Banca de QUALIFICAÇÃO: MYENNE MIEKO AYRES TSUTSUMI

DISCENTE: MYENNE MIEKO AYRES TSUTSUMI
DATA: 27/10/2016
LOCAL: SALA 20 PPGNC 2

“Revisão sistemátia  sobre o efeito da utilização de estratégias lúdicas no desempenho escolar”.

Palavras-chave: estratégias lúdicas, comportamento lúdico, aprendizagem, Análise do Comportamento, Etologia

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

Em uma sondagem feita previamente, verificou-se que há um número significante de publicações considerando ser um método eficaz e positivo o emprego de elementos lúdicos, como jogos e brincadeiras, no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a descrição dessas atividades e de como são aplicadas em sala de aula ainda são vagas e não consensuais. Com isso, neste estudo será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre as pesquisas empíricas que investigaram o efeito da utilização de estratégias lúdicas no desempenho escolar para levantar evidências que justifiquem essa prática. Para tanto, os objetivos específicos serão identificar: I) os arranjos ambientais utilizados/descritos no contexto de ensino que caracterizam as estratégias lúdicas; II) os métodos aplicados, o que irá indicar a população pesquisada, ambiente, instrumentos e procedimentos; e III) os resultados encontrados por elas. A partir disso, os modelos explicativos de duas disciplinas, Etologia e Análise do Comportamento, serão utilizados como ferramentas para a discussão do que terá sido encontrado. As duas possuem perspectivas complementares entre si, as quais serão integradas para promover uma interpretação mais abrangente das evidências que podem ser responsáveis pela manutenção ou ruptura da ideia de que usar elementos lúdicos em contextos de ensino é benéfico para a aprendizagem.

Externo ao Programa - 1007951 - ALINE BECKMANN DE CASTRO MENEZES
Externo à Instituição - MANUELA CAVALEIRO DE MACEDO BELTRAO
Externo à Instituição - MAURO DIAS SILVA JUNIOR
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART