Banca de DEFESA: MAELLY LARISSA MENDES PANTOJA

DISCENTE: MAELLY LARISSA MENDES PANTOJA
DATA: 27/10/2016
LOCAL: sala 17 NTPC/PPGNC

Efeitos da Estrutura Gramatical e da Entonação da voz na identificação de frases do tipo Ordem e Sugestão

Propriedades.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

O presente estudo objetivou avaliar se determinadas características dos estímulos verbais como Estrutura Gramatical e a Entonação da voz são variáveis relevantes para a identificação de um estímulo verbal como uma Ordem e/ou uma Sugestão, ou ainda, se uma ou outra dessas duas características é mais relevante para a ocorrência desta identificação. Participaram do estudo 180 universitários (entre 18 e 30 anos) de vários cursos de graduação, que foram expostos a quatro diferentes frases que variavam em conteúdo, Estrutura Gramatical e Entonação. As três frases em português eram apresentadas com a Estrutura Gramatical de Ordem e Sugestão, sendo cada uma apresentada com duas Entonações – Ordem e Sugestão - a quarta frase em Mandarim também era apresentada com as mesmas duas entonações; totalizando 14 frases. As frases foram apresentadas de modo aleatório aos participantes, através de uma gravação de áudio. A tarefa era registrar em uma folha de respostas a opção correspondente à forma que identificava ser a frase: Ordem, Sugestão ou Nenhuma das Anteriores. Os participantes foram divididos em dois grupos, Grupo I e Grupo II, que diferiram apenas quanto à voz utilizada na gravação de áudio. Os resultados do Conjunto 1 - constituído pelas frases com Estrutura de Ordem e Entonação de Sugestão e Ordem - mostraram que os participantes do Grupo I escolheram 55,1% e do Grupo II 58,9% das vezes a opção Ordem quando a Estrutura Gramatical não correspondia a Entonação, e que 93,3% e 93,7% das respostas de escolhas dos participantes dos Grupos I e II, respectivamente, foi a opção Ordem quando a Estrutura Gramatical correspondia à Entonação. Os resultados do Conjunto 2 - constituído pelas frases com Estrutura de Sugestão e Entonação de Sugestão e Ordem - indicaram que no Grupo I 48,5% das frases foram identificadas como Ordem e no Grupo II 54,4% como Sugestão quando a Estrutura Gramatical não correspondia a Entonação, e que nos Grupo I e II 91,1% e 89,3% das frases, respectivamente, foram identificadas como Sugestão quando a Estrutura Gramatical correspondia à Entonação. Os resultados do Conjunto 3 - constituído pelas frases em Mandarim com Entonação de Ordem e Sugestão - mostraram que os participantes do Grupo I marcaram 85,6% e do Grupo II 70% das vezes a opção Nenhuma das Anteriores quando a Entonação era de Ordem e que os participantes do Grupo II marcaram 85,6% do Grupo I e 82,2% a opção Nenhuma das Anteriores quando a Entonação era Sugestão. Estes resultados indicam que o controle pela Estrutura Gramatical prevaleceu sob o controle pela Entonação da voz na identificação de frases como sendo do tipo Ordem ou Sugestão.

Externo à Instituição - ANA RACHEL PINTO
Presidente - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 327568 - LUIZ CARLOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA