Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTER LILIAN LOUREIRO BENITAH

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTER LILIAN LOUREIRO BENITAH
DATA: 23/03/2016
HORA: 16:00
LOCAL: sala 17 Mestrado em Neurociência e comportamento
TÍTULO:

Análise de sentimentos de pescadores com relação aos botos na Ilha de
Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, Pará


PALAVRAS-CHAVES:

conhecimento, cultura, experiência cotidiana


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O conhecimento de toda a cultura relacionada às populações ribeirinhas é transmitido através de experiências cotidianas, do relacionamento entre os membros da comunidade e verbalmente (Paz & Begossi, 1996; Ramires, Molina, & Hanazaki, 2011). Apresenta-se, pois, sujeito a mudanças e transformações, o que justifica a importância de estudos com este enfoque (Berkes, 1999).
Diegues (2000) descreve populações tradicionais como aquelas que possuem forte ligação com seus territórios ancestrais, auto identificação e reconhecimento por outros povos como um grupo cultural distinto, além da presença de entidades sociais e políticas próprias e um sistema de produção essencialmente voltado para subsistência. Este autor propõe também a classificação dos povos tradicionais brasileiros em indígenas e não indígenas, sendo inseridos neste último, os pescadores artesanais.
A pesca artesanal, mais expressiva na região norte do Brasil, é praticada desde antes da colonização portuguesa e possui grande dimensão econômica para as populações tradicionais (Furtado, 1981; Isaac & Espírito-Santo, 2006). Este tipo de pesca, seja costeira ou fluvial, é fonte de emprego e alimento para diversas populações humanas, especialmente em países em desenvolvimento e envolve uma grande variedade de técnicas e diversidade de pescados capturados (Silvano, 2004). Entretanto, a pesca artesanal acaba interagindo muito frequentemente com pequenos cetáceos que habitam as áreas costeiras e rios.
Cetáceos são mamíferos aquáticos da ordem Cetacea, que inclui botos, golfinhos e baleias. Dentro desta ordem existem duas subordens: Mysticeti (baleias com cerdas bucais) e Odontoceti (baleias dentadas) (Berta, Sumich, & Kovacs, 2006). Dentro da subordem Odontoceti existem atualmente nove famílias com 69 espécies (Barreto et al., 2011), dentre elas as famílias Delphinidae e Iniidae que englobam algumas das espécies de cetáceos ocorrentes na região norte do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Presidente - 1366607 - MARIA LUISA DA SILVA
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Interno - 1153304 - SILENE MARIA ARAUJO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 16/03/2016 09:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1