Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL LEITE CASTRO DE LIMA

DISCENTE: RAQUEL LEITE CASTRO DE LIMA
DATA: 23/03/2016
LOCAL: sala 17 Mestrado em Neurociência e comportamento

ALTERNÂNCIA DE PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA NO TREINO DE RELAÇÕES ARBITRÁRIAS PARA AVALIAR DESEMPENHO EMERGENTE EM MACACOS-PREGO

análise experimental do comportamento, equivalência de estímulos, matching-to-sample com atraso, matching-to-sample simultâneo, Sapajus sp..

ÁREA: Psicologia

MACACOS-PREGO

Uma das formas de investigação do comportamento simbólico e seus pré-requisitos envolve o ensino de relações arbitrárias entre estímulos em um modelo de treino de escolha condicional visando a aplicação de testes de desempenhos emergentes. O objetivo deste estudo é treinar relações arbitrárias entre estímulos em dois procedimentos de escolha condicional distintos visando verificar a emergência de desempenhos simétricos e transitivos, indicativos de comportamento pré-simbólico. O sujeito experimental é um macaco-prego da Escola Experimental de Primatas (NTPC-UFPA), macho adulto, com ampla experiência em tarefas de escolha. Na primeira fase do experimento, serão retreinadas as relações arbitrárias A-B, B-A e A-C, estabelecidas em experimento prévio, alternando-se o treino dessas relações em procedimentos de matching-to-sample (MTS) simultâneo e com atraso. Na segunda fase, serão treinadas tentativas das mesmas relações arbitrárias A-B, B-A e A-C intercaladas às relações de identidade A-A, B-B e C-C na mesma sessão, também com alternância de procedimentos. Na terceira fase, será reduzida a probabilidade de reforçamento nesse tipo de sessão, como preparação para as sessões de testes que envolverão algumas tentativas aplicadas sem reforço programado. Na fase seguinte, serão testadas as relações simétricas C-A e, caso o teste seja negativo, essas relações serão treinadas como linha de base para os testes de desempenhos emergentes B-C e C-B. Em todas as fases de treino, o critério exigido envolve desempenho mínimo de 90% de acertos e, no máximo, um erro por relação treinada. Nos testes, os desempenhos serão avaliados em termos de porcentagens de acerto no total de tentativas, considerando-se positivos o nível de acerto significativamente acima do acaso.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 11:14