Banca de DEFESA: ALINE LEAO REIS

DISCENTE: ALINE LEAO REIS
DATA: 30/09/2019
LOCAL: Sala 18

Efeitos de diferentes estratégias de Educação Alimentar e Nutricional na adesão à prescrição dietética por adultos com Diabetes Mellitus Tipo 1

Diabetes Mellitus tipo 1; Adesão ao tratamento; comportamento alimentar

ÁREA: Psicologia

O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico de caráter crônico, sua principal característica é a hiperglicemia. Dentre os tipos de diabetes há o Diabetes Mellitus Tipo 1, o qual é resultado da destruição imunomediada de células β pancreáticas com consequente deficiência de insulina. A terapêutica da doença requer a emissão de comportamentos de autocuidado durante toda a vida, tornando difícil a adesão ao tratamento. Para que ocorra tal adesão é necessário substituir rotinas comportamentais relacionadas ao comportamento alimentar. A técnica mindfulness visa essa substituição, pela “tomada de consciência”, e prática do mindful eating. Outra técnica a ser utilizada é a das oficinas culinárias, com o objetivo de aumentar as habilidades culinárias dos participantes e contribuir para melhores escolhas alimentares.  As práticas de mindful eating e oficinas culinárias são bem difundidas em estudos relacionados a outras doenças crônicas não-transmissíveis para a melhora de aspectos psicológicos, mas não em estudos envolvendo pacientes com diabetes Mellitus tipo 1. Objetivo: Analisar os efeitos de diferentes estratégias de educação alimentar e nutricional baseadas em atenção plena e técnicas culinárias na adesão ao tratamento nutricional de adultos com Diabetes Mellitus Tipo 1. Metodologia: Foram utilizados os seguintes instrumentos: Protocolo de Triagem; Protocolo Sociodemográfico e de Histórico Familiar; Roteiro de Hábitos; Aplicativo Glic®; Escala de Conhecimentos sobre Diabetes; Questionário de Atitude no Diabetes Mellitus; Manual de Alimentação e Nutrição para pacientes com Diabetes, The Eating Motivation Survey e Escala de Atenção e Consciência Plenas. O estudo foi analítico-descritivo e experimental, com delineamento longitudinal com duração de 12 semanas. Público-alvo: Adultos entre 20 e 40 anos, com Diabetes Mellitus Tipo 1 há, no mínimo, 1 ano. A coleta de dados ocorreu no Laboratório de Patologia da Nutrição do Hospital Universitário João de Barros Barreto e nas residências dos participantes, os quais foram distribuídos, conforme randomização em blocos, em três grupos: Controle (GC), Intervenção 1(G1; Oficina de alimentação saudável e Prescrição Dietética) e Intervenção 2 (G2; Oficina de alimentação saudável,  Treinamento de discriminação de eventos privados e Oficinas Culinárias). Resultados: Participaram da pesquisa 5 indivíduos randomizados em grupo controle (N=1, P1), Grupo Intervenção 1 (N=2, P2 e P3) e Grupo Intervenção 2 (N=2, P4 e P5). Quando comparados os dados de linha de base e follow up, a análise intergrupos mostrou que G2 aumentou seu escore de autoeficácia em sua percepção sobre habilidades culinárias, diferente de G1, o qual diminui. Destaca-se que os membros de G1 não seguiram a prescrição dietética e os membros de G2 tiveram alterações quanto aos determinantes de escolhas alimentares e aumento no nível de mindfulness pós-intervenções. A análise intra sujeito expôs diferenças entre os sujeitos do G1, destacando-se o estágio de pré-contemplação de P3 e sua dificuldade em aderir ao tratamento, em G2 foi possível observar influência do luto na diminuição de emissão de comportamentos de adesão ao tratamento (P5). Conclusão: As intervenções baseadas em atenção plena e oficinas culinárias foram mais efetivas na adesão ao tratamento nutricional, no que concerne às alterações nos determinantes de escolhas alimentares e nível de mindfulness, enquanto a prescrição dietética mostrou-se insuficiente quanto à adesão ao tratamento nutricional.

Presidente - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Externo ao Programa - 1876577 - LILIANE MARIA MESSIAS MACHADO