Banca de DEFESA: LARISSA NUNES DE OLIVEIRA

DISCENTE: LARISSA NUNES DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala 21, Prédio II, NTPC

O papel do receptor 5-HT2C no comportamento tipo-ansiedade em peixes paulistinhas (Danio rerio Hamilton 1822)

ansiedade, psicopatologia experimental, serotonina, 5-HT2C, paulistinha.

ÁREA: Psicologia

Os transtornos mentais comuns são muitas vezes incapacitantes e demonstram-se em crescimento numérico no âmbito global. A psicopatologia experimental é uma área de estudo dos fenômenos psíquicos geradores de tais transtornos, utilizando-se muitas vezes de experimentos com modelos animais em busca de possíveis causas e tratamentos. Transtornos de grupos diferentes podem apresentar base patológica compartilhada, com compartilhamento de sintomas. Um exemplo desta base patológica compartilhada é a participação do sistema serotonérgico nestes transtornos. Este sistema é composto por diversos receptores, à exemplo do 5-HT2C. De forma geral, sabe-se que os agonistas do 5-HT2C aumentam os comportamentos de ansiedade, mas o seu papel nos transtornos do humor permanece controverso. O paulistinha (Danio rerio) pode servir como um modelo animal interessante para aprofundar-se acerca do tema, pois combina a relevância de ser um vertebrado com a escala de um invertebrado que demanda de um pequeno espaço para a sua manutenção, o baixo custo e a praticidade para triagens em larga escala. O presente estudo tem o objetivo de descrever o papel do receptor 5-HT2C em testes comportamentais relacionados à ansiedade, com possível relevância translacional. Para isso, foram utilizados três grupos de peixes: um grupo tratado com o fármaco MK-212, agonista do receptor 5-HT2C; um outro grupo tratado com o fármaco RS-102221, antagonista ao receptor 5-HT2C; e um terceiro grupo será o grupo controle, sem utilização de fármaco algum. Os três grupos foram expostos a dois testes comportamentais: distribuição vertical eliciada pela novidade (DVEN) e preferência claro-escuro (PCE). O MK-212 não produziu efeitos no DVEN, enquanto o RS-102221 diminuiu a geotaxia nesse teste; esses efeitos são consistentes com uma excitação tônica da ansiedade no DVEN. O MK212 diminuiu o tempo no lado branco, e aumentou a avaliação de risco no PCE, enquanto o RS102221 não produziu efeitos nesse teste; esses efeitos são consistentes com um aumento de ansiedade no PCE após ativação aguda do receptor. Assim, efeitos tônicos e fásicos da ativação desse receptor são observadas em diferentes testes comportamentais.

Externo ao Programa - 2736296 - BRUNO RODRIGUES DOS SANTOS
Presidente - 313.517.888-92 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA - UNIFESSPA
Interno - 1689637 - NATALIA BEZERRA DUTRA
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA