|
Descrição |
|
|
-
JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA
-
ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE VALOR AGREGADO NO PROJETO DO NAVIO POLAR ALMIRANTE SALDANHA: UM CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA OPERACIONAL
-
Data: 11/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
A indústria naval brasileira é um setor de extrema complexidade, que envolve uma série de desafios técnicos, logísticos e regulatórios. A produção de navios e embarcações requer um alto nível de conhecimento especializado e capacidade tecnológica, abrangendo desde o projeto de engenharia, a construção e comissionamento do meio. Com isso, a gestão eficiente de projetos desempenha um papel crucial nesse setor, uma vez que além dos aspectos técnicos, é mandatória a eficiência dos parâmetros de custo e cronograma.Nesse sentido, o Sistema de Gestão de Valor Agregado (SGVA) proporciona maior rigor e direcionamento efetivo da integração dos processos de planejamento e controle, em especial no que se refere a integração dos processos usualmente tidos como centrais nos projetos complexos, quais sejam: organização, planejamento, contabilidade, relatórios de monitoramento e controle de mudanças. Com isso, essa dissertação busca avaliar a utilização do SGVA no projeto pioneiro do Navio Polar Almirante Saldanha, com vistas a avaliar os desafios da sua implementação no setor, assim como analisar os resultados provenientes da aplicação da ferramenta. Com isso, esta pesquisa tem o intuito de validar o SGVA como uma poderosa ferramenta de gestão de projetos na indústria naval, através de um estudo de caso sobre o supracitado projeto. Nessa perspectiva, observada a grande complexidade relacionada à construção naval, fica evidente a necessidade da implementação de metodologia de gestão de projetos que promova adequado controle de sua evolução, disponibilizando ferramentas eficientes e possibilitando a capacidade de resposta dos gestores envolvidos, a fim de garantir o atingimento fiel dos resultados previstos, dentro dos parâmetros de custo e cronograma determinados.
|
|
|
-
ALISSON SOUSA DA SILVA
-
Avaliação do Desempenho Portuário do Porto de Santana no Contexto do Projeto Arco Norte Através da Análise Hierárquica de Processo - AHP
-
Orientador : MAISA SALES GAMA TOBIAS
-
Data: 07/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O Brasil apresenta uma significativa produção agrícola, cujo escoamento se configura como um desafio logístico e operacional devido a restrições e limitações das infraestruturas de transporte. A análise da viabilidade portuária configura-se como uma questão a ser observada, em particular, na região Norte, com enorme potencial hidrográfico para a navegação e importância econômica, e propostas de soluções logísticas para o escoamento mais eficiente da produção agrícola. Destaque especial se faz para produção agrícola advinda do Centro-Oeste, com rotas de transporte de grãos que saem dessa região, em parte para os estados do Pará e Amapá e, pela Hidrovia do rio Madeira, através do Estado do Amazonas. Nessa perspectiva, surgiu no início da década de 2010 o projeto Arco Norte, propondo uma formação de rede intermodal, com aproveitamento das infraestruturas de transportes existentes e, ainda, novos investimentos, pautado em estimativas de produção para exportação de grãos do Estado do Mato Grosso, em especial, a soja. Dentre os portos considerados, o Porto de Santana - AP se diferencia por sua proximidade junto ao mar e aos destinos da soja, em área disponível para expansão e baixa taxa de ocupação atual. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma pesquisa de natureza documental e de dados, com o objetivo de avaliar os critérios que influenciam no desempenho do Porto de Santana no âmbito do projeto Arco Norte, promovendo uma análise hierárquica de seus condicionantes e identificando os investimentos necessários, na composição da rede intermodal de transporte regional eficiente do porto, frente às expectativas de demanda e expectativas futuras. Para tal, a metodologia partiu de revisão de bibliográfica dos estudos sobre Arco Norte e, ainda, de visitas in loco junto aos stakeholders portuários, para a seleção das condicionantes do Porto de Santana. De posse das condicionantes, foi aplicado um questionário de suporte à aplicação do método de Análise Hierárquica de Processo (AHP), envolvendo os stakeholders ligados ao porto, para a hierarquização como resposta das condicionantes de avaliação do Porto de Santana e seus aspectos críticos. Nos resultados obtidos, desta dissertação, tem-se uma seleção prévia das condicionantes, com base na literatura existente e validado empiricamente junto aos stakeholders. Também, a proposição e uso de instrumento (questionário), para identificação e classificação das condicionantes de viabilidade portuária, através do método AHP. No desfecho da dissertação, estabeleceu-se a ordem de prioridade dos critérios e das alternativas e a relação entre as mesmas, bem como recomendação dos investimentos necessários para credenciar o Porto de Santana no projeto Arco Norte.
|
|
|
-
GUILER OLIVEIRA GARCIA JÚNIOR
-
PREPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DE PASSAGEIROS: ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ
-
Data: 30/11/2023
-
Mostrar Resumo
-
O transporte fluvial é o meio de transporte mais importante na movimentação de pessoas e cargas no Estado do Pará, é responsável por fomentar a qualidade de vida da população. Os terminais hidroviários da região apresentam um planejamento logístico bastante rudimentar no que diz respeito à sua dinâmica operacional. O que traz diversos transtornos para quem utiliza o meio de transporte para o seu deslocamento. O presente trabalho teve como finalidade, o desenvolvimento de um instrumento para avaliação da qualidade dos serviços ofertados nos terminais de passageiros nos municípios de Belém e de Salvaterra, no Marajó. Através da metodologia observacional, por meio da aplicação dos questionários avaliativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e de uma pesquisa Survey. Foi atestado que os terminais hidroviários não estão operando de forma eficiente e que os fatores encontrados, como a falta de segurança, policiamento, acessibilidade, estacionamentos inadequados, funcionários não capacitados e entre outros, dificultam as operações nas instalações portuárias. Os resultados permitiram a identificação dos problemas no acesso e na circulação dos usuários nos terminais hidroviários, além de propor melhorias em suas infraestruturas, na acessibilidade e mobilidade, impactando diretamente na qualidade de vida dos passageiros.
|
|
|
-
CLAUDIO PATRICK LOPES RIBEIRO
-
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO EM SISTEMAS DE BALIZAMENTO: UM ESTUDO DE CASO PARA REGIÃO AMAZÔNICA
-
Data: 24/11/2023
-
Mostrar Resumo
-
Ao examinar a estrutura de transporte historicamente estabelecida no Brasil, evidenciou-se a ausência de uma abordagem sistemática e multimodal, assim como a falta de uma perspectiva estratégica a médio e longo prazo. Essas circunstâncias resultam na criação de uma infraestrutura deficiente e desigual entre os diferentes modais, como é notável no caso do transporte hidroviário. Portanto, o estudo em questão concentrou-se na análise da infraestrutura de segurança da navegação nos rios da Amazônia, com ênfase nos cursos fluviais dos rios Pará, Amazonas, Tapajós e Trombetas, abrangendo 159 Sinais de Auxílio à Navegação. Ao longo dos últimos anos, esses sinais têm enfrentado contínuos desafios de degradação devido a altos índices de vandalismo, abalroamento e dificuldades no atendimento. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo compreender as vias de navegação internas mencionadas, em conjunto com a avaliação das condições atuais dessas rotas, a fim de avaliar e analisar os sistemas de balizamento nelas existentes. Para alcançar esse objetivo, foi essencial recorrer a parâmetros normativos que governam o processo de avaliação e análise de riscos de balizamento de uma hidrovia.
|
|
|
-
LANDRIN SANDIN GONÇALVES DE OLIVEIRA FILHO
-
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE EMBARQUE DE NAVIOS DE GRÃOS UTILIZANDO MODELO DE SIMULAÇÃO: Estudo de caso no complexo portuário do itaqui
-
Data: 20/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
O porto do Itaqui, Maranhão/Brasil, consolidou a sua posição de destaque no arco norte, sendo o único a movimentar grãos em quantidade acima do seu potencial, estimado para exportar cerca de 12 milhões de toneladas em 2020 e fechou o ano com 12,1 milhões de toneladas de grãos movimentadas. O crescimento das exportações se deu com a consolidação da 2a fase do Terminal de Grãos do Porto do Itaqui - Tegram somados aos investimentos feitos na ampliação, com adoção de medidas para melhorar a operacionalização, com a otimização dos acessos, da dragagem dos berços e dos canais de acesso, proporcionando aumentar a capacidade de movimentar de 20 milhões de toneladas em 2025. O presente trabalho se propõe a escolher o cenário entre os modelos simulados, que apresente os melhores resultados nas operações de carregamento de navios de grãos, com a aplicação de processos estocásticos através da técnica de modelagem e simulação utilizando software especializado, que proporcione a otimização da capacidade produtiva do porto do Itaqui. Para o desenvolvimento do modelo foi utilizado o software Arena e através de dois cenários alternativos foram feitas análises em relação aos tempos de espera no fundeio, número de navios atendidos e índice de ocupação.
|
|
|
-
WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL
-
ANÁLISE ESTRUTURAL E A DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS METODOLÓGICOS PARA COMPOSIÇÃO DE FORÇAS E ENERGIA DE IMPACTO
-
Data: 26/09/2023
-
Mostrar Resumo
-
As embarcações atuantes na navegação fluvial na Amazônia e no mundo ainda se deparam com adversidades causadas pela carência de padronização normativas e falta de obediência às mesmas, muitas vezes implicando em acidentes como, por exemplo, colisão de comboios fluviais em pilares de pontes, fatos que causam enormes prejuízos socioeconômicos aos municípios localizados nas circunvizinhanças das pontes. Esta dissertação tem a finalidade de propor o projeto de uma defensa flutuante para a ponte sobre o rio Guamá, primeiramente a partir da análise de parâmetros necessários para dimensionamento de energia e força de impacto para colisões de embarcações contra infraestrutura de vão de ponte, a avaliação da frequência anual de colapso, que depende de um estudo de probabilidades envolvidas no impacto e, finalizando com uma análise estrutural estática, via elementos finitos, do comportamento da estrutura sob impacto. A metodologia utilizada baseia-se, primeiramente, no conhecimento das embarcações que comumente navegam na hidrovia Guamá-Capim, seguida da utilização de equações estaticamente equivalentes de força e energia de impacto de diferentes estudos e normas internacionais e delimitação de variáveis suficientes para o cálculo de diversas probabilidades envolvidas no estudo de colapso da ponte. Os resultados normativos indicam que a força de impacto advinda da AASHTO é mais conservativa que da Eurocode 1, e a diferença média entre as energias nos diferentes ângulos de impacto é de 4,06 MJ para uma velocidade de impacto de 4,5 m/s. Para impactos frontais, AASHTO e Eurocode 1 possuem resultados próximos para velocidade de impacto de 4,5 m/s. Além disso, as frequências anuais de colapso foram obtidas em função da quantidade de embarcações, da velocidade de impacto e da resistência da ponte, e sugerem a necessidade de um sistema de proteção flutuante para a ponte. Com isso, as análises estruturais, realizadas em três diferentes geometrias da defensa, chamados “módulos”, identificaram a maneira como a energia se dissipa durante o impacto. A primeira parte da conclusão indica que, para propostas de sistemas de proteção de pontes contra colisões de comboios, as melhores abordagens são as representadas pelas normas americana e europeia, devido à clareza na entrega de estimativas de energia e força de impacto, e por proporcionar uma noção sobre a capacidade necessária para as defensas flutuantes suportarem impacto de comboios, fato este que foi verificado pelas análises estruturais.
