Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA APARECIDA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA APARECIDA SILVA GOMES
DATA: 23/03/2016
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 18 Nucleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
TÍTULO:

Avaliação comportamental e eletrofisiológica do sistema visual em camundongos com anemia a partir de um modelo de colite aguda.


PALAVRAS-CHAVES:

Anemia, DSS, Retina, Eletrorretinograma de campo total, Comportamento.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

As doenças inflamatórias do intestino (DII) correspondem às principais causas da anemia e deficiência de ferro. O ferro é componente nutricional básico da proteína heme do sangue e como consequência, pode resultar em prejuízos funcionais ao organismo. As DII tendem também a afetar tecidos metabolicamente ativos e equidistantes das suas áreas de inflamação, por exemplo, a retina, que é considerada um dos tecidos mais metabolicamente ativos do corpo, pois os fotorreceptores consomem oxigênio em taxas mais elevadas que os neurônios no cérebro. Sem esse aporte, pode ocorrer diminuição das amplitudes das ondas a e b, potenciais oscilatórios e aumento do tempo implícito das ondas a e b do eletrorretinograma (ERG), além de alterações na camada de fibras do nervo ótico, hemorragias, micronaeurismas, dentre outros. Com isso, é necessário também investigar o comportamento responsivo do sistema visual, por meio de testes psicofísicos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as alterações no comportamento e na fisiologia do sistema visual em camundongos mus musculus induzidos à anemia, a partir de um modelo de colite aguda. Dentre os objetivos específicos serão  reproduzir um modelo de colite aguda em camundongo utilizando Dextran Sulfato de Sódio (DSS); avaliar, através do ERG de campo total, as alterações funcionais da retina provocadas pela anemia induzida pela colite aguda em camundongos jovens, medindo as seguintes respostas escotópicas (de bastonetes, mista 1 e mista 2) e fotópticas (de cones e flicker em 12, 18, 24 e 30 Hz),  e observar o comportamento dos camundongos através de uma tarefa de discriminação simples visual, na qual serão avaliados aspectos como a acuidade visual e sensibilidade ao contraste. Serão utilizados 30 camundongos Mus musculus experimentalmente ingênuos, divididos em dois grupos experimentais e um grupo controle, no qual o primeiro grupo será induzido aos 90 dias de vida e metade do grupo iniciará os testes comportamentais antes da indução e o segundo após indução do DSS. O segundo grupo terá indução intrauterina, no qual a mãe da prole recebera a droga, que realizara testes comportamentais e eletrofisiológicos desde os primeiros meses de vida. O grupo controle não passará por indução, sendo realizado testes eletrofisiológicos e comportamentais desde os primeiros meses de vida. Serão realizados testes comportamentais com treino ao bebedouro e avaliação a percepção de contraste, por meio de estimulo de grades senoidais, disposto em diferentes frequências espaciais. Serão apresentados, aleatoriamente, 10 valores de frequência, no intervalo de 0,15 cpg (o valor de treino) até 0,60 cpg, em incrementos de 0,05 cpg.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Externo à Instituição - PAULO ELIAS GOTARDELO AUDEBERT DELAGE
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 09:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1