Banca de DEFESA: LOUISE LOURENÇO ESCÓCIO DE FARIA

LOCAL: Sala 17

AVALIAÇÃO DE RELAÇÕES DE CONTROLE DURANTE O ENSINO DE RELAÇÕES
ARBITRÁRIAS E TESTE DE EQUIVALÊNCIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

ensino automatizado; equivalência de estímulos; emparelhamento de acordo com o modelo; Método Multigestos; estímulos fonovisuoarticulatórios; crianças com Síndrome de Down.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

A escassez de metodologias efetivas para facilitar a aprendizagem de comportamento linguístico de pessoas com transtornos e/ou dificuldade de aprendizagem tem gerado estudos voltados para a criação de procedimentos para estes fins. Um dos métodos desenvolvidos é o Multigestos, que propõe o ensino de sons/fonemas e movimentos articulatórios da boca com auxílio de gestos. Um procedimento também amplamente utilizado para ensino é o emparelhamento de acordo com o modelo (matching-to-sample), que visa o estabelecimento de relações arbitrárias entre estímulos a partir da apresentação de um modelo e escolhas correspondentes. Propôs-se nesta pesquisa a aplicação automatizada do procedimento de matching-to-sample para treinar relações arbitrárias entre estímulos do Multigestos (vídeo com o som das letras e articulações motoras e gestos correspondentes) como Conjunto A, vogais (Conjunto B) e figuras (Conjunto C), com o objetivo de estabelecer classes de equivalência entre esses estímulos em crianças com Síndrome de Down. Propôs-se ainda a avaliação das relações de controle estabelecidas durante o ensino, como escolha por rejeição e/ou seleção, por meio da utilização do procedimento de máscara e a avaliação de controle pelas propriedades visual e auditiva dos modelos. Dois participantes foram expostos ao ensino individualizado de relações AB e AC, ao teste de desempenhos emergentes BC e CB e testes de controle pelos componentes auditivos e visuais dos modelos do Conjunto A sobre as escolhas dos Conjuntos B e C. Ambos os participantes aprenderam as relações AB e AC diretamente treinadas, apresentando desempenho de 100% de acertos após 26 sessões de treino. Um deles apresentou desempenhos quase perfeitos (próximo a 100% de acertos) nos testes de simetria da transitividade B-C e C-B, controle por rejeição e seleção nas escolhas de linha de base AB e AC, e controle pelos componentes auditivo e visual dos modelos sobre as escolhas na mesma linha de base. O segundo participante, no entanto, não apresentou relações emergentes B-C, C-B, nem controle pelos componentes auditivo e visual dos modelos. Os resultados demonstram a eficácia na automatização e utilização do método Multigestos combinado com o procedimento de escolha de acordo com o modelo para o estabelecimento de repertório base da alfabetização, mas indicam a necessidade de aperfeiçoamento do procedimento para um dos participantes. Sugerimos, por exemplo, um treino mais extenso de linha de base após aquisição de critério de 100% de acertos e a exposição ao treino com máscara na linha de base, antes do teste de desempenho emergente.

Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Notícia cadastrada em: 11/06/2019 11:25