Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CATARINA PEREIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA PEREIRA SOUZA
DATA: 18/01/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Repertório de Expressões Faciais de Macacos-Prego do Gênero Sapajus: Revisão de Literatura e Composição de Banco de Fotografias.


PALAVRAS-CHAVES:

expressões faciais; comunicação animal; macacos-prego (Sapajus spp.).


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As expressões faciais estão entre os principais componentes responsáveis pela transmissão de informações no âmbito das relações sociais. As expressões faciais fornecem informações a quem interage com um determinado indivíduo, acerca do seu estado emocional, intenções comportamentais, tipo de relação com o/s alvo/s da expressão emitida e da relação com outros objetos ou acontecimentos presentes no cenário que aquele indivíduo está inserido. A pesquisa sobre expressões faciais encontra-se no escopo da abordagem evolutiva e nos estudos das emoções, tendo o naturalista Charles Darwin como pesquisador pioneiro. A visão universalista do naturalista relativamente à continuidade das expressões das emoções no Homem e nos animais não humanos deu subsídios as diversas abordagens teóricas sobre a coevolução e função das expressões faciais e emoções. Um dos pesquisadores que se destacou ao estudar expressões faciais foi o psicólogo americano Paul Ekman. Sua teoria das emoções básicas descreve que há movimentos faciais específicos e padronizados associados a determinadas emoções, denominados de expressões faciais das emoções. E que dentro desse repertorio de expressões faciais humanas, há um grupo que é universal na sua configuração facial e no processo de reconhecimento. De forma diferente, para a Ecologia Comportamental, as expressões faciais não evoluíram para expressar emoções ou estados internos e sim como ferramentas sociais, que indicariam o comportamento provável dos emissores. Em primatas humanos e não humanos, os repertórios de expressões faciais incluem expressões faciais homólogas e estruturas anatômicas semelhantes. Para o presente estudo, interessa-nos o conhecimento das expressões faciais de macacos do gênero Sapajus, e pretendemos compreender se entre o repertório de expressões faciais que macacos-prego apresentam vamos encontrar um padrão conservado de expressões faciais, como o observado em humanos. O objetivo geral deste trabalho será investigar sistematicamente o repertório de expressões faciais descritas na literatura para macacos-prego do gênero Sapajus, a fim de construir um banco de dados de expressões faciais básicas de macacos-prego cativos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3065564 - ANA CATARINA SEQUEIRA NUNES COUTINHO DE MIRANDA
Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - NELSON TORRO ALVES
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 10:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1