Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA SILVA MADONADO CUNHA

DISCENTE: LETICIA SILVA MADONADO CUNHA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Sala Luiz Carlos de Lima Silveira (Sala 17)

Análise da variabilidade de respostas autocontroladas e impulsivas em participantes inflexíveis e flexíveis

Autocontrole, Regras, Escala de Rigidez, Flexíveis, Inflexíveis, Escala de Impulsividade de Barratt

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva

Considerando: a) a sugestão de que o comportamento autocontrolado de humanos ocorre sob controle de consequências futuras relatadas em regras e que o comportamento impulsivo ocorre sob controle de consequências imediatas; b) os resultados experimentais indicando indivíduos classificados como flexíveis, sob algumas condições, tendem a não seguir regras discrepantes, ou seja, apresentam comportamento sob controle de consequências imediatas e que indivíduos classificados como inflexíveis, sob algumas condições, tendem a seguir regras discrepantes, ou seja, apresentam comportamento sob controle de consequências futuras relatadas em regras, e c) que essa variabilidade comportamental tem sido atribuída a diferentes história pré-experimentais; pergunta-se se a variabilidade comportamental observada em alguns estudos que investigaram o comportamento autocontrolado também pode ser atribuída a diferenças nas histórias pré-experimentais dos participantes. Dessa forma, o objetivo do estudo é expor participantes previamente classificados como flexíveis ou inflexíveis a um delineamento que produz variabilidade comportamental, isto é, tanto comportamentos autocontrolados quanto comportamentos impulsivos, e verificar se os participantes flexíveis tendem a apresentar respostas impulsivas e os participantes inflexíveis tendem a apresentar respostas autocontroladas. Adicionalmente, pretende-se verificar se ocorre correspondência entre a classificação como flexível ou inflexível, o desempenho experimental impulsivo ou autocontrolado e o resultado da aplicação da Escala de Impulsividade de Barratt- BIS. O estudo será dividido em dois experimentos. O objetivo do experimento 01 é expor estudantes universitários a um delineamento experimental similar ao utilizado por Flora et al. (1992) para verificar se há replicação dos resultados, isto é, se ocorre variabilidade comportamental. Ocorrerá variabilidade de respostas se entre seis a nove participantes apresentarem um tipo de responder (impulsivo ou autocontrolado) e os demais outro tipo de responder. O Experimento 2 objetiva investigar se participantes classificados como flexíveis e participantes classificados como inflexíveis, de acordo com a Escala de Rigidez de Rehfisch (1958), emitem mais respostas impulsivas ou mais respostas autocontroladas, quando estes participantes são expostos ao mesmo delineamento do Experimento 1. De forma complementar, será verificado se há correspondência entre a classificação como flexível ou inflexível, o desempenho experimental impulsivo ou autocontrolado e o resultado da aplicação da escala BIS. Os resultados da escala de rigidez serão analisados somando-se os pontos obtidos de acordo com o gabarito da escala de rigidez de Rehfisch (1958). Pontuações entre 0 e 11 serão indicativos de autorrelatos de flexibilidade e entre 29 e 39 serão indicativos de autorrelatos de inflexibilidade. Pontuações entre 12 e 28 serão considerados autorrelatos intermediários. Os dados do teste de autocontrole serão analisados conforme descrito no Experimento 1. Os resultados da escala BIS, serão analisadas de acordo com as respostas dadas por meio de uma escala Likert. Pontuações entre 72 ou mais serão indicativos de autorrelatos de impulsividade e pontuações entre 32 ou menos serão indicativos de autorrelatos de autocontrole. Pontuações entre 33 e 71 serão considerados autorrelatos intermediários. Será afirmado que há uma correspondência entre a variabilidade da escala de BIS o teste de autocontrole se os participantes considerados impulsivos na primeira etapa, apresentarem também pontuações mais altas nesta escala.

Presidente - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 327568 - LUIZ CARLOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART