Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELE MIRANDA RODRIGUES

DISCENTE: IZABELE MIRANDA RODRIGUES
DATA: 19/10/2023
LOCAL: DEFESA REMOTA

INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS ESTUARINAS NOS PORTOS DE VILA DO CONDE E TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR (SETOR 3: CONTINENTAL ESTUARINO AMAZÔNIA)

porto; qualidade da água; estuário; IQA.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica

A atividade portuária, essencial para a sociedade global permite a interação e transporte de cargas. No Brasil o crescimento dos portos é significativo, principalmente na região Amazônica cercada por rios. Por outro lado, a atividade também traz impactos negativos para o meio ambiente, no Estado do Pará, precisamente nas regiões portuárias de Vila do Conde e do Terminal Petroquímico de Miramar. Os portos instalados nestas regiões movimentam diversos tipos de cargas, como: minérios, fertilizantes e derivados do petróleo. Diante disto, este estudo busca avaliar os efeitos e influências na qualidade da água dos estuários dos rios Pará e Guamá, respectivamente, dada as atividades desenvolvidas em cada porto e os feitos sinérgicos que se fundem, uma vez que os portos estão localizados próximos a áreas urbanas. A pesquisa teve cunho quali – quantitativo, foram realizadas coletas de amostras em 07 pontos adjacentes a cada porto, durante os anos de 2020 e 2021, que avaliou parâmetros físico-químicos e biológicos, estes dados foram tabulados e organizados, de acordo com os períodos sazonais chuvoso (janeiro e março) e seco (agosto e setembro) e com o uso do Software PAST versão 4.13 testes estatísticos de regressão e correlação (Teste de Shapiro Wilk) para a verificação da significância e homogeneidade de cada amostra, além do cálculo de médias, valores máximos, mínimos e desvio padrão e cálculo do IQA CETESB para a classificação da qualidade da água das regiões estudadas. Na região portuária de Vila do Conde, o IQA para ambos períodos foi classificado como “ruim” e valores significativos na concentração de alumínio, intensificado pela presença de um grau de acidez elevado, os parâmetros: Coliformes Termotolerantes, turbidez e condutividade elétrica apresentaram valores elevados no período chuvoso, a concentração de OD foi menor no período seco.

Interno - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Presidente - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS
Interno - 2358914 - MOUNSIF SAID