Banca de DEFESA: ANA CAROLINA BAIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANA CAROLINA BAIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 20/09/2023
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC

Avaliação de modelo suplementar de ensino da leitura e escrita para escolares de risco para o fracasso acadêmico

fracasso escolar, consciência fonológica, equivalência de estímulos, leitura, escrita, ensino remediativo, RTI.

ÁREA: Psicologia

A leitura e escrita envolvem o domínio de habilidades que permitem ao indivíduo interagir com o código linguístico. Para a consolidação de repertórios a aquisição de habilidades preditoras são consideradas fundamentais para sua aprendizagem. É nesse cenário de desafios que a investigação é necessária para verificar as condições de ensino capazes de minimizar dificuldades na aquisição inicial de leitura e escrita e levar o aprendiz a desenvolver o processo de leitura e escrita de forma adequada e autônoma. Em um estudo piloto procurou-se avaliar um modelo de suplementação de ensino que adotou o programa RTI (Response to Intervention), associando os paradigmas da consciência fonológica e da equivalência de estímulos em escolares do ciclo inicial da alfabetização com dificuldades de leitura e escrita. Os estudantes foram submetidos a um levantamento de repertório de habilidades básicas para leitura e escrita através da aplicação do protocolo de identificação precoce de problema de leitura - IPPL. De acordo com o desempenho foram constituídos dois grupos, Grupo A (com risco) e B (sem risco). Os Grupos A e B receberam intervenção em camada 1 do RTI através do programa PRIPROF-T e o Grupo A recebeu intervenção associada do programa GEIC-ALEPP caracterizando a camada 2 do RTI. Os dados da pesquisa mostraram que após um trimestre de intervenção os escolares expostos ao modelo RTI (Grupo A e Grupo B) com programas de suplementação de ensino alcançaram avanços significativos em seu repertório de habilidades preditoras da leitura e escrita. Destaca-se aquisições positivas em diversas habilidades metafonológicas, dentre elas: Segmentação silábica (SS), Produção de palavra a partir de fonema inicial (PPF), Síntese fonêmica (SF), Análise fonêmica (AF), Identificação de fonema inicial (IFI); além de habilidades como, Memória operacional fonológica (MOF) e Leitura de palavras e pseudopalavras (LLPP) que obtiveram variações porcentuais com significância estatística. A avaliação de desempenho acadêmico da turma obtida pós-intervenção alcançou uma proporção de 73% de aproveitamento. O estudo promoveu resultados positivos no que se refere à aquisição de repertórios preditores para a aquisição da leitura e escrita. Os dados sinalizam uma redução no quantitativo de escolares classificados ¨sob atenção¨ com risco de dificuldades de leitura e escrita, com aumento significativo de sua média na habilidade Leitura de palavras e pseudopalavras (LPPP); Escolares dos Grupos A e B alcançaram a habilidade e/ou expansão no seu repertório de palavras lidas. Constatou-se que as tecnologias de ensino suplementar se constituíram em uma oportunidade de sucesso no ensino suplementar para crianças com dificuldade de leitura e escrita.

Externo ao Programa - 2333917 - CARLA DE CASSIA CARVALHO CASADO
Interno - 3275188 - HELLEN VIVIANNI VELOSO CORREA
Presidente - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO
Externo à Instituição - PAULO ELIAS GOTARDELO AUDEBERT DELAGE