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Banca de DEFESA: WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL
DATA: 26/09/2023
HORA: 08:30
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

ANÁLISE ESTRUTURAL E A DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS METODOLÓGICOS PARA COMPOSIÇÃO DE FORÇAS E ENERGIA DE IMPACTO


PALAVRAS-CHAVES:

Colisão, Defensas Flutuantes, Impacto de embarcações, Probabilidade de Impacto, Análise Estrutural, Elementos Finitos.


PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

As embarcações atuantes na navegação fluvial na Amazônia e no mundo ainda se deparam com adversidades causadas pela carência de padronização e falta de obediência às normativas, implicando em acidentes causados por colisão de comboios fluviais em pilares de pontes, fatos que causam enormes prejuízos socioeconômicos aos municípios localizados nas circunvizinhanças das pontes. Esta dissertação tem a finalidade de propor o projeto de uma defensa flutuante para a ponte sobre o rio Guamá, primeiramente a partir da análise de parâmetros necessários para dimensionamento de energia e força de impacto para colisões de embarcações contra infraestrutura de vão de ponte, a avaliação da frequência anual de colapso, que depende de um estudo de probabilidades envolvidas no impacto e, finalizando com uma análise estrutural estática, via elementos finitos, do comportamento da estrutura sob impacto. A metodologia utilizada baseia-se, primeiramente, no conhecimento das embarcações que comumente navegam na hidrovia Guamá-Capim, seguida da utilização de equações estaticamente equivalentes de força e energia de impacto de diferentes estudos e normas internacionais e delimitação de variáveis suficientes para o cálculo de diversas probabilidades envolvidas no estudo de colapso da ponte. Os resultados normativos indicam que a força de impacto advinda da AASHTO é mais conservativa que da Eurocode 1, e a diferença média entre as energias nos diferentes ângulos de impacto é de 4,06 MJ para uma velocidade de impacto de 4,5 m/s. Para impactos frontais, AASHTO e Eurocode 1 possuem resultados próximos para velocidade de impacto de 4,5 m/s. Além disso, as frequências anuais de colapso foram obtidas em função da quantidade de embarcações, da velocidade de impacto e da resistência da ponte, e sugerem a necessidade de um sistema de proteção flutuante para a ponte. Com isso, as análises estruturais de três módulos da defensa identificaram a maneira como a energia se dissipa no impacto. A primeira parte da conclusão indica que, para propostas de sistemas de proteção de pontes contra colisões de comboios, as melhores abordagens são as representadas pelas normas americana e europeia, devido à clareza na entrega de estimativas de energia e força de impacto, e por proporcionar uma noção sobre a capacidade  necessária para as defensas flutuantes suportarem impacto de comboios, fato este que foi verificado pelas análises estruturais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARTA CECILIA TAPIA REYES
Interno - 1153306 - NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
Presidente - 1991843 - PEDRO IGOR DIAS LAMEIRA
Interno - 2178195 - VALCIR JOAO DA CUNHA FARIAS
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 10:10
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