Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PEREIRA CRUZ

DISCENTE: THIAGO PEREIRA CRUZ
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Sala 17 - NTPC II

Exploração do comportamento alimentar familiar e crises epilépticas em crianças e adolescentes

Epilepsia; frequência de crises convulsivas; práticas alimentares parentais; padrão alimentar; estado nutriciona

ÁREA: Psicologia

A Epilepsia é uma das principais doenças neurológicas existentes e sua incidência é principalmente em crianças. Sabe-se, através de várias pesquisas, que a dieta pode influenciar no número de crises convulsivas. É provável que o comportamento alimentar dos cuidadores possa modular o comportamento alimentar da criança, influenciando a formação do seu padrão alimentar e consequentemente o seu estado nutricional, podendo ainda afetar a frequência de crises convulsivas e a qualidade de vida da criança e dos pais. Entretanto, ainda não há estudos científicos investigando a associação entre as práticas parentais alimentares e o padrão alimentar, com o estado nutricional e frequência de crises convulsivas em crianças e adolescentes com epilepsia. O objetivo deste estudo, portanto, é investigar a relação entre o comportamento alimentar dos cuidadores e o padrão alimentar, o estado nutricional e a frequência de crises convulsivas de crianças portadoras de epilepsia atendidas na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) do Hospital Bettina Ferro de Souza. A coleta dos dados será realizada por meio dos instrumentos enumerados a seguir: (1) Formulário Sociodemográfico e Clínico, criado especificamente para este projeto, para obtenção de dados das crianças/adolescentes e dos pais e do número de crises convulsivas; (2) Ficha de Avaliação Nutricional para identificação do estado nutricional por meio do IMC obtido pela mensuração de peso e estatura das crianças e adolescentes; (3) Questionário de Compreensão de Práticas Parentais de Alimentação Infantil (Comprehensive Feeding Practices Questionnaire) para identificar quais as práticas alimentares os pais ou responsáveis realizam com as suas crianças; e (4) Questionário sobre o motivo das escolhas alimentares (Food Choice Questionnaire) para identificação dos motivos das escolhas alimentares dos pais. Para a tabulação dos dados serão utilizados os aplicativos Access e Excel da Microsoft Office v. 365 Home e para as análises estatísticas será utilizado o software R v. 3.6.1. Serão feitas análises descritivas e análise de regressão linear múltipla para avaliar a relação entre o comportamento alimentar dos cuidadores e o estado nutricional e a frequência de crises convulsivas; o padrão alimentar das crianças e adolescentes e o número de crises convulsivas; e o estado nutricional e a frequência de crises convulsivas. Espera-se com esta pesquisa identificar alguns comportamentos alimentares dos pais que podem influenciar no tratamento da epilepsia e desta maneira ser possível planejar e desenvolver estratégias nutricionais que auxiliem a família na condução e tratamento da epilepsia e que podem minimizar a frequências de crises convulsivas.

Interno - 1173379 - CARLOS DAVID DA SILVA OLIVEIRA DOS SANTOS
Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Presidente - 327540 - REGINA CELIA GOMES DE SOUSA
Externo ao Programa - 1683116 - ROSEANI DA SILVA ANDRADE