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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA QUEIROZ MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA QUEIROZ MONTEIRO
DATA: 27/10/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 18 PPGNC 2
TÍTULO:

“RELAÇÃO ENTRE FUNCIONAMENTO COGNITIVO E CEREBRAL NO TDAH”


PALAVRAS-CHAVES:

TDAH. Eletroencefalograma. Wisc-IV. Funcionamento Cognitivo. Funcionamento Cerebral.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação
RESUMO:

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios neurocomportamentais mais prevalentes em crianças e adolescentes na atualidade. Sua alta incidência tem despertado o interesse de diversos pesquisadores, principalmente em busca de suas causas. Contudo, apesar dos esforços envidados, a etiologia do transtorno ainda não é clara, sendo recentemente associada a fatores genéticos, biológicos e ambientais; seu diagnóstico, portanto, persevera no caráter eminentemente clínico. Nesta perspectiva, de busca por marcadores biológicos e neuropsicológicos do transtorno, este estudo almeja investigar a relação entre o funcionamento cerebral e cognitivo de crianças com TDAH, buscando oferecer dados que favoreçam a adoção de novas ferramentas diagnósticas para o mesmo. Para tanto, será realizada a correlação entre padrões de oscilações de redes corticais, auferidos pelo eletroencefalograma – EEG, e funções cognitivas mensuradas pela Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - WISC-IV. O sinal do EEG será decomposto em faixas de 3 a 45Hz para identificar as bandas de frequência de atividade oscilatória espontânea; e, a sincronização da atividade neuronal entre diferentes áreas cerebrais será mensurada através da divisão dos canais do EEG em cinco grupos: frontal, tempoparietal, esquerdo, direito e occiptal, sendo que para cada grupo de eletrodos será retirada a média da potência gama; o sincronismo entre duas regiões será obtido através da Transformada de Hilbert. No que concerne ao WISC-IV, além do QI total serão utilizados os seguintes índices: Índice de Compreensão Verbal, Índice de memória Operacional, Índice de Velocidade de Processamento e Índice de Organização Perceptual. Os participantes serão divididos em dois grupos: grupo caso, composto por 16 crianças, de 06 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, com diagnóstico prévio de TDAH; e grupo controle, com 16 crianças na mesma faixa etária e de ambos os sexos, sem o referido acometimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347695 - ALDA LOUREIRO HENRIQUES
Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Interno - 327540 - REGINA CELIA GOMES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 26/10/2016 10:56
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