Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAN PABLO ARISTIZABAL GALLEGO

DISCENTE: JUAN PABLO ARISTIZABAL GALLEGO
DATA: 20/11/2019
LOCAL: Sala Luiz Carlos de Lima Silveira (Sala 17)

Efeito Do Neurofeedback Em Estudantes Universitarios Com Alta Ansiedade-Traço: Percepção Subjetiva Da Ansiedade, Padrões De Ativação Cerebral E Variabilidade Da Frequência Cardíaca

Ansiedade-traço; Neurofeedback; eletroencefalograma (EEG); variabilidade da frequência cardíaca (VFC)

ÁREA: Psicologia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é uma das categorias diagnósticas de transtornos mentais com maior prevalência na população mundial e com maior impacto na qualidade de vida das pessoas. Neurofeedback é uma ferramenta tecnológica que vem se estabelecendo como um instrumento não invasivo e não medicamentoso de intervenção eficaz para transtornos mentais como a ansiedade. O objetivo da pesquisa é avaliar as possíveis mudanças, após 20 sessões de Neurofeedback, sobre três variáveis especificas: a) percepção subjetiva da ansiedade; b) padrões de ativação cerebral de assimetria frontal; e c), Variabilidade da Frequência Cardíaca. Será utilizado um delineamento experimental pré-teste/pós-teste. Os participantes do estudo serão estudantes da Universidade Federal do Pará, destros e de ambos os sexos, entre 18 a 35 anos e que fazem parte do Projeto Newton, que é um projeto de apoio para estudantes de engenharias para o aprendizado de cálculo matemático. Serão selecionados 30 estudantes que apresentem altas pontuações na forma Ansiedade-traço no Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). O Inventário de Ansiedade Estado-Traço servirá como instrumento para a seleção da amostra e como avaliação pós-teste da percepção subjetiva da ansiedade; o questionário sócio-demográfico ajudará na seleção dos participantes que se ajustem aos critérios de inclusão e exclusão; o eletroencefalograma Q-Wiz, o software de captação do sinal Bioexplorer e o Software de processamento de dados TQ-7, serão os instrumentos de avaliação dos padrões de ativação cerebral. Para a avaliação da variabilidade da frequência cardíaca também será usado o eletroencefalograma Q-Wiz e o software Bioexplorer Espera-se que a intervenção com Neurofeedback gere mudanças na percepção subjetiva de ansiedade, os padrões de ativação cerebral e na Variabilidade da frequência cardíaca dos participantes.

Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Presidente - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Externo à Instituição - VALDENILSON RIBEIRO RIBAS