Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA PENHA PINHEIRO

DISCENTE: LUIZA PENHA PINHEIRO
DATA: 21/12/2018
LOCAL: SALA 17 NTPCII

REJEIÇÃO DE ROSTOS FEMININOS SIMÉTRICOS E ASSIMÉTRICOS POR HOMENS HETEROSSEXUAIS.

Escolha de Parceiros; Rejeição de Parceiros; Simetria facial; Assimetria facial.

ÁREA: Psicologia

A Teoria da Seleção Sexual enfatiza que características e comportamentos foram selecionados ao longo da evolução em diversas espécies, em função de chamar a atenção de parceiros(as) em potencial. Em seres humanos, estuda-se a escolhade parceiros levando-se em consideração fatores físicos, socioculturais e biológicos que contribuem para a formação de pares reprodutivos.Mesmo com a influência da cultura, são observados traços de atratividade selecionados, conforme prediz a Teoria da Seleção Sexual. A simetria facial parece ser uma característica atraente para parceiros em potencial, pois indicaria saúde e qualidade genética, importantes para a sobrevivência da espécie. No entanto, as diversas metodologias com as quais se estudaramesta variável encontraram resultados conflitantes. Alguns estudos nos quais foi utilizada a metodologia de espelhamento de hemifaces, ou seja, confecção de rostos em programa de computador a partir do espelho reverso da metade de um rosto, encontrou-se que certo grau de assimetria é considerado mais atraente em relação a rostos espelhados, que são totalmente simétricos.Entretanto, as explicações para estes achados permanecemfrágeis. A escolha de parceiros em nossa espécie é estudada apenas conforme a preferência por características físicas e comportamentais, porém é legítimo supor que pressões evolutivas nos levaram tanto a afastar-nos de escolhas inadequadas (rejeitar), quanto preferirmos traços considerados adequados. Neste estudo visamos investigar sobre a rejeição de parceiros no que diz respeito a rostos simétricos e assimétricos, utilizando a metodologia de espelhamento de hemifaces. Os participantes serão homens heterossexuais (no mínimo 100), a quem será apresentado 20 fotografias de rostos femininos e seus espelhamentos. Será solicitado que os homens julguem o nível de atratividade de cada rosto, bem como se as rejeitaria para relacionamento de longo prazo, e quais características presentes no rosto levam à rejeição. Em todas as fotografias serão feitas medidas específicas, que não serão reveladas a nenhum participante, e que permitirão o cálculo de assimetria para os rostos originais, e um parâmetro para os rostos espelhados, o que nos ajudará a compreender a seleção de parceiros, no âmbito da rejeição.

Presidente - 1347695 - ALDA LOUREIRO HENRIQUES
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 19/12/2018 12:41