Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE WADSON GERMANO DE SOUZA
DATA: 16/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

APLICAÇÃO DO SISTEMA DE VALOR AGREGADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL: UM CAMINHO PARA A EFICIÊNCIA OPERACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

JJJ


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

A Construção Naval no Brasil é um setor de extrema complexidade, que envolve uma série de desafios técnicos, logísticos e regulatórios. A produção de navios e embarcações requer um alto nível de conhecimento especializado e capacidade tecnológica, abrangendo desde o projeto e engenharia até a construção e montagem final. Além disso, a gestão eficiente de projetos desempenha um papel crucial nesse setor, uma vez que a construção naval envolve uma série de etapas interdependentes e prazos específicos. A coordenação precisa de recursos, mão de obra qualificada, fornecedores e logística é fundamental para garantir a entrega pontual e bem-sucedida dos navios, bem como para otimizar os custos e a qualidade.

Por sua vez, o Sistema de Gestão de Valor Agregado (SGVA) proporciona maior rigor e direcionamento efetivo da integração dos processos de planejamento e controle, em especial no que se refere a integração dos processos usualmente tidos como centrais nos projetos complexos, quais sejam, os que tratam de escopo, qualidade, prazo, custo, risco, recursos humanos (e a organização), materiais, mudanças e relatórios de monitoramento e controle de desempenho do programa, além das previsões de término. A adoção do método requer comprometimento e envolvimento das partes (contratante e contratada) e transparência dos dados coletados ao longo da execução do programa.

Nesse sentido, especialmente em projetos e programas de maior complexidade, como os de Construção Naval, a implementação do SGVA busca garantir uma estrutura sólida para medir e avaliar o desempenho do projeto, proporcionando um controle rigoroso dos custos a ele relacionados, além do acompanhamento do progresso do cronograma, através de índices que possibilitam aferir estimativas do desempenho futuro.

Desse modo, observada a grande complexidade relacionada à construção naval, especialmente no âmbito de projetos estratégicos no setor da Defesa, fica evidente a necessidade da implementação de metodologia de gestão de projetos que promova adequado controle de sua evolução, disponibilizando ferramentas eficientes possibilitando a capacidade de resposta dos gestores envolvidos, a fim de garantir resultados satisfatórios nestes projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2358914 - MOUNSIF SAID
Interno - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Interno - 1991843 - PEDRO IGOR DIAS LAMEIRA
Externo à Instituição - FÁBIO DIAS BAHIA
Notícia cadastrada em: 10/10/2023 10:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2