|
|
|
-
ROBERT WILLIAN QUEIROZ FARIAS
-
MODELAGEM HIDRODINÂMICA DO POTENCIAL ENERGÉTICO NA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA DO AMAPÁ (AMAZÔNIA ORIENTAL - BRASIL)
-
Data: 30/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo centrou-se na análise e dinâmica das correntes de maré visando à geração de energia natural em estuários, com base em um estudo de caso realizado em uma região costeira com influência significativa das marés. Portanto, a investigação hidrodinâmica desempenha um papel crucial na previsão e produção de energia a partir do fluxo natural das correntes. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi a geração de cenários hidrodinâmicos na Plataforma Continental Interna do Amapá (PCIA) com base na criação de padrões de correntes ao longo de um ciclo lunar (sizígia e quadratura) que inclui 1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, o estofo de preamar e de baixamar. A metodologia empregada consistiu nas seguintes etapas: realização de uma revisão bibliográfica abrangente, determinação das características geomorfológicas do leito do Canal do Varador por meio da utilização de um modelo SRTM para a análise do relevo, criação de cenários hidrodinâmicos na PCIA com base no uso do modelo hidrodinâmico 2DH (Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental - SisBaHia), digitalização dos contornos costeiros e marítimos utilizando o software Surfer para a criação das malhas e domínios necessários para a elaboração do modelo hidrodinâmico, tratamento dos dados de vento, constantes harmônicas e parâmetros de rugosidade no ambiente Excel e sua subsequente incorporação ao modelo hidrodinâmico, validação dos dados para garantir a representação precisa das simulações, identificação das áreas na PCIA com potencial energético por meio das correntes de maré, cálculo do potencial energético das correntes de maré e identificação das tecnologias apropriadas para a geração de energia elétrica com base nas características locais. Por meio da simulação realizada no SisBaHia, foi possível obter uma representação da elevação do nível do mar ao longo de um período de 30 dias a partir de 01/04/2021. Isso permitiu identificar os momentos correspondentes a 1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, o estofo de preamar e de baixamar nos ciclos de maré de sizígia e quadratura. Os resultados das simulações para os ciclos de sizígia e quadratura revelaram duas áreas promissoras localizadas no Canal do Varador, onde as velocidades das correntes de maré variaram de 0,9 a 1,80 m.s-1e a densidade energética variou de 373,61 W.m-2 a 1835 W.m-2. A densidade energética atingiu seu valor máximo no trecho superior do canal, próximo ao Igarapé do Inferno (ilha de Maracá), onde as correntes de maré são mais vigorosas.
|
|
|
-
RHUAN FRACALOSSI MELO
-
PREDIÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE EMBARCAÇÕES DA AMAZÔNIA VIA MACHINE LEARNING
-
Data: 30/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
Estima-se que cerca de dois terços dos custos operacionais estão relacionados ao consumo de combustível das embarcações no modal aquaviário, uma parcela significativa do ponto de vista econômico, uma vez que impacta a viabilidade das operações e eleva o custo dos serviços prestados por empresas e organizações que atuam neste setor. Sob tal motivação, este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um modelo de predição analítica do consumo de combustível de embarcações operantes na região amazônica via machine learning, enfatizando os atributos que mais impactam a variável-alvo, se físicos, construtivos ou operacionais e a relação existente entre eles. Primeiramente, ocorreu o levantamento do banco de dados e pré-processamento dos registros, estabelecendo um padrão geral ao qual devem estar ajustados, de modo a garantir o desempenho ótimo da análise dos dados. O uso dos Algoritmos de Importância dos Atributos, teve, como finalidade, elencar os parâmetros de maior influência sobre o consumo de combustível, proporcionando também uma análise local dos registros acerca de cada atributo e a correlação das variáveis entre si. À posteriori, foram aplicados seis algoritmos de machine learning para extração dos padrões e desenvolvimento do modelo vencedor, avaliado de acordo com métricas de desempenho como Erro Absoluto Médio, Quadrado Médio do Erro, Erro Quadrático Médio e Coeficiente de Determinação. Por fim, foi possível investigar as principais características físicas, construtivas e operacionais das embarcações na região amazônica, como comprimento, boca, pontal, entre outras, e comprovar a eficácia dos modelos de aprendizado de máquina. O modelo preditivo desenvolvido com o algoritmo CatBoost obteve um coeficiente de determinação de 91%, fornecendo previsões satisfatórias para o consumo de combustível em embarcações conhecidas.
|
|
|
-
VÂNIA FIGUEREDO COELHO GUEDES
-
MODELO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DA ALTURA DE MARÉ METEOROLÓGICA EM CANAIS DE ACESSO PORTUÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO RIO PARÁ
-
Data: 23/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho trata de um modelo de redes neurais artificiais (RNA) criado para determinar a previsão da altura da maré meteorológica em canais de acesso portuário tendo como ênfase o estudo no rio Pará que é entrada de acesso ao Complexo Portuário de Barcarena – PA. Realizou-se um estudo detalhado sobre séries temporais, em específico, a maré astronômica na região, proporcionando a obtenção da análise harmônica e geração das constantes harmônicas da maré e posterior previsão da maré astronômica da região em estudo. Na sequência, foram desenvolvidas as RNA’s com os dados de maré astronômica como entrada e de maré meteorológica como saída. As redes neurais foram geradas utilizando-se o conceito de Rede Perceptron e foram treinadas mediante a aplicação do algoritmo backpropagation. As RNA’s criadas para prever a maré meteorológica, foram desenvolvidas separadamente para três estações distintas em posições estratégicas (Ilha dos Guarás, Soure e Ilha de Mosqueiro) para avaliação dos dados conforme se adentra no estuário. Os valores de raiz do erro relativo quadrático médio (RMSE) foram de 0,0566 para Ilha dos Guarás, 0,0752 para Soure e para Ilha de Mosqueiro igual a 0,13, o que comprova que, quanto mais se adentra no rio, maiores são os erros entre os valores, ou seja, menor é a influência da maré astronômica nas alturas da maré meteorológica.
|
|
|
-
LUCIO CARLOS PINHEIRO CAMPOS FILHO
-
MODELO DE PREVISÃO DE CALADOS OPERACIONAIS E CAPACIDADES DE CARGA DE COMBOIOS FLUVIAIS VIA MACHINE LEARNING A PARTIR DE TEMPERATURAS E PRECIPITAÇÕES OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO
-
Data: 22/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
As vias navegáveis interiores são vulneráveis às alterações climáticas, uma vez que a navegação fluvial depende dos níveis das águas. A exemplo disso, tem-se os impactos das mudanças de temperatura e pressão no Oceano Pacífico que acarretam alterações no ciclo hidrológico, em especial na precipitação, ocasionando mudanças na configuração sazonal das lâminas d’água, sofrendo influências do El Niño e La Niña. Esta sazonalidade de cursos d'água fluviais se caracteriza como um fator limitante do transporte nas localidades em que esta limitação é considerável, afetando diretamente as condições de carregamento das embarcações que utilizam as vias navegáveis, fato este que justifica a importância do desenvolvimento de ferramentas capazes de aferir e analisar estas influências negativas, a fim de mitigá-las. Atrelado a isso, destaca-se que nestes cursos fluviais, outro ponto de destaque que influencia diretamente na navegação se caracteriza pela escassez e qualidade de dados de estações pluviométricas e fluviométricas in situ para utilização em modelos de previsão, fatos estes que justificam a utilização de dados obtidos via satélite. Dentro deste contexto, portanto, este trabalho objetivou a elaboração de um modelo de previsão de lâminas d’água e calados operacionais via Redes Neurais Artificiais do tipo Perceptron Multicamada e Rede Neural Recorrente a partir de temperaturas e precipitações obtidas por satélite com a plataforma Google Earth Engine, a fim de possibilitar a obtenção das capacidades de carga de uma embarcação tipo para uma dada hidrovia, avaliando em condições de cheia e estiagem os impactos a este transporte. Como forma de validar os modelos desenvolvidos, aplicou-se um estudo de caso para o Rio Madeira, no trecho de Porto Velho à Cujubim, na Bacia Amazônica, no Brasil, onde a movimentação de cargas, em especial o transporte de grãos, é pujante e dependente do modal hidroviário. As condições planialtimétricas da via navegável foram avaliadas em termos de profundidade e largura com a geração do Modelo Digital de Elevação e aplicação do software “DimChannel” (Dimensioning of Navigation Channel) no processo de dimensionamento geométrico do canal de navegação. Os resultados obtidos para o estudo de caso mostraram-se satisfatórios e tornaram possível a validação dos módulos desenvolvidos e possibilitaram a aferição das perdas de capacidade nos períodos de estiagem, bem como a verificação de gargalos de navegação.
|
|
|
-
RODRIGO DOS SANTOS SAAVEDRA
-
ESTRATÉGIA PARA SELEÇÃO DE SISTEMA PROPULSIVO: CASO DA ROTA MIRITITUBA-VILA DO CONDE
-
Orientador : NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
-
Data: 23/05/2023
-
Mostrar Resumo
-
No campo das análises complexas, como as que envolvem perspectivas de unidades incomparáveis dentro de um mesmo estudo, é inerente a necessidade de métodos que possam medir o desempenho às decisões sem perder informações e diante de diferentes fatores. Para medir os ganhos em termos de eficiência de transporte, a pesquisa apresenta um novo método integrado de tomada de decisão para comparar desempenhos de sistemas de propulsão alternativos para comboios fluviais localizados na rota Miritituba-Vila do Conde. O trabalho também é motivado pelo aumento da produção e das exportações na região amazônica, tomadas por vias navegáveis interiores, que podem causar problemas futuros decorrentes do aumento significativo da navegação na região. Depois de analisar diversos fatores que influenciam o desempenho da região, foi feita uma avaliação pelas perspectivas de segurança, custos e eficiência energética, destacando também o uso abordagens modernas para os métodos MCDM utilizados na pesquisa, abordando os resultados e as vantagens de cada método. Para verificar a confiabilidade do método proposto, foi utilizada uma análise de sensibilidade pelo método ELECTRE. Ambos os resultados demonstraram que a utilização da propulsão diesel-elétrica com propulsores azimutais na rota estudada aumentaria a eficiência energética da navegação e a segurança em comparação às demais alternativas avaliadas, sendo, portanto, a alternativa com maior desempenho da análise. A comparação de métodos e resultados mostrou a veracidade dos resultados obtidos em um processo de análise, mesmo sob perspectivas incomparáveis. A principal contribuição desta pesquisa é a integração de diferentes perspectivas sem a perda de informações, conceituando diferenças entre as alternativas apresentadas. Acredita-se que o processo adotado contribuirá veementemente para uma melhor análise de sistemas específicos sob múltiplas perspectivas, proporcionando uma tomada de decisão simples, mas confiável.
|
|
|
-
DEMETRIO DIB HAGE NETO
-
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA NA REGIÃO AMAZÔNICA: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO PARÁ
-
Data: 30/03/2023
-
Mostrar Resumo
-
A celeridade e a evolução constante das relações econômicas e das competições de mercado trazem à tona a necessidade de repensar as estratégias logísticas atuais e fomentar novas formas de operação de transporte, a fim de possibilitar a integração dos participantes do processo, bem como integrar os modais e recursos envolvidos na cadeia de suprimentos. Diante desse cenário de necessidade de evolução e modificação das relações de mercado, o uso e a implementação de projetos de Centros de Integração Logística ganham destaque como uma forma de aprimoramento da realidade logística. Corroborando com esta realidade, a presente pesquisa teve como objetivo principal a verificação da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implantação de um Centro de Integração Logística no Estado do Pará - CILOG, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para verificação da viabilidade de implementação, foram consultados dados relativos aos fluxos de carga no estado e locais de produção nas áreas adjacentes, bem como às potencialidades, percalços e particularidades dos modais que constituem o sistema de transportes do estado, tendo como cernes principais a realização da verificação e avaliação, de forma holística e sistemática, da viabilidade e dos benefícios gerados a partir da implementação do CILOG para atendimento das necessidades de escoamento da demanda de mercadorias produzidas no mesmo Estado, bem como das advindas dos estados adjacentes, sob a ótica da demanda de escoamento da produção, disponibilidade de modais e localização geográfica. Para tal, aplicou-se uma metodologia híbrida AHP-SWOT para definição dos critérios e fatores decisórios que caracterizam a implantação de solução logística do tipo Centro de Integração Logística (CILOG) na Região Amazônica, bem como a definição da melhor localização para esta implantação, tomando-se como base três alternativas locacionais: Santarém (nas margens do Rio Amazonas), Alça Viária (nas margens do Rio Guamá) e Miritituba (nas margens do Rio Tapajós).
|
|