Notícias

Banca de DEFESA: GIULIANA THAISSA MODESTO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULIANA THAISSA MODESTO CARDOSO
DATA: 22/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 17 NTPCII
TÍTULO:

Efeitos da cirurgia de ressecção hipocampal unilateral sobre os padrões de neurogênese e memória em ratos Wistar adultos.



PALAVRAS-CHAVES:

Epilepsia ,Neurogênese, hipocampo, Cirurgia de ressecção Hipocampal, memória.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A epilepsia do lobo temporal (ELT) é o tipo mais comum de epilepsia focal em adultos e a esclerose hipocampal (EH) é o achado patológico mais comum neste tipo de epilepsia. Em casos refratários de ELT, os pacientes são indicados à cirurgia de ressecção unilateral do hipocampo afetado que geralmente não causa danos cognitivos aos pacientes. Sabe-se que no hipocampo existe uma área neurogênica que promove a formação de novos neurônios mesmo na vida adulta. A existência de neurogênese poderia explicar a ausência de danos cognitivos nesses pacientes. Pretendemos  investigar a modulação de neurogênese do hipocampo contralateral remanescente em modelos animais submetidos  a cirurgia de hipocampectomia unilateral assim como investigar e os processos de aprendizagem e memória. Para isto, utilizamos 18 ratos Wistar, divididos em três grupos, G15, G30 e controle (n=6). Os grupos G15 e G30 foram submetidos ao procedimento cirúrgico de hipocampectomia unilateral no qual os animais foram profundamente anestesiados com uma mistura de cetamina (80 mg/kg) e xilazina (10 mg/kg) até a completa ausência de movimentos oculares e reflexo interdigitálicos. Os mesmos foram posteriormente fixados em aparelho estereotáxico e o hipocampo dorsal localizado de acordo com as coordenadas estereotáxicas. Em seguida, o córtex adjacente e o hipocampo do hemisfério esquerdo foram completamente removidos cirurgicamente em bloco. Os animais G15 e G30 foram mantidos por um período de sobrevida de 15 e 30 dias, respectivamente, após a cirurgia. O grupo controle não foi submetido ao procedimento. Para analisarmos se houve algum comprometimento de aprendizado e memória, os animais dos três grupos foram submetidos à análise de aprendizagem no labirinto radial de oito braços durante 7 dias. Após esse período,  os animais foram perfundidos com solução salina a 0.9% e paraformaldeído a 4% em Tampão fosfato 0.1M. Os encéfalos foram pós-fixados por 48 horas e seccionados em criostato a 30µm. A seguir, uma análise histoquimica foi realizada em secções de hipocampo direito para a visualização de corpos celulares de neurônios maduros (anti-NeuN) e Neuroblastos migratórios (anti-DCX). Os resultados do teste comportamental não apresentaram diferenças significativas de aprendizado e memória entre os grupos. A imunomarcação apresentou diferenças entre os grupos G15 e G30 quando comparados ao grupo controle. Os grupos cirúrgicos apresentaram maior quantidade de neuroblastos marcados no giro denteado, no Hilo e na região de CA3 quando comparados ao grupo controle, o que nos leva a considerar a possibilidade dessa imunomarcação indicar uma possível neurogênese compensatória no hipocampo remanescente nesses animais. Além disso, a cirurgia de hipocampectomia unilateral não acarretou danos cognitivos nos nossos animais experimentais, o que valida essa metodologia como uma importante ferramenta para investigar as bases neurais que modulam a ELT nos pacientes humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo à Instituição - EDNA CRISTINA SANTOS FRANCO
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Presidente - 1153304 - SILENE MARIA ARAUJO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 11:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1