canais, utilizou-se de metodologias preconizadas pela PIANC (1997) e USACE (1980). Esses e outros parâmetros são determinados a partir das características do comboio-tipo adotado (dimensões, velocidade, manobrabilidade), sendo intrínseco da PIANC a utilização de variáveis ambientais observadas na região de estudo, tais como ventos e seu efeito sobre a embarcação no sentido transversal, correntes e seu efeito longitudinal e transversal sobre a embarcação, regime de ondas. Dentre os raios de curvatura estudados, a navegação nos Estreitos de Boiuçu se torna mais favorável, pois 63 % dos raios de curvatura são de 3470, 17% de raio de curvatura de 1735, 7% de raio de curvatura de  1041, e 13% de raio de curvatura de 694. Em contrapartida a navegação nos Estreitos de Breves torna-se desfavorável, tendo em vista o maior número de curvas e angulações altas, possui representatividade 56% de raio de curvatura de  3470, 16% de raio de curvatura de 1735, 7% de raio de curvatura de 1041 e 21% de raio de curvatura de 694. 

  • LUCCA SOARES DO VALLE MIRANDA
  • ESTUDO PILOTO PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODO ALTERNATIVO DE VERIFICAÇÃO DA ALTURA DO CENTRO DE GRAVIDADE EM UM TESTE DE INCLINAÇÃO DE EMBARCAÇÕES.

  • Data: 17/10/2018
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  • O Estudo piloto para elaboração de método alternativo de verificação da altura do centro de gravidade em um teste de inclinação de embarcações foi idealizado por meio da constatação das principais dificuldades enfrentadas pelos engenheiros navais durante a execução da prova de inclinação. Dentre os principais problemas, constam o elevado tempo para execução da prova, métodos de medição invasivos e imprecisos, ausência de medição instantânea do ângulo de inclinação para verificação de conformidade do intervalo de validação do teste, dentre outros. Desta maneira, a utilização de um método mais prático, preciso e eficiente reduziria os erros incidentes no resultado do teste, bem como agilizaria o teste e tornaria os resultados mais confiáveis. Com base nesta problemática, realizou-se o estudo piloto para implementação de um novo método de medição do ângulo de inclinação, e logo, um método alternativo para determinação do KG, onde foi escolhido o inclinômetro digital. Para isso, foi realizado o levantamento bibliográfico com o apontamento das principais teorias envolvidas, bem como, a elaboração do planejamento estatístico, onde definiu-se o campo amostral para execução dos testes de inclinação utilizando os dois métodos de medição do ângulo de inclinação existentes (Pêndulo e Tubo “U”) e o novo método (inclinômetro digital), além do método estatístico para a análise dos resultados. Com a definição dos métodos (procedimentos) a serem seguidos, definidos conforme regulamentos e as normas em vigor, bem como, da determinação dos materiais a serem utilizados nos testes, as provas de inclinação foram realizadas em 31 embarcações. A partir dos resultados, foram realizadas as análises estatísticas dos resultados para verificação de conformidade dos métodos, além do cálculo estimativo de campo amostral para uma análise definitiva futura. Em seguida, analisaram-se os pontos qualitativos, com base em informações pessoais de profissionais ligados à área naval, podendo concluir acerca da praticidade dos métodos. Por fim, concluiu-se sobre a viabilidade técnica do novo método, com base na análise estatística (quantitativa) e na análise qualitativa realizadas no trabalho, assim sendo considerado viável tecnicamente.

  • AUGUSTO ROLIM DIAS ARRUDA
  • IMPACTO DA REGULAÇÃO NA ATIVIDADE DE TRANSPORTE FLUVIAL MISTO

  • Data: 11/05/2018
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  • A presente dissertação analisou o desenvolvimento do transporte fluvial misto (carga e passageiros) na região do Rio Amazonas (linhas Belém-PA a Manaus-AM e BelémPA a Macapá/Santana-AP), no período de 2011 a 2016, visando identificar a evolução da qualidade dos serviços de transporte fluvial praticados, em virtude da atuação da regulação do Estado. São avaliadas a evolução da regulação, as particularidades da prestação do serviço e seus reflexos na sociedade, bem como, a efetividade das ferramentas regulatórias sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas autorizadas pelo órgão regulador, demonstradas por penalidades efetivamente aplicadas, com informação obtida por meio da imprensa oficial da União, analisando suas conotações práticas e estatísticas. Foi utilizada o “Método de Análise Hierárquica – AHP” para avaliar os aspectos que mais impactam na prestação de serviços junto aos usuários do transporte fluvial de passageiros em linhas da Amazônia, sendo a definição dos critérios e pesos utilizados oriundos de pesquisa da Antaq e de artigo publicado. Neste aspecto, observou-se que a fiscalização visa aferir todas as obrigações impostas pela norma regulamentadora de maneira isonômica, sem qualquer vínculo com os anseios do usuário e que os valores monetários das penalidades são definidos com base técnica, em consonância com as várias obrigações exigidas para a execução do serviço de transporte. Também se procedeu a uma análise estatística sobre a possibilidade de vínculo entre aspectos operacionais e monetários próprios das empresas autorizadas com a aplicação das penalidades pela agência reguladora. Concluiu-se que a quantidade de infrações depende da ação do prestador do serviço e da metodologia utilizada na ação de fiscalização, não havendo, com a informação disponibilizada publicamente, uma comprovação estatística que identifique os fatores envolvidos, inclusive por falta de acesso público aos critérios adotados a cada ano pelo órgão regulador em seu planejamento, bem como o empenho adotado pelo mesmo, seja relativo à aplicação de recursos monetários, seja de pessoal.

  • ROBERTO SERRA PACHA
  • METODOLOGIA PARA CÁLCULO DO CUSTO POR ASSENTO EM LANCHAS DE TRANSPORTE ESCOLAR AQUAVIÁRIO RURAL (TEAR)

  • Data: 07/05/2018
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  • A Amazônia brasileira apresenta cerca de 131 mil crianças em idade escolar fora da escola. Cerca de 10% deste total vivem em comunidades ou pequenos povoados ribeirinhos rurais, são centenas de crianças e adolescentes quase excluídos do sistema básico ou fundamental educacional Nacional ou regional, basicamente devido à escassez, alto custo de transporte ou insegurança do serviço. É neste quadro ou realidade que a presente pesquisa se propôs desenvolver uma metodologia de cálculo do custeio por assento ofertado por tipo de Lanchas escolares, visando contribuir para a gestão dos já poucos recursos públicos aplicados neste tipo de serviço de transporte escolar através de um método de custeio específico para o serviço em análise, leva-se em consideração as principais características e variáveis que influenciam na formação do custeio de uma lancha escolar. Buscou-se analisar e adaptar os métodos de custeio de transporte hidroviário de passageiros na Amazônia, assim como foi possível obter simulações que possibilitam a identificação e escolha do tipo de lancha que melhor se adequa a linha aquaviaria escolar proposta nesta pesquisa, podendo-se aplicar com as adaptações necessárias há outros casos semelhantes na região Amazônica

  • HARLYSSON WHEINY SILVA MAIA
  • ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO HIDRODINÂMICA DO CASCO DE LANCHA ESCOLAR AMAZÔNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE DINÂMICA DE FLUIDOS COMPUTACIONAL (CFD)

  • Data: 03/05/2018
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  • Tendo em vista o cenário da navegação interior na região amazônica, especificamente na questão do transporte escolar, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) propiciou a implantação das Lanchas Escolares através do programa Caminhos da Escola, de forma a oferecer um transporte mais seguro e eficiente às mais de 180 mil crianças dependentes deste modal para chegarem às escolas diariamente. Entretanto, dos dois modelos de lanchas disponibilizadas, a LE-G (Lancha Escolar Grande) e a LE-M (Lancha Escolar Média), esta última tem sido alvo de reclamações dos usuários acerca do tempo de viagem elevado, pois a mesma não atingiu os requisitos mínimos de velocidade definidos em projeto, além de um elevado consumo de combustível, configurando uma ineficiência operacional da mesma. Com o intuito de tornar a operação da LE-M economicamente viável, este trabalho apresenta uma análise com a utilização da ferramenta de modelagem numérica e simulação de escoamento pela técnica da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) SHIPFLOW. Desta forma, foram realizadas simulações de uma série de velocidades da lancha (Fn = 0,25 ~ 0,63), conduzidas de forma que as características do escoamento ao redor do casco pudessem ser investigadas. Após analisada a série de velocidades propostas, foram realizados estudos de otimização hidrodinâmica das formas do casco, com o objetivo de reduzir a resistência de ondas 𝑅𝑅𝑊𝑊𝑊𝑊 e a resistência de ondas transversais 𝑅𝑅𝑊𝑊𝑊𝑊 𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡𝑡 e consequentemente reduzindo a resistência ao avanço, a amplitude de ondas geradas e o consumo de combustível, utilizando o algoritmo genético NSGA-II no ambiente CAD CAESES. Como resultados finais, há a redução máxima de 5% da resistência total ao avanço e na identificação da tendência de variação geométrica do casco para investigação em estudos posteriores. 

