Notícias

Banca de DEFESA: LUCIO CARLOS PINHEIRO CAMPOS FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIO CARLOS PINHEIRO CAMPOS FILHO
DATA: 22/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA FACULDADE DE ENGENHARIA NAVAL
TÍTULO:

MODELO DE PREVISÃO DE CALADOS OPERACIONAIS E CAPACIDADES DE CARGA DE COMBOIOS FLUVIAIS VIA MACHINE LEARNING A PARTIR DE TEMPERATURAS E PRECIPITAÇÕES OBTIDAS POR SENSORIAMENTO REMOTO


PALAVRAS-CHAVES:

Precipitação via Satélite. Modelagem Hidrológica. Via navegável. Rede Neural Artificial. Ferramenta Computacional.


PÁGINAS: 207
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

As vias navegáveis interiores são vulneráveis às alterações climáticas, uma vez que anavegação fluvial depende dos níveis das águas. A exemplo disso, tem-se os impactos dasmudanças de temperatura e pressão no Oceano Pacífico que acarretam alterações no ciclohidrológico, em especial na precipitação, ocasionando mudanças na configuração sazonal daslâminas d’água, sofrendo influências do El Niño e La Niña. Esta sazonalidade de cursos d'águafluviais se caracteriza como um fator limitante do transporte nas localidades em que estalimitação é considerável, afetando diretamente as condições de carregamento das embarcaçõesque utilizam as vias navegáveis, fato este que justifica a importância do desenvolvimento deferramentas capazes de aferir e analisar estas influências negativas, a fim de mitigá-las.Atrelado a isso, destaca-se que nestes cursos fluviais, outro ponto de destaque que influenciadiretamente na navegação se caracteriza pela escassez e qualidade de dados de estaçõespluviométricas e fluviométricas in situ para utilização em modelos de previsão, fatos estes quejustificam a utilização de dados obtidos via satélite. Dentro deste contexto, portanto, estetrabalho objetivou a elaboração de um modelo de previsão de lâminas d’água e caladosoperacionais via Redes Neurais Artificiais do tipo Perceptron Multicamada e Rede NeuralRecorrente a partir de temperaturas e precipitações obtidas por satélite com a plataformaGoogle Earth Engine, a fim de possibilitar a obtenção das capacidades de carga de umaembarcação tipo para uma dada hidrovia, avaliando em condições de cheia e estiagem osimpactos a este transporte. Como forma de validar os modelos desenvolvidos, aplicou-se umestudo de caso para o Rio Madeira, no trecho de Porto Velho à Cujubim, na Bacia Amazônica,no Brasil, onde a movimentação de cargas, em especial o transporte de grãos, é pujante edependente do modal hidroviário. As condições planialtimétricas da via navegável foramavaliadas em termos de profundidade e largura com a geração do Modelo Digital de Elevaçãoe aplicação do software “DimChannel” (Dimensioning of Navigation Channel) no processode dimensionamento geométrico do canal de navegação. Os resultados obtidos para o estudode caso mostraram-se satisfatórios e tornaram possível a validação dos módulos desenvolvidose possibilitaram a aferição das perdas de capacidade nos períodos de estiagem, bem como averificação de gargalos de navegação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2316081 - CLAUDIO JOSE CAVALCANTE BLANCO
Interno - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Presidente - 1153306 - NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
Interno - 2178195 - VALCIR JOAO DA CUNHA FARIAS
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 14:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2