Banca de DEFESA: LARISSA HASNAH QUEIROZ DOS SANTOS

DISCENTE: LARISSA HASNAH QUEIROZ DOS SANTOS
DATA: 02/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual

Limites de Percepção Olfativa do Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus)

Forrageio, aterro, olfato, necrófago, ecologia, urubu-de-cabeça-vermelha

ÁREA: Psicologia

A família Cathartidae é amplamente estudada devido ao seu poder olfativo, visto que as espécies do gênero Cathartes são capazes de localizar alimento através do olfato, sem pistas visuais e em lugares de pouco alcance, além de possuírem aparato olfativo bem desenvolvido. Enquanto o urubu-decabeça-preta (Coragyps atratus), porque dispõe de aparato olfativo menos desenvolvido, concluiu-se que a espécie não possui olfato ou que não o utilizam durante o forrageio. No entanto, poucas evidências e nenhum estudo experimental suporta esta ideia. Dessa forma, nós conduzimos um experimento de campo, em que apresentamos duas opções para os urubus-de-cabeça-preta, uma sacola plástica contendo peixe pútrido e outra sacola contendo areia, servindo como controle. Os indivíduos escolheram a sacola de peixe 81% de vezes em que se aproximaram das sacolas plásticas. A aproximação às sacolas ocorreu com mais frequência quando colocadas em distâncias menores e mostraram pouca reação em 40 e 50 metros. Os urubus-de-cabeça-preta reagiram mais ao peixe com elevado grau de decomposição (7 dias). Os resultados mostram que, provavelmente, o urubu-decabeça-preta utiliza o senso olfativo para identificar sacolas plásticas escondidas contendo alimento, que caracteriza o ambiente de forrageio da espécie em áreas urbanas.

Presidente - 1173379 - CARLOS DAVID DA SILVA OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - GABRIEL MELO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART