Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO CLÁUDIO DA SILVA BEMERGUY

DISCENTE: FERNANDO CLÁUDIO DA SILVA BEMERGUY
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC

Fatores Associados a Autoimagem Corporal e Comer Transtornado em Relação a Orientação Sexual de Homens Universitários

imagem corporal; comer transtornado; minorias sexuais.

ÁREA: Psicologia

A imagem corporal possui um conceito amplo, envolvendo processos fisiológicos, psicológicos e sociais, abrangendo aspectos positivos e negativos. A insatisfação corporal é conceituada como avaliações negativas de tamanho, forma, musculatura/tônus muscular e peso. Nos homens, a insatisfação pode vir pela busca por um corpo maior através do ganho de massa muscular, contrastando com o desejo de magreza que serve como base para os critérios de diagnóstico de transtornos alimentares relacionados à imagem corporal. A insatisfação com a autoimagem corporal pode levar aos comportamentos alimentares não saudáveis, tal qual o comer transtornado. O comer transtornado é compreendido pela presença de comportamentos de risco para transtornos alimentares e tais comportamentos podem ser caracterizados pela presença de sintomas clássicos (restrição alimentar, compulsão e purgação) dos distúrbios alimentares que ocorrem em uma menor frequência e gravidade quando comparados com as síndromes completas. A homossexualidade foi considerada um fator de risco para transtornos alimentares desde as primeiras pesquisas que analisavam a apresentação desses transtornos em homens. Objetivo: Verificar se há relação entre a orientação sexual de homens universitários com a (in)satisfação corporal e com o comer transtornado. Método: Será realizado um estudo transversal, descritivo e analítico, com amostragem por conveniência de homens estudantes de uma universidade federal, brasileiros, residentes na região metropolitana de Belém. A captação dos participantes irá ocorrer por meio de divulgação presencial (nas salas de aula), no Restaurante Universitário da Universidade e na internet. Os critérios de inclusão são ser homem cisgênero, maior do que 18 anos, regularmente matriculado na graduação da universidade federal. A coleta de dados será de maneira virtual e utilizaremos seis instrumentos: Questionário sociodemográfico, Questionário de atitudes socioculturais relacionados a aparência, Escala de silhueta de Kakeshita, Escala de apreciação corporal, Escalas de crenças e comportamentos de auto objetificação e Escala de atitudes alimentares transtornadas. A análise de dados será feita usando o SPSS, e a pesquisa se iniciará após aceite do Comitê de Ética. Espera-se encontrar relação entre orientação sexual de homens, autopercepção da imagem corporal e comer transtornado.

Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Externo ao Programa - 1003862 - MANUELA MARIA DE LIMA CARVALHAL
Presidente - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2496736 - VANESSA VIEIRA LOURENCO COSTA