  • FERNANDO COSTA DA CRUZ
  • ANÁLISE DE ESFORÇOS RESULTANTES DE IMPACTOS ENTRE BARCAÇAS DE COMBOIOS FLUVIAIS PARA MODELAGEM DE UM SISTEMA DE AMORTECIMENTO DE CHOQUES UTILIZANDO TEORIA DE ANÁLISE MULTI-CORPOS

  • Data: 09/03/2018
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  • Nesta dissertação é realizada uma análise sobre o comportamento operacional de comboios de barcaças fluviais em regiões de navegação com presença de ondas, ventos e correntezas. É desenvolvido um estudo com o intuito de determinar os esforços solicitantes presentes nos elementos de amarração e nos pontos de contato entre barcaças de comboios quando estes navegam em condições perigosas de navegação. Um estudo teórico é realizado, identificando os principais movimentos de resposta de corpos flutuantes. Nesse caso, é desenvolvido um modelo utilizando o software ANSYS AQWA 17 para identificação dos níveis de esforços provindos de impactos entre barcaças que compõem as formações, bem como o grau e comportamento dos esforços de tração presentes nos cabos de amarração ao longo do tempo. Ademais, é utilizado um estudo prático como modelo comparativo de dados, sendo muito importante para a validação dos resultados alcançados pelo modelo computacional. Desta forma, o cenário proposto dentro do programa computacional descreve características ambientais para descrever o problema de navegação de maneira clara. Ao término deste trabalho os níveis dos esforços captados dentro do modelo computacional são apresentados, sendo divididos em dois modelos de comboios fluviais, um comboio com barcaças para transporte de soja e outro com barcaças para transporte de minério de ferro, sendo discriminados os locais das solicitações mais elevadas. Destaca-se ainda o papel desbravador deste trabalho, no que concerne aos problemas percebidos dentro da área de segurança operacional de comboios fluviais, utilizando para isso ferramentas de Elementos Finitos como ferramenta principal de avaliação.

2017
Descrição
  • ARACELLI SUZANE ANDRADE FERREIRA
  • DIAGNÓSTICO NUMÉRICO EM EMBARCAÇÕES DE ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR VISANDO Á OTIMIZAÇÃO VIBRO-ACÚSTICA

  • Data: 11/11/2017
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  • A utilização de embarcações para atendimento hospitalar tem sido um dos principais meios utilizados algumas prefeituras pertencentes aos estados da Amazônia Legal para levar assistência médica e odontológica para comunidades situadas em localidadesdistantes. Essas embarcações foram denominadas pelo Ministério da Saúde de Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF). O projeto dessas unidades, entretanto, é diferenciado, em muitos aspectos, pois prevê a instalação de equipamentos não presentes nas demais embarcações convencionais. Além disso, o serviço desempenhado nessas unidades necessita de condições vibro-acústicas satisfatórias de modo que os profissionais de saúde possam executar os procedimentos corretamente. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise numérica através do Método de Elementos Finitos para avaliar as propriedades modais e acústicas da embarcação de atendimento médico. O trabalho contemplou duas análises: modal e acústica. Na análise modal, foram considerados como objetos de estudo o eixo, hélice e a própria estrutura da UBSF, pois estas são as principais fontes de excitação. Já a análise acústica buscou averiguar as principais fontes de emissão de ruído e a sua propagação no interior da UBSF. Nesta segunda análise, foi possível prever o nível de pressão sonora global e em bandas de oitava no interior da embarcação. Foram utilizados os softwares Ansys e Comsol para as análises modal e acústica, respectivamente. Após as análises, comparou-se os dados obtidos com as principais normas nacionais e internacionais relacionadas ao assunto. Os resultados encontrados neste estudo demonstraram que o modelo de referência proposto pelo Ministério da Saúde não atendeu aos critérios estabelecidos pelas normas. Propõe-se, assim, como soluções para atenuar os efeitos indesejados oriundos dos fenômenos vibro-acústicos a utilização de materiais com propriedades absorvedoras e aumento na rigidez estrutural da embarcação. Tais medidas permitiriam oferecer aos usuários e tripulantes melhorias no conforto e nas condições de prestação dos serviços de atenção básica da saúde.



  • JAISON DE MOURA CARDOSO
  • MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL DE UM CORREDOR LOGÍSTICO DO ARCO NORTE

  • Data: 11/10/2017
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  • O Brasil, atualmente, segundo maior produtor de soja no mundo com perspectiva contínua de crescimento verifica gargalos logísticos no processo de escoamento, justificada principalmente, pela falta de terminais de integração e baixa utilização em conjunto de modais logísticos. Neste contexto se torna importantes estudos na melhoria do processo de movimentação da soja nos terminais e portos, sobretudo as novas rotas de exportação desencadeadas pelos corredores do chamado Arco Norte. Esta dissertação descreve a construção de um projeto apresentando uma análise na movimentação e no processo de escoamento de grãos de soja em um corredor de exportação pertencente ao Arco Norte, através de estudos relacionados a Teoria de Filas, técnicas de Modelagem e Simulação, utilizando linguagem de programação Visual Basic Application (VBA) e software especializado. Para isso, foi necessário entender a extensão do problema e os aspectos singulares que envolvem o sistema logístico de um corredor do Arco Norte. A partir dessa análise, foi possível a construção e validação do modelo. Com a validação do modelo, foram executados vários cenários para melhoria da movimentação e exportação da soja brasileira.

  • JOSE RODRIGO CRISTO CUNHA
  • MODELAGEM (BIDIMENSIONAL - 2DH) HIDRODINÂMICA APLICADA NO ESTUÁRIO DO RIO GUAMÁ (ESTADO DO PARÁ/BRASIL)

  • Data: 01/09/2017
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  • The estuary of the Guamá river with 160Km of extension is located between the municipalities of Belém (1º 27 '21 "S and 48º 30' 14" W) and São Miguel do Guamá (1º 37 '37 "S and 47º 28' 58" W ), is part of the Guamá river basin and is a tributary of the Pará river, its source is located near Ourém. We attempted to determine the morphological characteristics, the hydrodynamic circulation pattern, through simulations of the Guamá river estuary during the tides of syzygy and quadrature. Also, the magnitudes of tidal currents were determined in those periods and areas with potential energy by macromar's currents were identified. The methodology followed the following steps: (1) bibliographical survey (2) data acquisition (bathymetry, tidal level, flow, precipitation, temperature), (3) data processing: bathymetry in Surfer; time series of tide level in Excel environment; (4) the processed data were then submitted to analysis, and the model implementation was carried out; finally, the model generates the simulations that are properly distant: ebb tide, flood, quadrature and syzygy. From the maps, mean vertical current patterns were generated along a tidal and quadrature tide cycle (ebb tide, ebb tide, ebb tide and ebb tide). Through the SisBaHiA was made the simulation of 30 days from 06/15/2009, the level curve was generated according to the data measured in the field for a period of 4 days (06/19/2009 to 06/22/2009 ). The tide elevation curve measured during these days had its values varying at least 0.51 m and at maximum 3.6 m, comparing with the result of the model where it had as a result of minimum tidal elevation 0.5872 and maximum of 3.6187. Finally, areas with potential energy by macromar's currents in the Guamá river estuary were identified. In the tide of sizígia, 4 areas with energy potential were verified, with current velocities between 1.12 m / s and 1.47 m / s in the mid-tide, the tide of preamar and the tidal half-tide and their respective densities respectively 955, 2290 and 855 W / m². In the quadrature tide, two areas with energy potential were verified, with current velocities between 1.16 m / s and 1.17 m / s in the mid-tide, and half-tide ebb and their densities, respectively 780, 500 W / m².

