Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE MESQUITA DE SOUZA

DISCENTE: ELIANE MESQUITA DE SOUZA
DATA: 11/03/2024
LOCAL: Sala 20, Prédio II, NTPC

Relação entre Temperamento Infantil, Estilo Parental e Seletividade Alimentar em Crianças de Quatro a Sete Anos

temperamento infantil; estilo parental; seletividade alimentar; dificuldades alimentares.

ÁREA: Psicologia

Dificuldades alimentares podem surgir ou se intensificar a partir da combinação de características das crianças, contexto alimentar, práticas parentais e aspectos socioculturais. A seletividade alimentar pode ser definida como a recusa de determinados alimentos que acarreta ingestão alimentar insatisfatória em quantidade e variedade. O temperamento pode ser considerado uma característica inata da pessoa que influencia a maneira como ela aprende a se comportar, responde emocionalmente e estabelece conexões com o ambiente e outras pessoas. O estilo parental refere-se às estratégias, atitudes e comportamentos que os pais adotam para criar e educar seus filhos. Pesquisas têm indicado que as características do temperamento infantil influenciam a parentalidade e que o modo como os pais ou cuidador principal administram a alimentação da criança impacta hábitos alimentares dela. Este projeto tem como objetivo investigar a relação entre temperamento infantil, estilos parentais na alimentação e a seletividade alimentar em escolares. Participarão 117 mães ou cuidadores principais de crianças, de quatro a sete anos, de uma Escola Pública Federal, na cidade de Belém-PA. Serão utilizados cinco questionários: sociodemográfico, seletividade alimentar, dificuldades alimentares, temperamento infantil e estilo parental na alimentação. Trata-se de um estudo transversal correlacional, analítico e descritivo e serão realizadas análises estatísticas descritivas, de correlação e regressão, a fim de verificar associações entre as variáveis. A pesquisa pode contribuir para uma melhor compreensão de fatores envolvidos na seletividade alimentar infantil, bem como colaborar com o aperfeiçoamento de intervenções.

Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Externo à Instituição - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Presidente - 1689637 - NATALIA BEZERRA DUTRA
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA