Notícias

Banca de DEFESA: IGOR DIAS SERIQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR DIAS SERIQUE
DATA: 14/12/2016
HORA: 16:00
LOCAL: sala 17 NTPC/PPGNC
TÍTULO:

MODELAGEM DA RESPOSTA DE ARRASTAR UM CURSOS EM TELA SENSIVEL COMO PRÉ-REQUISITO PARA TREINO DE COMPORTAMENTO PRÉ-SIMBÓLICO EM MACACOS-PREGO (SAPAJUS  spp.)


PALAVRAS-CHAVES:

movimentos finos, relações de estímulos, macacos-prego, touchscreen.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Nos animais longevos ocorre grande desenvolvimento motor ao longo da vida, e os movimentos finos são parte importante na adaptação às necessidades impostas pelo ambiente. Os movimentos melhoram com a prática à medida que se aprende a antecipar obstáculos e corrigi-los conforme os resultados obtidos. Com as novas tecnologias de informática interativa, o uso da tela sensível ao toque passou a requerer diversos movimentos para executar diferentes tarefas que exigem compreensão dos estímulos visualizados. A habilidade manual e o uso de ferramentas por macacos-prego já foram descritas por diversos pesquisadores, indicando que além do toque na tela, resposta usada no modelo atual de estudos do potencial simbólico, o macaco-prego seria capaz, por exemplo, de aprender a arrastar um estímulo na tela entre dois pontos definidos, permitindo ampliar o modelo de estudos do potencial simbólico. Este estudo é uma experiência original de ensinar macacos-prego a arrastar estímulos até um dado alvo, o que corresponde a um primeiro passo para estudos posteriores envolvendo discriminação entre alvos e pistas falsas. Usando-se quatro macacos-prego (do gênero Sapajus spp.) foi feita a modelagem, através de reforçamento diferencial por aproximações sucessivas, da resposta de arrastar, em um monitor touchscreen, um estímulo apresentado no centro da tela até uma barreira circular em torno dele, cuja distância aumentava gradualmente. Os sujeitos adquiriram a resposta, ficando demonstrado que podemos avançar no uso da resposta de arrastar, aumentando o escopo das pesquisas sobre cognição e potencial simbólico do macaco-prego com a inclusão de tarefas que envolvem arrastar estímulos para alvos, permitindo ensinar novos repertórios relacionais e testar relações emergentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo ao Programa - 2184858 - DIONNE CAVALCANTE MONTEIRO
Externo ao Programa - 1715528 - LAURA MARIA TOMAZI NEVES
Presidente - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Notícia cadastrada em: 12/12/2016 11:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1