Banca de DEFESA: MARINA COUCEIRO ELIAS

DISCENTE: MARINA COUCEIRO ELIAS
DATA: 26/09/2019
LOCAL: Sala Luiz Carlos de Lima Silveira (Sala 17)

Correlações entre Ortorexia Nervosa, Autorregras, Rigidez Comportamental e Autoimagem Corporal

ortorexia nervosa; rigidez comportamental; autorregras alimentares; universitários.

ÁREA: Psicologia

Foi investigado se universitários de várias áreas do conhecimento apresentam autorrelatos de comportamentos ortoréxicos e se há diferença entre os sexos e entre os grupos. Adicionalmente, investigou-se possíveis correlações entre autorrelatos ortoréxicos, autorregras alimentares não saudáveis, rigidez comportamental relativa ao seguir regras e distorção da autoimagem corporal. Participaram 246 estudantes; 73 homens e 106 mulheres com autorrelatos ortoréxicos, 37 homens e 30 mulheres sem autorrelatos ortoréxicos. A pesquisa foi feita em cinco etapas. Na Etapa 1 foi aplicado o formulário de dados pessoais, na Etapa 2 o questionário Orto-15, na Etapa 3 o Body Shape Questionnaire, na Etapa 4 a Escala de Rigidez e na Etapa 5 o Formulário de Regras Alimentares. Foi encontrada correlação positiva entre autorrelatos ortoréxicos e rigidez comportamental e correlação negativa entre autorrelatos ortoréxicos e autorregras não saudáveis. Não foi encontrada correlação entre autorrelatos ortoréxicos e distorção da autoimagem corporal. Não houve diferença significativa entre os sexos e entre os grupos com relação as variáveis investigadas. Porém, houve diferenças significativas entre sexos em relação à autoimagem corporal. Mulheres apresentaram maior distorção de autoimagem. Sugere-se a realização de novos estudos que possam corroborar os resultados encontrados e que permitam refinar o conceito de ortorexia nervosa.

Presidente - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Externo à Instituição - FABIANE DA SILVA PEREIRA
Externo ao Programa - 1876577 - LILIANE MARIA MESSIAS MACHADO