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Banca de QUALIFICAÇÃO: WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEVERTON KAIO DE ARAUJO CABRAL
DATA: 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

PROJETO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE DEFENSA FLUTUANTE PARA PROTEÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO GUAMÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Colisão, Defensas Flutuantes, Força e energia de Impacto, Análise Estrutural, Elementos Finitos.


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

As embarcações atuantes na navegação fluvial na Amazônia e no mundo ainda se deparam com adversidades causadas pela carência de padronização e falta de obediência às normativas, implicando em acidentes causados por colisão de comboios fluviais em pilares de pontes, fatos que causam enormes prejuízos socioeconômicos aos municípios localizados nas circunvizinhanças das pontes. Esta dissertação tem a finalidade de propor o projeto de uma defensa flutuante para a ponte sobre o rio Guamá, primeiramente a partir da análise de parâmetros necessários para dimensionamento de energia e força de impacto para colisões de embarcações contra infraestrutura de vão de ponte, e a posterior análise estrural via elementos finitos do comportamento da estrutura sob impacto. A metodologia utilizada baseia-se, primeiramente, no conhecimento das embarcações que comumente navegam na hidrovia Guamá-Capim, seguida da utilização de equações estaticamente equivalentes de força e energia de impacto de diferentes estudos e normas internacionais. Como resultados, a força de impacto advinda da AASHTO é mais conservativa que da Eurocode 1, e a diferença média entre as energias nos diferentes ângulos de impacto é de 4,06 MJ para uma velocidade de impacto de 4,5 m/s. Para impactos frontais, AASHTO e Eurocode 1 possuem resultados próximos para velocidade de impacto de 4,5 m/s. Além disso, espera-se que os resultados das análises estruturais permitem a identificação de pontos críticos e a seleção de perfis estruturais adequados para a dissipação de energia de impacto. A primeira parte da conclião indica que, para propostas de sistemas de proteção de pontes contra colisões de comboios, as melhores abordagens são as representadas pelas normas americana e europeia, visto que estas possuem margens de segurança próximas, fato que proporciona confiança na elaboração do projeto de sistemas de proteção para pilares de pontes, tais como defensas flutuantes; ao passo que, a segunda parte, deverá indicar as principais características do projeto estrutural mais adequado para a ponte sobre o rio Guamá.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARTA CECILIA TAPIA REYES
Interno - 1153306 - NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
Presidente - 1991843 - PEDRO IGOR DIAS LAMEIRA
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 09:38
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