Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERT WILLIAN QUEIROZ FARIAS

DISCENTE: ROBERT WILLIAN QUEIROZ FARIAS
DATA: 20/04/2023
LOCAL: DEFESA REMOTA

APORTE DA MODELAGEM HIDRODINÂMICA NA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO NA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA DO AMAPÁ

Plataforma Continental Interna do Amapá, Canal do Varador. Simulações hidrodinâmicas, SisBahia, Potencial energético.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica

A Plataforma Continental Interna do Amapá - PCIA (50° 44.677' O - 2° 21.359' N e 50° 7.941' O - 1° 48.559' N) é delimitada pela isóbata de 40 m e devido às condições de águas bem misturadas, tem caráter estuarino. O clima é do tipo tropical quente e úmido, com dois períodos: seco (agosto a novembro) e chuvoso (dezembro a julho), controlado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), qu migra do Norte ao Sul, influenciando os parâmetros meteorológicos (t° do ar - 26 °C a 29 °C, chuvas - 3.000 mm.ano-1 , ventos alísios - NE a W e velocidade - 5 e 10 m.s-1). O rio Amazonas produz uma descarga hídrica de 5.7 x 1012 m3 /ano e sólida de 1,1 a 1,3 x 109 ton/ano. O canal do Varador separa o litoral do Amapá (trecho de foz do rio Amapá Grande até próximo ao Cabo Norte) da ilha de Maracá, onde a maré é semi-diurna e varia de altura entre 9 m e 12 m no canal do inferno (hipermaré). As correntes de maré atingem velocidades máximas de 2 m.s-1 (sizígia) e 0,7 m.s-1 (quadratura); as ondas superficiais de amplitude média de 1-2 m até 3 m (fevereiro) podem alcançar velocidades de 30 cm.s-1. O estudo objetiva produzir cenários hidrodinâmicos na PCIA a partir da geração de padrões de correntes médias na vertical, ao longo de um ciclo de maré (sizígia e quadratura) (1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, estofo de preamar e de baixamar) e avaliar o potencial energético através das correntes de maré. A metodologia baseou-se nos seguintes estágios: (1) levantamento bibliográfico; (2) determinação das características geomorfológicas de fundo do Canal do Varador mediante modelo SRTM para análise do relevo; (3) produção de cenários hidrodinâmicos (maré vazante, enchente, quadratura e sizígia) na PCIA, mediante uso do modelo hidrodinâmico 2DH - Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental - SisBaHia. O Surfer foi utilizado para digitalização dos contornos do litoral e mar para a criação de malhas e domínio necessários para elaboração do modelo hidrodinâmico - MH; os dados de vento, constantes harmônicas e parâmetros de rugosidade foram tratados em ambiente Excel e inseridos no MH e posteriormente validados para obter uma representação real das simulações; (4) identificação das áreas com potencial energético por correntes de maré na PCIA; (5) calcular o potencial energético por corrente de maré; e (6) identificar a(s) tecnologia(s) para aproveitamento da energia elétrica a partir das correntes de maré, apropriadas aos aspectos locais. Mediante a simulação no SisBaHiA, fez-se uma simulação de 30 dias a partir do dia 01/04/2021, gerando a curva de nível de elevação da maré, onde foi possível identificar os instantes de 1⁄2 maré vazante, 1⁄2 maré enchente, estofo de preamar e de baixamar para os ciclos de maré de sizígia e de quadratura. Foram ainda identificadas as áreas com potencial energético por correntes de maré na PCIA. Os resultados das simulações do ciclo sizígia – quadratura mostram duas regiões promissoras localizadas no Canal do Varador, com velocidades de 0,9 a 1,80 m.s-1 e densidade energética de 373.61 W.m-2 a 1835 W.m-2. A densidade energética apresenta maior potência no trecho superior do canal próximo ao igarapé do inferno, ilha de Maracá, onde as correntes são mais fortes.

Interno - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Presidente - 6327943 - MAAMAR EL ROBRINI
Interno - 2178700 - MARCUS PINTO DA COSTA DA ROCHA
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES SOUZA SANTOS