Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR EDUARDO FARINHA GUIMARAES

DISCENTE: IGOR EDUARDO FARINHA GUIMARAES
DATA: 15/04/2019
LOCAL: SALA 17 NTPCII

ESTRESSE EM PÓS-GRADUANDOS: MEDIDAS PSICOLÓGICAS E ELETROFISIOLÓGICAS (EEG)

estresse; estressores; pós-graduação; EEG.

ÁREA: Psicologia

Os estressores da pós-graduação e a saúde mental de pós-graduandos são objeto de estudo em um contexto mundial. Níveis elevados de estresse, depressão e ansiedade estão sendo observados nesta população. Além de consistir em um problema de saúde envolvendo seres humanos, este cenário pode repercutir na qualidade da produção científica global. No contexto brasileiro, os pós-graduandos também têm apresentado níveis elevados de estresse e queixas relativas ao equilíbrio entre a vida pessoal/profissional e a questões financeiras. A região norte do Brasil carece de estudos publicados a esse respeito e ainda é pouco contemplada nos estudos de abrangência nacional, portanto, é necessário produzir dados sobre ela para planejar e executar intervenções sobre este problema. Assim, este trabalho objetiva investigar estressores e níveis de estresse em pós-graduandos de programas de Psicologia da Universidade Federal do Pará, abarcando a dimensão psicológica e neural do fenômeno. Como ferramentas serão utilizados um questionário de estressores da pós-graduação brasileira, a Escala do Estresse Percebido e o eletroencefalograma (EEG). Espera-se também produzir dados a respeito da correlação entre estas ferramentas na medição do construto estresse.

Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA