Banca de DEFESA: THIAGO PEREIRA CRUZ

DISCENTE: THIAGO PEREIRA CRUZ
DATA: 17/12/2021

Escolhas Alimentares de Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Epilepsia

Epilepsia; Cuidadores; Criança; Adolescente; Escolhas Alimentares.

ÁREA: Psicologia

O presente estudo visou apresentar como estão relacionados o comportamento alimentar, mais precisamente as escolhas alimentares, dos cuidadores de crianças e adolescentes com epilepsia, seus status sociodemográfico e a frequência de crises convulsivas de seus dependentes, além de verificar como estão relacionadas as condições sociodemográficas entre esses indivíduos. Trata-se de um estudo transversal, vinculado ao projeto de extensão intitulado “Abordagem multiprofissional Epilepsia: trabalhando pais e cuidadores” realizado em um hospital universitário referência em doenças neurológicas na região metropolitana de Belém, em que foram entrevistados 42 cuidadores cujos dependentes tinham diagnósticos de epilepsia. Foi observado que as escolhas alimentares estão correlacionadas com o status sociodemográfico dos cuidadores, assim como elas estão correlacionadas com a frequência de crises convulsivas dos seus dependentes. Além disso, foram encontradas correlações entre a idade do cuidador e a frequência de crises convulsivas de seus dependentes e a idade do dependente e a renda familiar. Os achados encontrados neste estudo permitiram identificar o motivo das escolhas alimentares dos cuidadores de crianças e adolescentes com epilepsia, contribuindo para que novos estudos com foco no comportamento alimentar desses indivíduos (tanto dos cuidadores quanto dos seus dependentes com epilepsia) aconteçam futuramente e que desta forma possam vir a contribuir com o desenvolvimento de estratégias para uma assistência nutricional voltada para a orientação de escolhas alimentares mais adequadas por parte da equipe multidisciplinar, de modo auxiliar o tratamento dessas crianças e adolescentes, na remissão dos sintomas e na adesão dietética desses indivíduos.

Presidente - 3065564 - ANA CATARINA SEQUEIRA NUNES COUTINHO DE MIRANDA
Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Interno - 745.829.842-15 - HELLEN VIVIANNI VELOSO CORREA - UFPA