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Banca de DEFESA: CAROLINA QUEIROZ MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA QUEIROZ MONTEIRO
DATA: 26/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 21
TÍTULO:

Funcionamento Cognitivo e Cerebral no TDAH


PALAVRAS-CHAVES:

TDAH, Eletroencefalograma, Wisc-IV, Funcionamento Cognitivo, Funcionamento Cerebral.

Funcionamento Cognitivo e Cerebral no TDAH


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação
RESUMO:

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios neurocomportamentais mais prevalentes em crianças e adolescentes. Sua alta incidência tem despertado o interesse de diversos pesquisadores, principalmente em busca de suas causas. Contudo, apesar dos esforços envidados, a etiologia ainda não é clara e seu diagnóstico persevera no caráter eminentemente clínico. Na perspectiva de melhor compreensão do transtorno, o presente estudo buscou investigar o funcionamento cognitivo e cerebral em crianças com TDAH, empregando o eletroencefalograma (qEEG) e a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC IV; realizar a correlação entre os dois instrumentos; além de buscar possível associação desta patologia com variáveis ambientais. Os participantes deste estudo foram divididos entre grupo experimental e grupo controle, compostos por crianças de 06 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, respectivamente com e sem o diagnóstico de TDAH. Empregou-se o eletroencefalograma de 21 canais para registro da atividade neuronal em repouso, seguindo-se da decomposição espectral das faixas de frequência de 4 a 45  Hz, divididas nas bandas teta, alfa, beta e gama. O funcionamento cognitivo foi apurado através do WISC IV, que além do QI total forneceu informações sobre os seguintes índices: Índice de Compreensão Verbal (ICV), Índice de memória Operacional (IMO), Índice de Velocidade de Processamento (IVP) e Índice de Organização Perceptual (IOP). Foram empregados questionários sociodemográficos para levantamento das variáveis. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que além do grupo experimental demonstrar maior relação com fatores psicossociais desfavoráveis, ele também apresenta menores pontuações no WISC-IV e maiores amplitudes nas frequências de oscilações neuronais estudadas em relação as crianças do grupo controle. A correlação entre os resultados do qEEG e o WISC IV mostrou correlações moderadas negativas e significativas da amplitude da frequência gama em ambos os hemisférios com os índices ICV e IVP no grupo controle, mas não no grupo experimental, assim como correlação moderada negativa e significativa da frequência gama no hemisfério esquerdo e o QI, no mesmo grupo. Os resultados obtidos estão de acordo com a maioria dos dados encontrados na literatura. Na medida em que o referido transtorno é multicausal, a união dos campos de conhecimento, oferecida neste trabalho, é importante por possibilitar uma compreensão mais abrangente do fenômeno, por meio da associação entre cérebro, comportamento e cognição.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347695 - ALDA LOUREIRO HENRIQUES
Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Externo ao Programa - 2190523 - SIMONE SOUZA DA COSTA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/02/2018 16:24
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