Banca de DEFESA: RAQUEL LEITE CASTRO DE LIMA

DATA: 29/10/2016
LOCAL: sala 20

TESTES DE SIMETRIA E TRANSITIVIDADE EM MACACO-PREGO

Palavras-chave: equivalência de estímulos, matching-to-sample com atraso, matching-to-sample simultâneo, simetria, transitividade, Sapajus sp.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

Lima, R. L. C. Testes de Simetria e Transitividade em Macaco-prego. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento. Universidade Federal do Pará. 2016. X páginas.

Uma das formas de investigação do comportamento simbólico e seus pré-requisitos envolve o ensino de relações arbitrárias entre estímulos em um modelo de treino de escolha condicional visando a aplicação de testes de desempenhos emergentes. O objetivo deste estudo foi treinar relações arbitrárias entre estímulos em dois procedimentos de escolha condicional distintos visando verificar a emergência de desempenhos simétricos e transitivos, indicativos de comportamento pré-simbólico. O sujeito experimental foi um macaco-prego da Escola Experimental de Primatas (NTPC-UFPA), macho adulto, com ampla experiência em tarefas de escolha. Na primeira fase do experimento, foram retreinadas relações arbitrárias A-B, B-A e A-C, estabelecidas em experimento prévio, alternando-se o treino dessas relações em procedimentos de matching-to-sample (MTS) simultâneo e com atraso. Na segunda fase, foram treinadas, na mesma sessão, tentativas das mesmas relações arbitrárias A-B, B-A e A-C intercaladas a tentativas das relações de identidade A-A, B-B e C-C, também com alternância de procedimentos. Na terceira fase, foi reduzida a probabilidade de reforçamento nesse tipo de sessão, como preparação para as sessões de testes que envolveriam algumas tentativas aplicadas sem reforço programado. Na quarta fase, foram testadas as relações simétricas C-A, e as relações B-C e C-B. Em todas as fases de treino, o critério exigido era de desempenho mínimo de 90% de acertos e, no máximo, um erro por relação treinada. Os desempenhos foram avaliados em termos de porcentagens de acerto no total de tentativas. Na Fase 1, o sujeito apresentou os desempenhos mais precisos no MTS com atraso (mínimo de 75% e máximo de 100% de acertos), provavelmente em função de que sua história experimental prévia envolvia geralmente o treino nessa tarefa; no MTS simultâneo, a variação de desempenho ficou entre 64,44% e 97,78%, sendo o total de sessões para critério maior no MTS simultâneo. Foram aplicadas 23 sessões na Fase 2, com desempenho médio de 89,32% de acertos no MTS com atraso (total de seis sessões) e 87,75% (em 11 sessões) no MTS simultâneo. O sujeito encontrou mais dificuldades nas tentativas de MTS simultâneo, particularmente nas de treino das relações de identidade, em que dois estímulos iguais permaneciam na tela do computador. Essa configuração de tentativa gerou erros que foram sanados por restrições dos locais de apresentação do modelo. Na Fase 3, foram necessárias apenas 7 sessões experimentais para o alcance do critério, sendo o desempenho médio de 91,66% no MTS simultâneo em quatro sessões e 91,10% no MTS com atraso, em três sessões. Na Fase 4, os testes mostraram dados negativos para a emergência das relações C-A. A média de acertos nestas tentativas foi de 23,33%. Foi observada ainda queda no desempenho na linha de base e reações emocionais no sujeito provavelmente em razão da ausência de reforçamento, que foram sanadas com sessões com correção e entrega de duas pelotas para cada acerto. Nos testes das relações B-C, a média de acertos nas tentativas de teste foi de 71%, indicando desempenhos emergentes. Os resultados nos testes das relações C-B foram negativos. O desempenho nessas tentativas de teste teve média de apenas 12% de acertos. O procedimento utilizado foi suficiente para que se verificasse a emergência apenas de relações transitivas (B-C). Consistente com a literatura, não humanos parecem apresentar a emergência de relações transitivas mais prontamente do que de relações simétricas. Estudos futuros envolverão o treino das relações C-A e posterior re-teste da emergência de relações C-B.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo ao Programa - 689.097.058-68 - JULIO CESAR COELHO DE ROSE - UFSCAR
Interno - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/10/2016 15:15