Banca de DEFESA: JULIO CEZAR PEREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JULIO CEZAR PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 31/01/2017
LOCAL: SALA 17 PPGNC 2

QUESTÕES CONCEITUAIS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E DAS NEUROCIÊNCIAS NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO

Educação; Interface; Multi/Inter/Transdisciplinaridade; Análise do Comportamento; Neurociências.

ÁREA: Psicologia

Atualmente o trabalho realizado por diferentes profissionais diante de uma demanda comum (trabalho multi/inter/transdisciplinar) é requisitado em diversos ambientes de aplicação de conhecimento, dentre eles o hospital, organizações e escolas. Esse trabalho de olhar múltiplo sobre um mesmo objeto também tem sido desenvolvido no campo da pesquisa científica. O objetivo deste estudo foi discutir pontos de convergências e divergências teóricas entre Análise do Comportamento e Neurociências dentro da interface com o contexto educacional. Para isso, foi produzido um estudo de caráter teórico, onde inicialmente foi realizado um levantamento da literatura analítico comportamental e de neurociências com viés educacional e posteriormente, o material selecionado foi lido e analisado por meio de duas etapas de categorização pré-definidas de acordo com os objetivos do presente trabalho. Constatou-se que ambas as áreas possuem produção significativa na interface com a educação, com variedade de temas discutidos e pesquisados. As convergências encontradas foram acerca do papel do educador, que para os autores de ambas as áreas deve estar fundamentado em seus pressupostos teóricos. As divergências foram a respeito da caracterização de educação/educar. Para a Análise do Comportamento, educar concerne ao ganho de habilidades preparatórias para o convívio em grupo e manipulação do ambiente. Para as Neurociências, educar está relacionado com modificações de estruturas cerebrais. Conclui-se que o método utilizado não beneficiou que uma amostra significativa da literatura fosse levantada, prejudicando de forma considerável a apresentação de convergências e divergências entre as duas áreas, tornando o direcionamento do estudo, substancialmente baseado no levantamento de semelhanças e diferenças, ineficaz em apresentar os pontos relevantes trabalhados nos dois campos de estudo. Contudo, parte dos objetivos foram alcançados, e o presente trabalho conseguiu apontar o que está sendo produzido na interface entre as áreas pesquisadas.

Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIENE DA SILVA CASSEB
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART