Notícias

Banca de DEFESA: ELIZABETH BEZERRA NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH BEZERRA NEVES
DATA: 21/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Condicionamento de elogios como reforçadores sociais para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo: uma revisão bibliográfica.


PALAVRAS-CHAVES:

estímulos sociais; procedimento de controle discriminativo; pareamento estímulo-estímulo; autismo; elogio.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação social e na interação social de maneira persistente e em múltiplos contextos e pela presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos. Diferenças no padrão de aprendizagem social e sensibilidade a estímulos sociais de crianças típicas e crianças com TEA são identificados com frequência. As Neurociências apresentam evidências sobre os padrões de aprendizagem típicos e atípicos no início da vida; a Abordagem Biocomportamental desenvolve interlocuções entre os dados fisiológicos e as investigações acerca dos processos comportamentais investigados pela Análise do Comportamento. Procedimentos para aumentar o interesse de crianças com TEA em estímulos sociais, a exemplo dos procedimentos envolvendo pareamento estímulo-estímulo (S-S) e controle discriminativo (PCD) têm sido desenvolvidos. Considerando a alta incidência de TEA e a necessidade de corroborar com dados que avaliam a eficiência de procedimentos de condicionamento de elogios como reforçadores, este estudo teórico teve como objetivos: (1) realizar uma aproximação entre evidências de investigações em diferentes níveis de análise relevantes para o fenômeno da aprendizagem social e (2) realizar uma revisão bibliográfica acerca dos procedimentos de pareamento S-S e de PCD para estabelecer função reforçadora a elogios para crianças com TEA. Considerou-se que a interlocução entre as evidências fornecidas pelas áreas do conhecimento mencionadas favoreceria o controle de variáveis como intervalo entre sessões, idade dos participantes e características dos estímulos sociais nos estudos de condicionamento de elogios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EUGÊNIA ANDRÉA LEÃO SANTOS
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 09:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2