  • YURI VICTOR REMIGIO GUEDES
  • ANÁLISE DE RESISTÊNCIA AO AVANÇO COM A INDUÇÃO DE TURBULÊNCIA ATRAVÉS DE APÊNDICES NA REGIÃO DE POPA DE UMA EMBARCAÇÃO

  • Data: 30/08/2017
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  • O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NA ANÁLISE DO FLUXO EM TORNO DE UM CASCO PARABÓLICO WIGLEY COM A INSERÇÃO DE UMA COVINHA NA POPA DO CASCO. O CONCEITO PROPOSTO SURGE DA ANALOGIA COM O FLUXO EM TORNO DE UMA BOLA DE GOLFE, ONDE O COEFICIENTE DE ARRASTO, PARA CERTAS VELOCIDADES, DIMINUI EM 50% AO COMPARAR O COMPORTAMENTO DO FLUXO EM TORNO DE UMA BOLA LISA E UMA BOLA COM COVINHAS. PARA A ANÁLISE, A DINÂMICA DE FLUIDOS COMPUTACIONAL FOI UTILIZADA ATRAVÉS DO SOFTWARE ANSYS FLUENT, ONDE AS EQUAÇÕES DE FLUXO DE FLUIDO PARA O CASCO SEM COVINHAS FORAM RESOLVIDAS, PERMITINDO A VALIDAÇÃO DA MALHA ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO COM OS RESULTADOS EXPERIMENTAIS EXISTENTES. EM SEGUIDA, O FLUXO EM TORNO DO CASCO COM COVINHAS FOI RESOLVIDO PARA VERIFICAR AS MUDANÇAS NO FLUXO COM O NÚMERO FROUDE DE 0.267 E 0.408. É POSSÍVEL OBSERVAR UMA ALTERAÇÃO NA SUPERFÍCIE LIVRE NA REGIÃO DA POPA, COM A APARÊNCIA DE UM CAVADO PERTO DE ONDE O APÊNDICE FOI INSERIDO. COM RELAÇÃO À RESISTÊNCIA AO ARRASTO, O COEFICIENTE DE ARRASTO PARA O MODELO FROUDE MENOR AUMENTOU E UMA REDUÇÃO PARA O MODELO FROUDE MAIOR FOI OBSERVADA QUANDO COMPARADO AO MODELO NUMÉRICO VALIDADO, DANDO UMA INDICAÇÃO DO COMPORTAMENTO PARA VELOCIDADES BAIXAS E ALTAS. TAMBÉM HOUVE MUDANÇAS NOS CAMPOS DE PRESSÃO NA SUPERFÍCIE LIVRE, BEM COMO NO CORTE DA PAREDE DO CASCO.

  • ALAN MONTEIRO BORGES
  • AFERIÇÃO DE DEMANDA DE TRANSPORTE HIDROVIÁRIO URBANO ATRAVÉS DO MÉTODO DE PREFERÊNCIA DECLARADA: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - RMB.

  • Data: 02/03/2017
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  • Este estudo apresenta a aplicação do Método de Preferência Declarada com o objetivo de verificar se haverá demanda e possivelmente migração entre modal rodoviário (automóvel particular) e o modal hidroviário (embarcação), bem como verificar quais atributos são mais relevantes para que haja essa migração entre modais numa área na cidade de Belém-PA. Para tanto foi aplicado o Método de Preferência Declarada na área de estudo que compreende o Distrito de Icoaraci, distante cerca de 25 km do centro de Belém e conta com uma área propicia ao transporte hidroviário pela Baía de Guajará. Na pesquisa foi determinado o grau de aceitação do transporte hidroviário por barco e quais os atributos que este modal deve apresentar para se tornar atrativo aos usuários que fazem viagens diárias para Belém. Foi apresentado um grupo de cartões com as opções dos atributos: tarifa, tempo de viagem, conforto e segurança. Os usuários do transporte individual poderiam escolher a opção contendo os níveis dos atributos que mais satisfaziam sua necessidade numa viagem por barco, ou simplesmente não escolher nenhum e continuar utilizando seu automóvel. Assim pode-se modelar a função utilidade levando em consideração as escolhas dos usuários. O trabalho concluiu que existe uma demanda por transporte hidroviário, 81,7% escolheram pelo menos uma opção de serviço por barcos, porém os usuários são mais sensível aos atributos “tarifa” e “tempo de viagem”, quando se aumenta os valores desses atributos a demanda diminui consideravelmente, este fato confirma a hipótese da pesquisa. Os impactos na mobilidade urbana com o planejamento dos transportes também são analisados a luz dos resultados obtidos pelos experimentos realizados neste trabalho.

     

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