Banca de DEFESA: TAMYRES ROBERTA COLARES LEAL

DISCENTE: TAMYRES ROBERTA COLARES LEAL
DATA: 27/10/2016
LOCAL: SALA 20

Efeitos do reforçamento não contingente durante o intervalo entre tentativas sobre o desempenho no delayed matching to sample em Sapajus spp. e crianças.

Pareamento ao modelo com atraso; Reforçamento não contingente; Emotiv Epoc Headset; P300; Sapajus spp.; Crianças.

ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

O presente projeto possui uma perspectiva translacional biocomportamental e se dedica ao mapeamento de variáveis relevantes ao desempenho em tarefas de Delayed-Matching-to-Sample (DMTS), que servem de base para muitos estudos que avaliam déficits de memória. Estudos prévios neste laboratório desenvolvidos com macacos-prego buscaram verificar efeitos do aumento do atraso e do intervalo entre tentativas (IET) sobre o desempenho na tarefa. Os resultados indicaram que quando o atraso é aumentado, o desempenho do sujeito tende a diminuir, mas que o aumento do IET favorece a recuperação do desempenho. Durante o desenvolvimento desses estudos prévios, para que os sujeitos se mantivessem na tarefa quando atrasos e IET’s longos eram programados, pelotas de ração de 45 mg eram liberadas ao acaso durante o IET. Os estudos relatados neste projeto investigarão especificamente os efeitos comportamentais e correlatos neurais deste reforçamento não contingente sobre o desempenho no DMTS em macacos-prego e crianças. Os efeitos comportamentais serão estudados em macacos e crianças, e os correlatos neurais apenas em crianças, em função da possibilidade de mensuração, que será realizada com o equipamento de captação de sinais eletrofisiológicos o Emotiv EPOC Headset. Assim, o presente projeto está dividido em dois experimentos. O Experimento 1 terá como sujeitos os macacos-prego e o Experimento 2 terá crianças como participantes. A diferença entre os procedimentos utilizados com macacos e com crianças são: 1) Com macacos, as consequências para acertos serão pelotas de banana e com as crianças serão utilizados diferentes tipos de consequências: notas de dinheiro de brincadeira e/ou uma estrela no centro da tela; 2) As sessões realizadas com as crianças contarão com um número menor de tentativas para evitar perda de motivação na tarefa; 3) Os estímulos utilizados com as crianças aparecerão, cada um, apenas uma vez, para evitar nomeação. Nos dois experimentos, as tentativas de DMTS começam com a apresentação de um estímulo modelo; após a emissão de 5 toques ao modelo, inicia-se um atraso e ao término do atraso estímulos de comparação são apresentados para que a resposta de escolha ocorra. Respostas corretas são seguidas por uma consequência programada e pelo intervalo entre tentativas (IET) e respostas incorretas, apenas pelo IET. As sessões serão compostas por tentativas com atrasos de 1 s, 5 s, e 20 s e IET de 30 s. Para estudar os efeitos comportamentais do reforçamento não contingente, a consequência reforçadora será liberada durante o IET de 30 s, conforme cinco condições apresentadas randomicamente: early – liberação do reforçamento não contingente após 5 s do início do IET; middle – liberação após 15 s do início do IET; late – liberação após 25 s do início do IET; all – liberação após 5 s, 15 s, e 25 s do início do IET; e, none – não haverá liberação de reforço durante o IET. As atividades cerebrais serão registradas dentro de 1 segundo após a apresentação de um estímulo reforçador, tanto contingente à resposta (quando o sujeito escolhe a comparação correta) quanto não contingente à resposta (durante o IET). Seguindo os dados da literatura é provável que o reforçamento não contingente apresente efeito de deterioração do desempenho dos sujeitos em tentativas em que há o reforço é apresentado ao final do IET. Com relação aos dados neurais, não é possível estabelecer uma previsão dos resultados visto que não foram encontrados relatos de pesquisas que mediram os efeitos da liberação desse tipo de consequência sobre o funcionamento neural.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART