Banca de DEFESA: GILBERTO MARTINS LYNCH

DISCENTE: GILBERTO MARTINS LYNCH
DATA: 18/12/2018
LOCAL: SALA 17 NTPCII

MEDIDAS DE EFICIÊNCIA METACOGNITIVA NA APRENDIZAGEM DE DOMÍNIOS EM FÍSICA.

Metacognição, teoria de detecção de sinais, sensibilidade metacognitiva, eficiência metacognitiva, tipologia de erros, neurociência.

ÁREA: Psicologia

Metacognição é a habilidade que o indivíduo tem de reconhecer o próprio processo de aprendizagem e a capacidade de aperfeiçoá-lo, seja ele em aspectos de simples discriminação de estímulos, tarefas que envolvem a memória, tomada de decisão ou resolução de problemas. Estudos avaliaram e concluíram que os sistemas regulatórios cerebrais - que são as bases neurofisiológicas das capacidades cognitivas humanas - tem uma relação direta com os processos metacognitivos. Tais processos envolvem o conhecimento e regulação da cognição, o que implica ter consciência dos fatores que influenciam a aprendizagem, conhecer estratégias para fomentá-la, escolher para cada situação específica as estratégias apropriadas, monitorar e controlar o processo, bem como avaliar a aprendizagem, discriminando e quantificando-a, por meio de medidas de viés metacognitivo (nível geral de confiança expresso, independentemente de o teste estar correto ou incorreto), sensibilidade metacognitiva (a acurácia em distinguir capacidade de discriminar julgamentos corretos de incorretos) e eficiência metacognitiva (nível de metacognição de um sujeito dado um determinado desempenho de tarefa básica). A Teoria de detecção de sinal (TDS) é uma importante metodologia para discriminar entre sensibilidade e desvio da resposta em atividades de julgamento de probabilidade bem como avaliar a confiança entre o julgamento e sua correspondência com o acerto no julgamento. Portanto, o presente estudo teve como objetivo quantificar algumas medidas metacognitivas, para avaliar se o grau de associação entre precisão e a confiança no julgamento de certos domínios de física pode ser tomada como uma medida quantitativa de eficiência metacognitiva. Para este estudo, interessa do ponto de vista metodológico, a quantificação de medidas baseadas no sinal teoria de detecção e análise de características de operação do receptor (ROC), também chamadas de Curvas ROC, o que possibilitará calcular e representar graficamente, as medidas metacognitivas acima referidas. Para este estudo, foram utilizados os dados de 16 alunos discentes ingressantes do primeiro ano de engenharia civil do instituto de Tecnologia, da Universidade Federal do Pará, que foram coletados no âmbito da disciplina Física I, no Laboratório de Inovação Didática em Física Richard Feynman. Os discentes responderam ao longo de 1 mês a 8 testes, cada um com 10 questões (40 itens) avaliaram como CERTO e ERRADO os domínios de física referentes à disciplina ministrada. Todos os julgamentos dos testes foram realizados segundo a metodologia Tipologia e Mapeamento de Erros (TME), que mede o nível de confiança (certeza/incerteza) com que o estudante julga certos domínios de aprendizagem. Na primeira fase da pesquisa, eles responderam a um questionário socioeconômico, para caracterização da amostra. Em um segundo momento, eles foram instruídos a como utilizar nos testes a metodologia TME. E num terceiro momento, os discentes realizaram os testes de física que versavam sobre tópicos de mecânica. Com base na análise da Teoria de Detecção de Sinal, os  resultados evidenciaram que há um grande déficit em termos de  sensibilidade e eficiência metacognitiva, uma vez que houve entre as classes metacognitivas um predomínio da classe III (classe I, caracterizada pelo fato de o indivíduo saber que efetivamente conhece um domínio; classe II, em que o indivíduo não sabe e sabe que desconhece um domínio; e por fim, a classe III, característica de um indivíduo que não conhece e pensa que conhece um certo domínio), o que demonstra pouca capacidade de julgamento sobre os próprios domínios de aprendizagem. Isso evidencia uma grande discrepância entre o que o indivíduo efetivamente sabe e o que ele julga saber, o que implica numa baixa sensibilidade metacognitiva e, consequentemente, num rebaixamento da eficiência metacognitiva desse indivíduo. Por fim, os resultados corroboram a importância da criação de metodologias de ensino que tenham como objetivo o desenvolvimento da metacognição no processo de aprendizado.

Externo ao Programa - 3299738 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART