Notícias

Banca de DEFESA: RODOLPHO PINTO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODOLPHO PINTO SOARES
DATA: 10/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

SUBSÍDIO PARA DIRETRIZES DE POLÍTICAS PÚBLICAS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO GRAU DE EXCLUSÃO SOCIAL RELACIONADA AO TRANSPORTE EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE PELO USO DO MÉTODO DE NECESSIDADES SOCIALMENTE PERCEBIDAS (NSP)


PALAVRAS-CHAVES:

Exclusão social relacionada ao transporte; Políticas públicas; Método das Necessidades Socialmente Percebidas


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

A exclusão social relacionada ao transporte em áreas de vulnerabilidade provoca a marginalização das pessoas que residem nessa região pela impossibilidade de prover a elas o acesso a oportunidades de emprego, saúde, educação, lazer e outros serviços essenciais à participação plena do indivíduo na sociedade. A cidade de Belém, tanto na região insular quanto das ilhas, apresenta um panorama onde o transporte urbano coletivo está próximo ao seu limite operacional, sendo insuficiente no atendimento de áreas periféricas, fazendo com que a população que reside ali enfrente diários problemas para circular e seja imputada no seu alcance a tais serviços e oportunidades. Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de exclusão social relacionada ao transporte em áreas em situação de vulnerabilidade como subsídio para diretrizes de políticas públicas. A metodologia pode ser dividia em duas partes, a primeira, de caráter qualitativo, é uma revisão bibliográfica, através de fontes secundárias para trazer os pressupostos teóricos do trabalho. Segunda parte, de natureza quantitativa, terá como base o método das Necessidades Socialmente Percebidas, originário das ciências sociais, que tem como etapas a adaptação de outros países de uma lista de itens que são considerados essenciais para o indivíduo viver com qualidade de vida, a aplicação do método, através de entrevistas nas regiões de vulnerabilidade, e a análise dos resultados, pelo uso do programa computacional Microsoft Excel. Com isso, espera-se, através da avaliação da exclusão social relacionada ao transporte em áreas de vulnerabilidade pelo método de NSP, oferecer subsídio para diretrizes de políticas públicas no setor de transporte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Interno - 2178700 - MARCUS PINTO DA COSTA DA ROCHA
Externo ao Programa - 2354184 - MARCUS VINICIUS GUERRA SERAPHICO DE ASSIS CARVALHO
Interno - 1153306 - NELIO MOURA DE FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 08/06/2022 10:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1