Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDERSON DA SILVA COSTA
DATA: 15/04/2019
HORA: 16:30
LOCAL: SALA 20 PPGNC II
TÍTULO:

Diferenças anatômicas e cognitivas em homens de acordo com a orientação sexual, performance sexual e o contínuo masculino-feminino.


PALAVRAS-CHAVES:

Variabilidade Individual; Orientação Sexual; Sistematização; Empatia; Diferenças anatômicas.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As pesquisas sobre o dimorfismo sexual demonstram que há diferenças genéticas, gonadais, endócrinas, de tipos cerebrais/cognitivos (empatia-sistematização), anatômicas e comportamentais entre homens e mulheres. Em paralelo, também há muitas pesquisas com homens homossexuais, porém além de compararem os mesmos com mulheres héteros, tais investigações não levam em consideração a heterogeneidade dos subgrupos de homens homossexuais. No entanto, os trabalhos realizados considerando a preferência no sexo anal, e o contínuo de masculinidade-feminidade, obtiveram dados significantes acerca das diferenças entre os subgrupos, muitas pesquisas também foram realizadas em sociedades WEIRD – geralmente países norte americanos/europeus. O presente trabalho objetiva investigar a possibilidade de diferenças anatômicas e cognitivas em uma parcela de homens de diferentes orientações sexuais de acordo com a orientação sexual, performance sexual e o contínuo masculino-feminino. Serão realizados três estudos distintos: 1) Investigação das diferenças anatômicas e cognitivas em homens de diferentes orientações sexuais (heterossexuais e homossexuais); 2) Investigação das diferenças anatômicas e cognitivas em homens homossexuais e heterossexuais de acordo com a performance sexual (insertivo, insertivo/versátil, versátil, receptivo/versátil e receptivo); 3) Investigação das diferenças anatômicas e cognitivas em homens homossexuais e heterossexuais de acordo com a autodeclaração masculino-feminino. Serão utilizados 200 participantes homens: 50 heterossexuais; 50 homossexuais insertivos (preferência por penetrar na performance sexual); 50 receptivos (preferência por ser penetrado na performance sexual) e 50 versáteis (ambas as preferências). Serão aplicados: Questionário socioeconômico; Grade de Orientação Sexual de Klein; Escala Situacional de Satisfação Corporal (ESSC); Versão Curta das Escalas de Medição do Quociente Empatia-Sistematização; Escala de Pelos Corporais e Faciais; Bioimpedância Elétrica; Razão 2D:4D.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1802681 - CIBELE NAZARE DA SILVA CAMARA
Interno - 745.829.842-15 - HELLEN VIVIANNI VELOSO CORREA - UFPA
Presidente - 842.354.202-59 - MAURO DIAS SILVA JUNIOR - UnB
Interno - 2362590 - VICTOR SILVEIRA COSWIG
Notícia cadastrada em: 04/04/2019 09:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1