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Banca de DEFESA: AIRTON ICARO CANTUARIA GONZAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRTON ICARO CANTUARIA GONZAGA
DATA: 30/01/2017
HORA: 15:00
LOCAL: sala18 NTPC II
TÍTULO:

Transferência de aprendizagem - uso conceitual em análise do comportamento e neurociências.


PALAVRAS-CHAVES:

transferência de aprendizagem; neurociências; análise do comportamento; revisão comparativa.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O fenômeno da transferência de aprendizagem, comumente definido como o desempenho previamente treinado sendo emitido em um contexto onde não houve treino, relaciona-se a qualquer contexto em que se objetive modificar comportamentos. Em análise comportamental, o conceito se refere a pelo menos cinco fenômenos distintos: generalização de estímulos, indução, irradiação, generalização funcional, e learning-set. Em neurociências, alguns mecanismos de aprendizagem (perceptual, estímulo-resposta, motora e relacional) propõem formas de transferência ou retenção de aprendizagem em outro nível explicativo, complementar e necessário para a compreensão mais ampla do fenômeno. Entretanto, apesar de ser um critério para avaliar a eficácia de intervenções e de procedimentos comportamentais em geral, a definição acerca do que é transferência de aprendizagem exige refinamentos, sendo estes alcançáveis mediante revisões comparativas entre literaturas, a fim de propor integrações conceituais entre os modelos explicativos. O uso desse modo de investigação se justifica pela abrangência dos dados abarcados e pelo baixo uso dentro da análise comportamental, permitindo consolidar definições conceituais e sinalizando novas possibilidades de investigação. No que se refere à transferência de aprendizagem, a consolidação conceitual tende a ser mais refinada na presença de mais de um nível de análise do fenômeno, um recorte pertinente, considerando a múltipla determinação do comportamento, e necessário, uma vez que a importância da transferência de aprendizagem a transforma em um objeto de investigações em outros domínios, como a neurociência e os estudos de memória. O presente projeto investigou, por meio de uma revisão comparativa entre periódicos de alto impacto em análise do comportamento e em neurociências, o fenômeno da transferência de aprendizagem. Todos os trabalhos de revisão teórica disponíveis no período compreendido entre 2005 e 2015. Os periódicos selecionados foram aqueles categorizados como A1 pela Qualis-CAPES, segundo lista atualizada em 2014, nas áreas de Psicologia e Ciências Biológicas II, por meio de descritores referentes a cinco diferentes tipos de transferência de aprendizagem analítico-comportamentais (generalização de estímulos, generalização funcional, indução, irradiação, learning-set) e a quatro mecanismos de aprendizagem (perceptual, estímulo-resposta, motora e relacional) descritos comumente em neurociência cognitiva. As categorias analíticas foram organizadas em duas seções principais: Diferenciação entre tipos de transferência de aprendizagem em análise do comportamento (com 30 resultados selecionados) e Mecanismos correlatos em neurociências (com 26 revisões selecionadas). Os diferentes tipos de transferência de aprendizagem em análise comportamental, nos últimos dez anos, podem ser compreendidos segundo as duas formas mais frequentemente encontradas na proposta skinneriana – generalização operante e generalização respondente, pelo menos na literatura de revisão teórica. Não houve menção aos fenômenos de indução, irradiação, generalização funcional ou learning set. A generalização operante foi compreendida como uma ferramenta de análise fundamental, tanto para procedimentos aplicados quanto para investigação básica, por ser adotada como um critério indireto de eficácia na modificação comportamental programada e do estabelecimento de controle discriminativo. A generalização respondente, em psicologia experimental, foi frequentemente conceituada como aprendizagem associativa, com diferentes propriedades e arranjos experimentais de investigação poucos frequentes em análise comportamental. Definições conceituais presentes na literatura teórica recente não resolveram problemas de sobreposição com outros conceitos (p.ex. ressurgência).   Os mecanismos correlatos encontrados na literatura, voltados para padrões comportamentais diversos, permitiam a visualização de um painel diverso de interfaces entre comportamento e neurociência. Contudo, a maioria dos estudos em neurociência com descrição detalhada dos mecanismos envolvidos focaram em aprendizagem associativa. Aprendizagens operantes foram selecionadas como foco de investigação em neurociências (como comportamento de escolha e memória a longo prazo). Houve descrição de uma grande quantidade de mecanismos potencialmente envolvidos, mas sem descrições do funcionamento neurofisiológico total.  Sugeriu-se a realização de novas revisões e investigações teóricas voltadas a padrões comportamentais específicos, de modo que modelos explicativos que integrem comportamento e substrato neurofisiológico possam  ser produzidos. Também ressalta-se a necessidade da análise comportamental integrar em sua agenda de pesquisa os fenômenos relativos à condicionamento respondente e aprendizagem associativa, que parecem mal representados na literatura comportamental caso a amostra de revisões desta pesquisa seja significativa do cenário geral na análise do comportamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Externo à Instituição - GABRIELA SOUZA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA SILVA
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 30/01/2017 14:17
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