Notícias

Banca de DEFESA: JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA
DATA: 11/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA NAVAL
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE VALOR AGREGADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL BRASILEIRA: UM CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA OPERACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

 Construção Naval; Gestão de Cronograma; Gestão de Orçamento; Gestão de Projetos; e Sistema de Gestão de Valor Agregado.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
SUBÁREA: Tecnologia de Construção Naval e de Sistemas Oceânicos
ESPECIALIDADE: Métodos de Fabricação de Navios e Sistemas Oceânicos
RESUMO:

A indústria naval brasileira é um setor de extrema complexidade, que envolve uma série de desafios técnicos, logísticos e regulatórios. A produção de navios e embarcações requer um alto nível de conhecimento especializado e capacidade tecnológica, abrangendo desde o projeto de engenharia, a construção e comissionamento do meio. Com isso, a gestão eficiente de projetos desempenha um papel crucial nesse setor, uma vez que além dos aspectos técnicos, é mandatória a eficiência dos parâmetros de custo e cronograma.

Nesse sentido, o Sistema de Gestão de Valor Agregado (SGVA) proporciona maior rigor e direcionamento efetivo da integração dos processos de planejamento e controle, em especial no que se refere a integração dos processos usualmente tidos como centrais nos projetos complexos, quais sejam: organização, planejamento, contabilidade, relatórios de monitoramento e controle de mudanças.

Com isso, essa dissertação busca avaliar a utilização do SGVA no projeto pioneiro do Navio Polar Almirante Saldanha, com vistas a avaliar os desafios da sua implementação no setor, assim como analisar os resultados provenientes da aplicação da ferramenta. Com isso, esta pesquisa tem o intuito de validar o SGVA como uma poderosa ferramenta de gestão de projetos na indústria naval, através de um estudo de caso sobre o supracitado projeto.

Nessa perspectiva, observada a grande complexidade relacionada à construção naval, fica evidente a necessidade da implementação de metodologia de gestão de projetos que promova adequado controle de sua evolução, disponibilizando ferramentas eficientes e possibilitando a capacidade de resposta dos gestores envolvidos, a fim de garantir o atingimento fiel dos resultados previstos, dentro dos parâmetros de custo e cronograma determinados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2358914 - MOUNSIF SAID
Interno - 1913383 - PAULO CORDEIRO MACHADO
Interno - 1991843 - PEDRO IGOR DIAS LAMEIRA
Externo à Instituição - VITOR WILLIAM BATISTA MARTINS
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 21:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1