Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE LEAO REIS

DISCENTE: ALINE LEAO REIS
DATA: 14/08/2018
LOCAL: SALA 17

Intervenção nutricional múltipla-experimental em adultos com Diabetes Mellitus Tipo 1.

Diabetes Mellitus; adesão ao tratamento; comportamento alimentar.

ÁREA: Psicologia

O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólico de caráter crônico, sua principal característica é a hiperglicemia. Entre os tipos de diabetes há o Diabetes Mellitus Tipo 1, o qual é resultado da destruição imunomediada de células β pancreáticas com consequente deficiência de insulina. A terapêutica da doença requer a emissão de comportamentos de autocuidado durante toda a vida, tornando difícil a adesão ao tratamento.  Para que ocorra tal adesão é preciso haver mudanças de comportamentos, sendo necessário quebrar o automatismo inconsciente de certos comportamentos, e para isso deve haver a “tomada de consciência”, a qual pode estar envolvida com a prática de mindfulness, sendo esta relacionada ao mindful eating. Além do exposto, outra técnica utilizada são as oficinas culinárias, as quais possuem o objetivo de aumentar as habilidades culinárias dos participantes e contribuir para melhores escolhas alimentares.  Apesar de práticas de mindful eating e oficinas culinárias serem bem difundidas em estudos relacionados às outras Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e na melhora de aspectos psicológicos, foi verificado um déficit quanto à aplicação dessas metodologias com pacientes com diabetes tipo 1. Objetivo: Analisar os efeitos de diferentes tipos de instrução na adesão ao tratamento nutricional de adultos com Diabetes Mellitus Tipo 1. Metodologia: O estudo será analítico-descritivo e experimental, com delineamento longitudinal. Serão selecionados 15 indivíduos com idade entre 20 e 40 anos, com Diabetes tipo 1 há, no mínimo, 1 ano. A coleta de dados ocorrerá no Laboratório de Patologia da Nutrição do Hospital Universitário João de Barros Barreto e nas residências dos participantes. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Protocolo de Triagem; Protocolo Sociodemográfico e de Histórico Familiar; Protocolo de marcadores biológicos e antropométricos; Roteiro de Hábitos; Aplicativo Glic®; Escala de Conhecimentos sobre Diabetes; Questionário de Atitude no Diabetes Mellitus; Prontuários; Caderno de Receitas e Escala de Atenção e Consciência Plenas. Os participantes serão distribuídos igualmente em três grupos (Grupo Controle, Grupo Intervenção 1 e 2) conforme randomização em blocos. A pesquisa terá duração de 11 semanas, sendo realizada a triagem e entrevista inicial na semana 1. Durante a semana 2, todos os pacientes realizarão a bioimpedância e entregarão os exames bioquímicos, destaca-se que os membros dos grupos 1 e 2 receberão orientação nutricional. O grupo controle só será contatado novamente na semana 10, para marcar o retorno para semana 11. Durante a semana 3 o grupo 1 receberá prescrição dietética e caderno de receitas, só sendo contatado novamente na semana 10, enquanto o grupo 2 passará pela intervenção de atenção plena. Da semana 4 a 6 os participantes do grupo 2 serão submetidos às oficinas culinárias (uma por semana) e só serão contatados novamente na semana 10. Durante a consulta final (semana 11) os instrumentos utilizados na entrevista inicial (semana 1) serão reaplicados e será realizada uma nova bioimpedância. As intervenções serão gravadas em áudio e transcritas para análise. Ao final da pesquisa os participantes serão encaminhados para o Grupo Educativo em Diabetes tipo 1, caso desejarem.

Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Presidente - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Externo ao Programa - 2033335 - NAIZA NAYLA BANDEIRA DE SA
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO