Banca de DEFESA: CARLA FAVACHO DOS SANTOS

DISCENTE: CARLA FAVACHO DOS SANTOS
DATA: 30/01/2017
LOCAL: sala 17 NTPC/PPGNC

Aplicação de um programa de ensino informatizado para o estabelecimento de habilidades de leitura básica em indivíduos com dificuldades de aprendizagem.

leitura, programa de ensino informatizado, fracasso escolar, dificuldades de aprendizagem, crianças, adolescentes.

ÁREA: Psicologia

Pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, por possuírem algum transtorno do desenvolvimento ou deficiência intelectual, têm o aprendizado prejudicado, principalmente de repertórios acadêmicos, que exigem foco da atenção e raciocínio abstrato, mas apresentam a capacidade de aprender, desde que fornecidas condições especiais, necessitando de metodologias diferenciadas e ambientes adaptados para facilitar o seu aprendizado. A leitura é uma habilidade básica para acesso à linguagem escrita que pode ser facilitada por um programa de ensino informatizado, baseado no paradigma da equivalência de estímulos e na aprendizagem sem erros para ensinar o repertório de leitura a alunos com dificuldades de aprendizagem no ensino regular. Este estudo teve como objetivo o ensino de leitura a sete estudantes com dificuldades de aprendizagem de uma escola pública da região metropolitana de Belém, com e sem histórico de fracasso escolar e a análise das diferenças no processo de aquisição do repertório de leitura entre esses indivíduos, quatro deles com histórico de fracasso escolar, medido pelo período de um ano ou mais de alfabetização programada pela instituição sem aquisição do repertório, e os outros três, recém inseridos na alfabetização. Os resultados evidenciam diferenças entre os grupos de alunos com e sem histórico de fracasso escolar. Ao contrário do que foi inicialmente suposto, os alunos com histórico de fracasso escolar, obtiveram um melhor desempenho nas tarefas do software de leitura.

Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Externo ao Programa - 2244707 - GLENDA MIRANDA DA PAIXAO
Presidente - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO