Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA FAVACHO DOS SANTOS

DISCENTE: CARLA FAVACHO DOS SANTOS
DATA: 23/03/2016
LOCAL: sala 17 Mestrado em Neurociência e comportamento

Aplicação de um Programa de Ensino Informatizado para o Estabelecimento de Habilidades Básicas de Leitura em Indivíduos com Deficiência Intelectual.

deficiência intelectual, leitura, programa de ensino informatizado, fracasso escolar, plasticidade cerebral.

ÁREA: Psicologia

As pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldade para todo aprendizado, principalmente de repertórios acadêmicos, pois exigem o foco da atenção e o raciocínio abstrato. Mas elas apresentam a capacidade de aprender, ainda que de forma mais lenta se comparadas às pessoas sem a deficiência. Entretanto, necessitam de metodologias diferenciadas e ambientes adaptados para facilitar o seu aprendizado. Pensando nisso e pautados no conceito de plasticidade cerebral, utilizaremos um programa de ensino informatizado, baseado no paradigma da equivalência de estímulos e na aprendizagem sem erros da Análise do Comportamento para ensinar o repertório de leitura a alunos com deficiência intelectual. Este estudo tem como objetivo geral comparar o ensino e a aquisição do repertório de leitura entre estudantes com deficiência intelectual, de uma escola pública da região metropolitana de Belém, com e sem histórico de fracasso escolar, expostos a periodicidades diferentes de aulas. E os objetivos específicos serão: 1-estabelecer repertório de leitura textual e leitura com compreensão em seis indivíduos não leitores com deficiência intelectual; sendo três deles já expostos ao fracasso escolar, no processo de alfabetização pelos métodos escolares tradicionais, há pelo menos um ano, e os outros três, recém inseridos no processo de alfabetização; e 2-verificar se há diferenças significativas entre o ensino e a aquisição do repertório de leitura desses indivíduos, nessas condições.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART