Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELLEN SOARES DE MELO

DISCENTE: SUELLEN SOARES DE MELO
DATA: 18/09/2019
LOCAL: Sala Luiz Carlos de Lima Silveira (Sala 17)

O papel da nomeação de estímulos na resolução de tarefas de escolha de acordo com o modelo em crianças

teste de memória, escolha de acordo com o modelo, nomeação, crianças.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

Muitos dos estudos que buscam determinar a função de esquecimento em humanos e não humanos em tarefas de memória de curto-prazo utilizam o procedimento de escolha de acordo com o modelo (delayed matching-to-sample: DMTS). Nos estudos com crianças ou adultos humanos como participantes, pouco ou nada é discutido em relação ao papel da nomeação dos estímulos sobre o desempenho na tarefa. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o papel, caso ocorra, da nomeação de estímulos em tarefas de DMTS em crianças, buscando avaliar se a nomeação pode vir a interferir facilitando ou dificultando o desempenho. Participarão 60 crianças residentes na região metropolitana de Belém, 30 crianças entre 4 e 5 anos e 30 crianças entre 9 e 10 anos. Será utilizado o procedimento de DMTS. Em cada tentativa, um estímulo modelo é apresentado na tela de um computador sensível ao toque e o participante deverá emitir uma resposta de observação, tocando na figura modelo. Após o toque, a figura desaparece e se inicia um atraso com a tela escurecida (que pode variar em segundos), e após o término do atraso, três figuras de um mesmo conjunto serão apresentadas como comparações. Os participantes serão expostos a três condições, a de preparação à tarefa, a de testes de DMTS com valores distintos de atraso e de teste de nomeação dos estímulos usados no DMTS. A preparação à tarefa tem como objetivo ensinar a tarefa de escolha de acordo com o modelo para a criança e ensinar que os acertos produzem notas de dinheirinho que podem ser trocadas por itens em uma lojinha posteriormente e que os erros não produzem recompensas. Testes de DMTS com valores distintos de atraso avaliarão o efeito que diferentes tipos de atraso podem causar no desempenho dos participantes e avaliarão se haverá diferenças no desempenho dos participantes nos diferentes conjuntos de estímulos usados. O teste de nomeação avaliará se as crianças nomeiam os estímulos usados no DMTS e se a nomeação entre comparações que compunham uma mesma tentativa seria comum. Serão comparados os resultados da nomeação e os resultados de desempenho nas tarefas de DMTS buscando-se avaliar possíveis efeitos na nomeação sobre o desempenho.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo à Instituição - FABIANE DA SILVA PEREIRA
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 004.839.322-30 - LETÍCIA MIQUILINI DE ARRUDA FARIAS - UFPA