Banca de DEFESA: JUAN PABLO ARISTIZABAL GALLEGO

DISCENTE: JUAN PABLO ARISTIZABAL GALLEGO
DATA: 11/11/2021

Intervenção por Neurofeedback em mulheres com alta ansiedade Estado-Traço

Neurofeedback; Ansiedade Estado-Traço; Lobos temporais; Eletroencefalografia Quantitativa.

ÁREA: Psicologia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é uma das categorias diagnósticas de transtornos mentais com maior prevalência na população mundial e com maior impacto na qualidade de vida das pessoas. Neurofeedback é uma ferramenta tecnológica que vem se estabelecendo como um instrumento não invasivo e não medicamentoso de intervenção eficaz para transtornos mentais como a ansiedade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da intervenção por Neurofeedback no tratamento da ansiedade como um traço da personalidade, mensurados no Inventario de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), e estimar o efeito da intervenção nas mudanças dos padrões cerebrais dos ritmos beta e hi-beta nos lobos temporais esquerdo (T3) e direito (T4). Seis mulheres estudantes universitárias destras, foram submetidas a uma condição de controle, na qual não receberam intervenção, e uma condição experimental, na qual receberam cinco (5) sessões de intervenção por Neurofeedback. O protocolo de intervenção aplicado neste estudo foi focado na diminuição da amplitude da banda de frequência de 19-38 Hz nos lobos temporais. Na etapa de controle não se apresentaram mudanças estatisticamente significativas nas respostas ao questionario. Ja na etapa experimental, os resultados indicam uma diminuição estatisticamente significativa dos sintomas da ansiedade reportados, tanto para a forma A-traco, quanto A-estado. Por outro lado, mesmo que houve uma diminuição do poder relativo das bandas de frequência beta e hi-beta, está foi estatisticamente na banda beta nos dois lobos temporais e na banda hi-beta no temporal esquerdo. Em conclusão nos resultados do presente estudo, o Neurofeedback se apresenta como uma ferramenta potencialmente efetiva para o tratamento da ansiedade.

Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Presidente - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Externo à Instituição - MARCELO CAIRRÃO ARAUJO RODRIGUES
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART