Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DE ALMEIDA MENDES

DISCENTE: ROBERTA DE ALMEIDA MENDES
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC

Revisão Sistemática de Literatura de Treino de Comunicação Funcional e Análise de Generalização para Ensino de Habilidades Relevantes para Crianças com TEA

treino de comunicação funcional, transtorno do espectro autista, programação de generalização.

ÁREA: Psicologia

O Treino de Comunicação Funcional (FCT) é uma prática de intervenção focada cujo procedimento envolve o ensino de uma resposta alternativa socialmente adequada que resulta na mesma classe de reforçadores do comportamento disruptivo. Tal intervenção está incluída na listagem de Práticas Baseadas em Evidências (PBE) para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual, dentre outras características, é indicado por déficits em interações sociais e de comunicação. A literatura aponta para a eficácia do FCT, no entanto, não há relatos consistentes sobre a ocorrência de generalização dos comportamentos adequados em contextos para além do ambiente clínico. Nesse sentido, os resultados da presente pesquisa poderão ser úteis para o planejamento de tratamentos mais completos, a fim de garantir a ocorrência de comportamentos socialmente relevantes no cotidiano de crianças com TEA. Objetivos: identificar os princípios de programação de generalização, propostos por Stokes e Osnes (1989), no planejamento de FCT com crianças com TEA, por meio de revisão sistemática de literatura. Temos os seguintes objetivos específicos: a) identificar trabalhos de aplicação do FCT com crianças autistas nos últimos dez anos; b) descrever as características gerais das intervenções (contexto, comportamento-alvo e características dos participantes); c) analisar a ocorrência de planejamento de generalização, à luz dos princípios e táticas de Stokes e Osnes (1989), em cada uma das intervenções. Método: revisão sistemática de literatura baseada no protocolo PRISMA. As bases de dados utilizadas serão APA PsycNet, Periódicos CAPES e BVS; os critérios de inclusão são: artigos em inglês e português; aplicação de FCT com crianças de 0 a 12 anos com diagnóstico de TEA; publicados em periódicos revisados por pares; de 2013 a 2023. A análise de dados será descritiva, considerando as seguintes categorias: a) comportamento-alvo da intervenção; b) manipulação das variáveis ambientais antes do início do treino; c) contexto da intervenção; d) características dos participantes; e) realização de follow-up. A caracterização dessas categorias será relacionada às táticas de programação de generalização em cada um dos estudos.

Externo à Instituição - ANDREA FONSECA FARIAS LOBATO
Interno - 1689637 - NATALIA BEZERRA DUTRA
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Externo ao Programa - 3184121 - TATIANA EVANDRO MONTEIRO MARTINS