Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MARTINEZ DE ALMEIDA

DISCENTE: CRISTIANE MARTINEZ DE ALMEIDA
DATA: 23/02/2018
LOCAL: SALA 17

Efeitos de Justificativas do Tipo 5 e do Parentesco sobre o Comportamento de Cooperar

justificativas, parentesco, cooperar.

ÁREA: Psicologia

Cooperar pode ser compreendido como o ato que envolve custo para quem o está efetuando em direção à um indivíduo que receberá os benefícios desta cooperação. Tal comportamento teria sido selecionado durante um período evolutivo em que apresentar esta habilidade favorecia a sobrevivência do indivíduo. Este período é conhecido como Ambiente de Adaptação Evolutiva (AAE). Dentre os atos cooperativos selecionados durante o AAE, estão: Seleção de Parentesco, Altruísmo Recíproco e a Reciprocidade Indireta. A Seleção de Parentesco consiste na cooperação que ocorre entre pais e filhos, conhecida como transmissão direta ou entre outros parentes, chamada de transmissão indireta. O Altruísmo Recíproco corresponde à cooperação entre não aparentados. A Reciprocidade Indireta está relacionada com a reputação envolvida no ato de ajudar ou recusar ajuda a alguém. Comportamentos novos podem ser aprendidos durante a ontogênese através da apresentação de regras que contém justificativas para a emissão destes comportamentos. Justificativas consistem em variáveis constituintes de uma regra que ao serem manipuladas alteram a probabilidade do comportamento especificado pela regra vir a ocorrer no futuro e podem ser de cinco tipos. Especificamente as do Tipo 5 descrevem comportamentos a serem observados e tidos como exemplo. O presente estudo investigará os efeitos de justificativas do Tipo 5 e do parentesco sobre o comportamento de cooperar. Sessenta estudantes universitários serão distribuídos em quatro grupos - Grupo Controle I (GCI), Grupo Experimental I (GEI), Grupo Controle II (GCII) e Grupo Experimental II (GEII). Todos os participantes dos quatro grupos serão expostos a três fases. Nas Fases 1 e 3 será medido o comportamento de cooperar quantificando-se o número de fichas doadas para parentes, desconhecidos e para si, obtidas em um jogo de memória. Na Fase 2, será lido um texto sem justificativas para a emissão do comportamento de cooperação para todos os participantes dos dois grupos controle. Para os participantes do GEI será lido um texto com justificativa do Tipo 5 descrevendo importância de cooperar com desconhecidos e para os do GEII será um texto com justificativa do Tipo 5 indicando a importância de cooperar com parentes. Os grupos controle diferirão dos grupos experimentais apenas quanto aos tipos de textos apresentados na Fase 2. Após a leitura dos textos, os participantes serão submetidos novamente ao jogo de memória e será quantificado o número de fichas doadas para parentes, desconhecidos e para si. A análise dos dados será feita com base nas distribuições das fichas feitas antes e depois da exposição aos textos com e sem justificativas.

Presidente - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Externo à Instituição - HELLEN VIVIANNI VELOSO CORREA
Interno - 327568 - LUIZ CARLOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA