Banca de QUALIFICAÇÃO: BELANNY BARBOSA LOPES

DISCENTE: BELANNY BARBOSA LOPES
DATA: 10/05/2018
LOCAL: SALA 17

Correlatos neurais de classes funcionais e classes de equivalência em estudantes universitários.

classes funcionais, classes de equivalência, discriminação condicional, discriminação simples e reversões, Potencial Relacionado a Eventos (ERP), N400, estudantes universitários.

ÁREA: Psicologia

Diversos estudos têm demonstrado que os procedimentos que conduzem à formação de classes de estímulos têm sido úteis para a investigação de comportamento simbólico.  Estudos mais recentes têm indicado que o conhecimento sobre os correlatos neurais de processos envolvidos na formação de classes de estímulos equivalentes pode auxiliar na melhor compreensão da natureza semântica desse fenômeno. Uma técnica bastante utilizada tem sido a de Potenciais Relacionados ao Evento (ERP), medido no contexto de uma tarefa de priming semântico. Um padrão de ERP que está associado à compreensão semântica é o N400, que é uma deflexão negativa nas amplitudes de ondas elétricas cerebrais, sendo mais acentuada quando pares de estímulos não estão associados semanticamente. Assim, nos testes envolvendo a formação de classes de equivalência, usualmente observa-se o N400 de forma acentuada em tarefas de julgamento semântico para pares de estímulos não relacionados e a onda não é acentuada quando os pares foram relacionados no treino ou nos testes. A investigação do comportamento simbólico por meio dessas técnicas tem, no entanto, se restringido à aplicação do procedimento de discriminação condicional e à interpretação baseada no paradigma descritivo da formação de classes de equivalência entre estímulos. Neste trabalho, objetiva-se expandir o uso da técnica de EPR para além da investigação do valor semântico do fenômeno estudado pelo paradigma da equivalência de estímulos. Assim, o trabalho busca investigar as similaridades e diferenças dos correlatos eletrofisiológicos neurais de classes de estímulos formadas por função comum, ensinadas pelo procedimento de discriminações simples e reversões, e por equivalência, ensinadas por meio do procedimento de discriminação condicional, usando estímulos significativos (familiares) como membros das classes. Busca-se avaliar se as distinções conceituais relativas à formação de classes funcionais e de classes de equivalência no nível comportamental possuem distinções equivalentes no nível neural ou se, conforme têm sido assumido mais recentemente, esses processos são comuns e o produto comportamental gerado é similar, diferindo apenas no procedimento. Nos treinos e testes de formação de classes, 20 participantes serão divididos em dois grupos; um dos grupos passará pelo ensino de discriminações simples e reversões e o outro grupo pelo ensino de discriminações condicionais, sendo os mesmos conjuntos de estímulos usados para os dois grupos. Uma tarefa de priming semântico contendo pares relacionados e não-relacionados durante o treino será aplicada para ambos os grupos após testes positivos de formação de classes funcionais e classes de equivalência. Durante a tarefa será avaliado: 1) se as respostas neurais serão semelhantes ou distintas entre os pares relacionados e não relacionados produzidos pelos diferentes procedimentos utilizados; 2) se o componente N400 e as diferenças na acentuação desta onda serão observadas nas relações entre pares de estímulos relacionados e não relacionados em cada um dos procedimentos. Supõe-se que os produtos comportamentais e seus respectivos correlatos neurais gerados pelos diferentes procedimentos apresentem aspectos comuns.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2394714 - MARILIA PINHEIRO DE CARVALHO
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO